segunda-feira, 15 de março de 2010

AMR - Telephone (Vídeo-clipe)

Lady Gaga parece realmente ter os genes pop no sangue. Seus clipes inicialmente eram simplistas, porém interessantes. Que conforme vão adquirindo um aspecto mais complexo, mais amplo, tornam-se também mais interessantes. E "Telephone" é, até o momento, seu projeto mais ousado.
Gaga parece estar querendo fazer mini-filmes em vez de clipes, exatamente como Michael Jackson. O que triplica o interesse em sua arte. Afinal, já não se cansaram de clipes filmados num fundo branco (tipo Beyoncé em Video Phone)? Lady Gaga parece não querer deixar algo que ainda tem muito o que mostrar morrer.


"Telephone" é absurdamente bem filmado. A tecnologia hoje em dia permite imagens cada vez mais nítidas e impressionantes. Fora que a direção de câmera também não deixa por menos - pelo menos nas cenas que compõe a estória em si, não a parte musical.
Mas claro que nem tudo é um mar de flores... Pra começar, a cena do beijo. Soou extremamente gratuita e ridícula. Até parece que a Madonna resolveu ir dar umas dicas nos sets de filmagem. Afinal, ela é especialista em se utilizar de coisas do tipo para atrair o marketing quando provavelmente seu trabalho musical não vai chamar a atenção o suficiente. Na boa, Gaga não precisa disso.
Algumas cenas de dança acabaram sendo filmadas com alguns excessos de cortes. Alguém andou picotando na sala de edição. Talvez um jogo de câmera mais elaborado ajudaria na compreensão geral das cenas. Falando em filmar mulheres, o que são aquelas carcereiras? Devem ser aquelas dançarinas de "Bad Romance" mostrando o motivo de usarem aquelas máscaras...
Algumas cenas denotam bem que o roteiro foi escrito pelo diretor Jonas Akerlund e pela própria Gaga. Só esqueceram de dizer que foi escrito durante uma seção de cogumelos alucinógenos. As cenas no "restaurante" são as mais "criativas". Quem assistiu os filmes "Adrenalina" e "Adrenalina 2: Alta Voltagem" vai se familiarizar rápido. A semelhança de estilos é tanta que só faltava Chev Chelios (personagem de Jason Statham nesta série) entrar lá e sair no sopapo com o Tyrese Gibson (namorado da Beyoncé no vídeo).
É, isso é beeeem Lady Gaga, hauahuaha!
E falando nesse negócio de estilo, essa parte de copi... digo, ser tão criativo e lembrar a série Adrenalina denota a participação, de alguma maneira, do diretor Quentin Tarantino. Ao assistir o vídeo isso fica meio óbvio. O interessante é que a van utilizada por Lady Gaga e Beyoncé é a mesma que a personagem A Noiva utilizou nos filmes da série Kill Bill - The Pussy Wagon.
A participação da Beyoncé fica meio que ilustrativa. Desta vez Gaga não sumiu ao lado da escultural ex-Destiny's Child - isso seria sacanagem demais. Mas foi uma aparição adequada, afinal.
O vídeo é realmente interessante, apesar de algumas bolas fora. Mas o interesse de algum artista de manter uma das coisas que Jackson sabia fazer de melhor é muito legal. Espero que continue assim!