quarta-feira, 19 de maio de 2010

AMR - Louboutins (Jennifer Lopez)

Análise: Primeiro single (oficial) do álbum Love? de Jennifer Lopez. Lançado em Dezembro de 2009, alcançou posição apenas no US Billboard Hot Dance Songs Chart (#1).


Tão importante quanto um par de sapatos pode ser...

———————————————–

Jennifer Lopez (mais conhecida pela "sigla" J-Lo, que também pode ser comparada a coisas como o símbolo que dava nome ao Prince, de tão escroto) sempre foi uma artista meio perdida musicalmente, na minha opinião. Só falta uma interrogação tatuada na testa dela na capa de seus álbuns e singles. Com sua carreira artística iniciada como atriz, Jennifer resolveu trilhar os caminhos da música. Ao menos dá pra dizer que foi uma empreitada mais segura do que carreiras como a de Scarlett Johansson - em resumo J-Lo tem voz (ou pelo menos bem mais voz) para tanto.


Então, desde 1997 ela vem lançando projetos musicais. Canções como "If You Had My Love", "Love Don't Cost a Thing", "I'm Real", "All I Have", "I'm Glad" e, mais recentemente, "Get Right" estabilizaram Lopez no ramo - mesmo não sendo realmente projetos relevantes (principalmente "Get Right"). Na verdade, sua carreira musical anda em baixa (Brave, seu álbum anterior, não chegou nem a 700 mil cópias vendidas, considerando On the 6 com 7 milhões de cópias, J.Lo com 8 milhões, This Is Me... Then com 6 milhões de cópias, Rebirth com 3 milhões de cópias e até mesmo um disco de remixes oficial com também 3 milhões de cópias. Temos em Love? uma tentativa de re-estabilizar Jennifer num mercado que na verdade ela nunca foi totalmente relevante ou integrante - apesar das altas vendagens (que claro, não têm nada a ver com sua beleza e sensualidade, cof cof).

"Louboutins" é mais um exemplar do famigerado e aparecido Electropop (o que reforça a teoria de que J-Lo tá fazendo uma força pra voltar aos trilhos). Todo mundo quer uma fatia do bolo, integrando este estilo e vendendo como se fosse banana na feira. Porém a canção até que não se sai tão mal - pelo menos soa um pouquinho menos pretensiosa que "Not Myself Tonight" da Christina Aguilera.


A música inclui até mesmo instrumento de sopro! (dá até para, maldosamente, associar isso com seu marido, Marc Anthony, mas acho que ele realmente se casou por amor, pois se fosse considerar gostos...) Aparentemente numa "discreta" tentativa de soar um tanto triunfal. A voz de Jennifer está mais "bem cuidada" aqui (ainda insisto sobre Scarlett Johansson!), conseguindo até nos fazer pensar em levar a sério. Em resumo: Lopez está na média com seus vocais e a canção realmente não é ruim.


Enfim, o grande problema de "Louboutins" é justamente esse. A maior parte do interesse vai dar um passeio sem volta quando se presta atenção no que ela está cantando. Sapatos! Realmente um tanto decepcionante. Agora eu quero ver mesmo é a toda poderosa Jennifer "J-Lo" Lopez cantando sobre casacos feitos com peles de animais...

A canção: