terça-feira, 16 de abril de 2013

AMR - Gentleman (Psy)

Análise: Novo single do cantor sul-coreano Psy. Lançado em Abril de 2013.


Gentleman diz: Hey sexy lady!

——————————————

E o mega star sul-coreano Psy está de volta! Aliás, ele deve ser o motivo de a Coreia do Norte estar querendo explodir tudo: "Gangnam Style" tocou tanto que deve ter enchido a paciência do país vizinho. O sucesso foi realmente imenso. Psy alcançou, até o momento, 1 bilhão e 500 milhões de visualizações no Youtube. Consigo até me lembrar do esforço inútil e ridículo das também ridiculamente chamadas o "beliebers" em tentar fazer "Baby" do Justin Bieber alcançar 1 bilhão antes que o Psy. O fracasso foi óbvio e agora o sul-coreano tem o canal com o maior número de visualizações no site.

Agora Psy carrega uma tremenda notoriedade na bagagem. E como muitos artistas que constroem e apresentam ao mundo seu magnum opus, ele ficou com um terrível fardo: o que fazer depois disso. Aquela história de "tentar superar o sucesso anterior" deve ser complicado para um artista, especialmente se o projeto foi de fato um sucesso. Assim como Michael Jackson enfrentou este problema depois de lançar Thriller. Bad foi um grande sucesso e muito bem recebido, mas não chegou perto da força e notoriedade do magnum opus de Michael. Possivelmente os Mamonas Assassinas teriam de encarar tal problema se ainda vivos.

Confessem: não fui só eu que pensei isso...

E enfim, em menos de um ano, Psy coloca disponível o sucessor de seu trabalho maior. O resultado disso é "Gentleman", canção já lançada no Youtube e que colheu os resultados da notoriedade conquistada: bateu recorde de maior número de visualizações em 24 horas, vídeo mais rápido a alcançar 1 milhão de likes e vídeo mais rápido a alcançar 100 milhões de visualizações. Ou seja, "Gangnam Style" já garantiu uma boa estréia para o novo single. Depois de um bom período, após o momento inicial de expectativas teremos apenas o desempenho da própria música. E aí veremos de verde o que o mundo achou...

"Gentleman" me pareceu uma espécie de reciclagem mais contida do single anterior. Eles deram uma desacelerada para não ficar tão parecido, mas as semelhanças estão na cara. O single é legal para o pessoal de balada e fãs emergentes do Psy, ainda mais quando eu acredito que o Psy conseguiu ser muito beneficiado por ter arranjado um toque que caiu no gosto do povo. Foi o mesmo caso com músicas Dance como "Satisfaction" do Benny Benassi ou até "Meet Her At The Love Parade" do Da Hool.

Psy construiu algo grande, e agora terá de lutar contra isso para se manter ou explorar até a exaustão, sem sobrar nada de contundente como costumava ser. Vamos esperar para ver o que o futuro (ou a internet) reserva...

Obs: Vamos esperar o cretino do Latino fazer merda de novo...