domingo, 17 de março de 2013

AMR - Thrift Shop (Macklemore)

Análise: Quinto single do álbum The Heist, do rapper Macklemore. Lançado em Outubro de 2012, alcançou #1US e #1UK.



Isso parece uma vinheta da MTV

———————————————–

Bem, o único motivo para eu ter cogitado resenhar este single é que ele acabou por chegar ao primeiro lugar de várias paradas musicais do mundo. Esclarecido isso, vamos para uma micro-biografia do rapper. Macklemore (nascido Ben Haggerty, em Junho de 1983), iniciou-se na música em 1999, produzindo suas canções de maneira independente. Chegou a lançar um EP no começo da carreira e um álbum independente um tempo depois. Seu primeiro álbum só foi sair agora em 2012, gerando, um total de 5 singles. Através do produtor Ryan Lewis que Ben conseguiu uma maior projeção.

Bem, o tal de Macklemore é curioso. Ele tem cara de vilão dos filmes do James Bond, é um rapper branco, como o Eminem (este comentário foi do tipo "caras brancos não sabem enterrar", hahaha...), e teve que vencer um período de 14 anos até conseguir sua oficial e "magnânima" estreia. Considerando a demora para chegar ao sucesso, esse cara vai chegar no nível de um Jay-Z aos 80 anos...


Eu fico pensando no seguinte fato. Foram necessários 5 singles para ele finalmente chegar no pináculo da glória, o sucesso reconhecido. Fico pensando se os quatros singles anteriores eram realmente tão ruins assim ou se foi apenas uma escolha errônea na ordem ou nos títulos lançados. Se for a primeira opção, incompetência do Ryan Lewis. Se for a segunda, incompetência de quem selecionou os singles.

Mas se concentrando agora na música em si, tenho que dizer: é legal! Bem, é a mesma pompa de sempre na hora de recitar o Rap (é difícil se livrar deste tipo de chatice), mas num contexto geral, fica muito acima da média. A coisa toda meio que não se leva a sério. Tipo alguns "clássicos" feitos pelo Eminem. Só que em vez de utilizar os outros como escada, Macklemore consegue fazer algo interessante a sua maneira. Pelo menos enquanto a megalomania não tomar conta...

Um rapper ficar a cima da média é algo surpreendente, embora não abra qualquer esperança para o futuro. Só o torna mesmo chato e tortuoso. Agora é só esperar ele produzir mais coisas interessantes e vê-lo atuar como um vilão na série 007.