domingo, 23 de maio de 2010

AMR - Coincidências 3

The Jonas Brothers é mais uma banda parida pela Disney. Ou seja, um produto criado pensando no seu público alvo: crianças e pré-adolescentes atrasados no quesito critério. Assim como High School Musical, Demi Lovato, Selena Gomez, Miley Cyrus e outros. Eles já têm uns 5 anos de carreira e alguns hits menores.


Talvez o mais bem sucedido deles seja "When You Look Me In The Eyes", lançada originalmente em Novembro de 2004 no álbum solo de Nicholas Jonas (esse cara tinha carreira antes de se juntar aos irmãos!!). Em 2008 foi lançada a versão com os irmãos, que ficou famosa.


A banda Lonestar (uma das bandas de maior sucesso no estilo Country) tem 9 canções #1 nas paradas Country e um #1 nas paradas da Billboard (Amazed, #1 - 1999) - inclusive foi o primeiro single Country a chegar lá desde "Islands In The Stream" com Kenny Rogers e Dolly Parton, em 1983. Com seus quase 20 anos de estradas e diversas formações, ainda se mantém como um dos grupos mais populares em seu país.


No ano de 2001, eles lançam um de seus maiores sucessos: "I'm Already There". Sendo seu 7º primeiro lugar nas paradas Country dos Estados Unidos, ficando no topo por mais de um mês. É uma canção de forte cunho emocional e que já foi interpretada até pelo grupo Pop irlandês Westlife (descobertos por Simon Cowell).


"When you look me in the eye, you see shame..."

Provavelmente temos aqui um plágio não-intencional. As canções são bastante diferentes entre si (particularmente, a do Lonestar é bem superior), porém partilham de um refrão muito semelhante. Vemos aqui pelo menos uns 85% de igualdade na melodia.

A letra de "I'm Already There" foi escrita pelo vocalista Richie McDonald (que saiu da banda em 2008) com o duo country Baker & Myers. Já a letra de "When You Look Me in The Eyes" foi escrita pelos irmãos Jonas juntamente com outros compositores.

O Lonestar só tem mesmo sua grande fama em seu país. Geralmente é conhecida pelas rádios que tocam canções "easy" (como é o caso de "I'm Already There"). O Country não é realmente muito admirado fora das terras do Tio Sam - aqui o negócio agora é Sertanejo Universitário (?).

Já os Jonas Brothers são aquilo: uma coisinhas engraçadinha que foi colada no muro e infelizmente vai demorar pra sair de lá. Espero que fiquem cada vez mais discretos.

Coincidência?

Bem, nem um nem outro. Os Jonas e o Lonestar apenas estão lá, e um não influencia no outro. Acho que é isso...

Aconteceu - Boletim Musical (23/05/2010)

"Primeiro show de Chris Brown no Brasil tem suspeita de play-back"


Aparentemente, ele só fez uma hora de show, sem nenhum bis...

Bom, não o culpem! Na verdade ele não via a hora de ir comer suas asinhas de frango...

E sobre o play-back, provavelmente todas as exigências dele para o show não foram atendidas (como as toalhas brancas com certo nome). Fora que se alguém esperava algo realmente bom daqui...

"Lily Allen recebe prêmio de melhor compositora do ano"


Se ela ganha prêmios por falar sobre ejaculação precoce ("It's not fair..."), imagina só o que a Lady Gaga poderia ganhar por aí...

"Justin Bieber concorre a prêmio para negros"


Hum... Um moleque que dança meio esquisito vai ganhar prêmio por ter em sua música Pop elementos de Black Music. Eu podia jurar que estávamos falando do Justin Timberlake...

sábado, 22 de maio de 2010

AMR - 60's Jukebox 2

Artista: The Grass Roots (1965 - presente)
País de Origem: Estados Unidos da América
Estilo: Rock, Pop Rock
Hit da Jukebox: "Let's Live For Today" (1967, #8US)


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A canção em questão foi originalmente gravada pelo grupo The Rokes em 1966, versão bastante crua, semelhante com as gravações de Rock da época. Mas acabou consolidada pela banda The Grass Roots no ano seguinte. A versão original foi escrita em italiano!


The Rokes

A letra de "Let's Live For Today" é bem otimista e fala sobre duas pessoas que se gostam e que não estão nem aí para o mundo - que está envolvido na sua própria confusão enquanto os dois apenas se amam.


