terça-feira, 13 de abril de 2010

AMR - Coincidências 2

The Pretenders. Que curte bastante o rock dos anos 70 e 80 com certeza conhece o banda fundada por Chrissie Hynde em 1978. Mais conhecidos pelos hits "Brass in Pocket", "Back On The Chain Gang"e as mais bem sucedidas "Don't Get Me Wrong" e "I'll Stand By You".



Esta última, uma canção romântica que fala sobre apoio, foi lançada em 1994 e permance como o último grande hit lançado pela banda, ocupando #16Us e #10UK. Escrita pela própria Chrissie em parceria com Billy Steinberg e Tom Kelly (que trabalharam com artistas como Madonna, Cindy Lauper, Whitney Houston, e banda como Heart, The Dinivyls e The Bangles). A produção ficou a cargo de Ian Stanley (que tocou no Tears for Fears e produziu artistas como Natalie Imbruglia e Tori Amos e bandas como A-Ha, Propaganda e The Human League). Provavelmente a cação mais emocionada da banda.


Voltando um bom tempo no passado, a cantora Bonnie Tyler, artista do chamado "Country Rock", ainda estava pra lançar o grande hit internacional "Total Eclipse Of The Heart", de 1984, que ocupou o primeiro lugar em vários países e recebeu indicação ao Grammy.


Mas ainda em 1977, Bonnie lançou o clássico "It's a Heartache", que define bem o que era (ou o que é) o country rock e que alcançou #3US e #4UK. Um grande hit na época ,que foi cantado até pelo Rod Stewart (que parece que tava tentando algum tipo de recorde de maior número de covers feitos por um artista).


"It's an 'Ear-Ache'"

Não sei se se encaixa o famigerado subterfúgio "plágio não-intencional" aqui, mas tá bem óbvia a semelhança instrumental nos versos. Não é 100%, mas com certeza dá pra perceber algo bem substancial aqui.

A letra de "It's A Heartache" ficou a cargo de Ronnie Scott e Steve Wolfe e a produção por David Mackay. Mas como podem ver, são produtores diferentes. Não aconteceu algo sem noção como foi o caso Ryan Tedder. A preguiça ainda não havia se instalado nos estúdios...

Gosto muito do The Pretenders, uma das bandas mais legais dos anos 80. Mas invarialmente, "I'll Stand By You" me deixa pessoalmente decepcionado ter plageado outra canção. Intencional ou não intencional. Mas ainda sim não deixa de ser uma grande canção que é usada hoje em dia por vários artistas para a caridade (Girls Aloud, Carrie Underwood e Shakira usaram a canção com este objetivo).

Coincidência?

Como não acredito que tenha sido realmente intencional, digo que é uma grande homenagem para uma cantora de country rock. É isso!