Esta versão deixou a canção melhor em vários aspectos. A impressão que se tinha da versão dos Rokes é que tudo foi gravado num estúdio de 4 canais (após um acidente, claro...) com o intuito de ser uma demo. Com uma injeção de emoção e um pouco mais de cuidado na produção, os Grass Roots conseguiram seu primeiro grande sucesso.

A banda segue a linha The Beatles de ser. Quatro membros (dois guitarristas, um baixista e um baterista). O baixista e o guitarrista rítmico são os vocais da banda. Canções Pop simples com a força do "recém-nascido" Rock. Eles, juntamente com o The Monkees (sim, os atores que viraram músicos de verdade), aparentemente são uma espécie de resposta à Invasão Britânica. E superior em alguns sentidos!

Fora o fato de que eles não se vestiam igual e usavam o mesmo corte de cabelo - coisa irritante nos Beatles e que pode ser considerado um trunfo para os Rolling Stones.

Afinal, difícil não achar coisas como "I'm Believer" uma das melhores canções da época e não confundir, achando que ela é originalmente dos Beatles.


No final das contas, o Rock dos anos 60 foi uma grande evolução, um passo imenso para o mundo da música. Afinal, o "Rock Bebê" (vindo de artistas como Chuck Berry, Elvis Presley, Jerry Lee Lewis, Carl Perkins e Little Richard) era muito repetitivo, usando quase sempre a mesma base para todas as músicas.

AMR - Pretty Boy Swag (Soulja Boy)


Análise: Primeiro single do álbum
The DeAndre Way, de Soulja Boy Tell 'Em. Lançado agora em Fevereiro, alcançou #112US.


Olhando pra isso, supõe-se que Swag deve ser sinônimo de "retardado" ou "inócua ostentação rapperiana"...

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Primeiramente vamos esclarecer uma coisa: a palavra "Swag" pode significar tanto algo do tipo mercadoria roubada quanto estilo (aparência). A projeto em questão, "Pretty Boy Swag" pode ser associado realmente com mercadoria roubada. Afinal, só bandido mesmo pra querer um lixo como este.

Pra resumir, este é mais um produto do já lotadíssimo mercado fonográfico de rappers. É impressionante como algo tão chato e desprovido de algo atraente consegue gerar cada vez mais "artistas", enchendo o mercado musical com mais e mais porcaria.


Vemos aqui um Soulja Boy (Fuck 'Em) tentando voltar ao filão que o levou ao alto, retornando ao estilo de "Crack That". E é isso que esta música é: uma cópia que serve para pegar carona no que já deu certo uma vez. Mas todo mundo já sabe que uma piada contada duas vezes não tem graça.

"Pretty Boy Swag" é narrada de maneira ridícula, mais parecendo uma espécie de música educacional infantil do gueto. Ela é um pouco mais lenta que "Crack That", o que pode ser interpretado como uma versão para quem tem dificuldade de aprendizado, é lento de nascença (igualzinho o intérprete da canção). E é claro, aqueles gritos imbecis, o clima cadenciado e o uso limitado de efeitos não ajuda em nada algo que já não podia se esperar grande coisa.

A tentativa de Soulja Boy de fazer seu "Crack That part 2" serve pra mostrar que ele é apenas uma espécie de Chris Brown que não deu certo. Demonstrando sua total falta de criatividade e relevância musical. Chris Brown pode ser tão irrelevante quanto Soulja Boy, mas ainda sim conseguiu se sobressair - e jogar tudo na merda depois que resolveu dar uma sova na Rihanna. Em sua defesa, Soulja pode dizer que não é nem seria tão burro...


Outra música dele, "Turn My Swag On", trata do mesmo assunto. Parece que ele quer mostrar que tem estilo. Mas ele só consegue ser tão constrangedor quanto essa "dentadura enfeitada" chamada grills que ele usa.

Parece que até mesmo o povo norte-americano percebeu a merda: a música ficou em #112US - bem distante das sete semanas em primeiro lugar de "Crack That". Agora, resta a pergunta: será que o povo de lá realmente percebeu?

Afinal, como é que dá pra levar a sério um cara que lança um single chamado "LOL :-)"?

Vídeo:

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Quick - Gagamination

É impressionante como Lady Gaga está em todos os lugares! Você a vê em tudo. Eu mesmo fui vítima da "Gagamination" - enquanto fazia a barba, olhei para baixo e...


Tenso!