domingo, 27 de junho de 2010

AMR - California Gurls - (Katy Perry & Snoop Dogg)

aty Perry volta às paradas com California Gurls, do ainda a ser lançado Teenage Dream. Mal chegou e já alcançou #1 em mais de 10 países, inclusive com #1US e #1UK.



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Segundo a própria Katy, CG é uma resposta direta à uma outra canção que exalta uma cidade mais ao leste - "Empire State Of Mind", de Jay-Z com Alicia Keys. A letra de Gurls trata de enlistar as qualidades das garotas da Califórnia - como se pode perceber, de uma maneira bem leviana. Supostamente, Perry descreve hábitos das "gurls", incluindo festas, sessões de bronzeamento e sexo em Jeeps ao som de músicas de Snoop Dogg - acho que quem deu a ideia da letra foi ele mesmo. Acabou não sendo uma homenagem ao Golden State, mas sim às garotas que representam o estilo de vida da costa leste (Perry nasceu e cresceu em Santa Barbara, CA). Nesse caso, por pura falta de opção, os letristas de "Empire State Of Mind" o levaram a melhor.

De cara notamos um velho companheiro de viagem no arranjo da canção : o Electropop (falamos tanto dessa merda que juro que o próximo post vai ser sobre música clássica!). A voz delicada porém enérgica de Katy harmoniza com o uptempo e entrega vocais adequados. O refrão é fácil e é a cereja do bolo para um hit de verão - consolidado antes mesmo de o mesmo começar no hemisfério norte.


Não deveria ser o contrário?

Seria óbvio demais que Snoop Dogg, o rapper que há muitos milênios atrás, junto com seu produtor/rapper Dr. Dre, popularizou o Gangsta Rap e o G-Funk no mundo, aparecesse nesta canção e fizesse um rap sobre exatamente as mesmas coisas que ele sempre faz, certo? Pois bem, que seja óbvio o quanto quiser! Foi exatamente isso o que aconteceu. Como se Snoop não fosse chato o bastante fora do G-Funk e Gangsta Rap, ele entrega rimas apáticas e numa velocidade que não é nem um pouco compatível com o caminhão de energia que o Electropop traz. Felizmente, sua aparição não foi suficiente para tirar o brilho da canção.

Quando se trata de Perry e suas vestimentas de frutas, doces, bolinhas de gude e outras coisas mais, o videoclipe é tão interessante quanto o single em si. E nesse caso não foi diferente : a cantora e suas amigas (?) encontram-se num jogo de tabuleiro, num mundo chamado Candyfornia, cheio de doces por todos os lados e a visão de Katy com uma peruca azul - aqui você realmente começa a pensar se há algo na água. Snoop aparece como o usuário do tabuleiro, tentando pegar Katy em alguma enrascada naquele monte de algodão doce ou coisa parecida. Como o single, é só pura diversão, não parecendo ter nenhum significado mais importante. É também um grande atrativo para os tarados de plantão : além de a própria cantora usar poucas roupas e estas bem apertadas, lá pelo final do clipe, Katy aparece com dois cupcakes colocados na posição dos seios, e um pouco depois disso, com uma lata de chantily que ela usa para destruir ursinhos de gelatina de modo bem sugestivo. Ah, e é claro : Perry também aparece seminua em cima de uma nuvem de algodão doce! Fetiche de Snoop, talvez?

Há de se notar que o humor da cantora é quase à la Lily Allen para letras, mas "California Gurls"consegue ser incrivelmente boba mesmo sabendo-se que é tudo brincadeira. Mais : também não é páreo para hits mais antigos da cantora, como "I Kissed A Girl" , "Hot 'N Cold" e até mesmo "Waking Up In Vegas", apesar de ter conseguido uma posição melhor nas paradas do que estas duas últimas. É um bom jeito de começar uma nova fase, mas esperamos que não acabe por aí.

Veja o vídeo aqui.

AMR - Alejandro (Lady GaGa)

Terceiro single do The Fame Monster de Lady GaGa, "Alejandro" alcançou, até o momento, #8UK e #5US.


Gaga, um passarinho cagou (?) sua cabeça!

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"Alejandro" foi produzida pelo já recorrente RedOne e escrita por GaGa e o mesmo. A letra fala sobre o fato de GaGa estar dividida entre seus amantes Alejandro, Fernando e Roberto e como a relação deles com a interlocutora se tornou insustentável e, segundo a própria , tem a ver com o tal "Medo do monstro do sexo", um dos motivos do álbum. Haja fôlego pra manter o pique com 3 homens, hein?

A canção foi categorizada como mid-tempo e rendeu algumas comparações com canções de Madonna (em especial "La Isla Bonita", de 1987) e do grupo sueco Ace Of Base ("Don't Turn Around", 1993). A primeira pelo "tema" latino ser parecido e a segunda pela semelhança do início das canções - nada muito notável, de qualquer maneira. Outro fato curioso - e muito inusitado - é que foi usada na produção um trecho de violino de Csárdás de Vittorio Monti (1868-1922), um compositor italiano - viva o domínio público!


Como sempre, RedOne deixa tudo na medida certa. Parece até que são destinados a trabalhar juntos - sempre consegue complementar as canções de acordo com a capacidade vocal de GaGa, adaptando-se ao seu estilo. O que pode nos levar a pensar : quem veio primeiro, RedOne ou GaGa?

Apesar de ser facilmente identificável como uma canção vinda da cantora, a faixa difere dos singles anteriores da mesma. Mesmo contendo o santo Electropop nosso de cada dia, Alejandro carrega um ar solene que faz pensar que GaGa estava falando sério quando escolheu o nome The Fame Monster a esse projeto. Poderíamos até, a pretexto do tema da canção, chamar a faixa de "Balada Eletrônica", o que me lembra de "Hyper-Ballad" de Björk. Balada no sentido de estilo da composição, por favor!

Há, com certeza, algumas coisas que podem quebrar esse gelo, dependendo do senso de humor de cada um : não dá pra dizer que aqueles maneirismos vocais não-anglo-saxônicos (??) no começo e meio da canção deram muito certo, pois não inspiram um ar sofrido - mais pra uma dor do tipo "bati meu dedinho na quina da cama" - além da repetição insistente do nome "Alejandro" durante a canção (Lady Gagueira?).


No final das contas, Alejandro é só um desvio temporário do "clima" de hits como Poker Face, Bad Romance e Just Dance, apesar de BR falar sobre um amor-tragédia. E se pensarmos assim, GaGa que muda o tempo todo, não é uma particularidade deste trabalho. Mesmo com uma atmosfera nebulosa, quem mostrou-se fã ou simpatizante dos singles anteriores provavelmente irá gostar da canção citada. Não é um grande projeto, é do tipo que tem muito mais valor aos fãs verdadeiros da artista. Talvez, se pensarmos bem, seja o tipo de música que só ganha força com diversas audições. Pode não ter o mesmo nível de carisma que as anteriores, mas não deixa de ser bem melhor (tanto tecnicamente como no quesito diversão) que "OMG" de Usher e "Baby" de Justin Bieber, só para citar dois exemplos.

Como em toda canção Gaguística, a interpretação das letras é quase que um esforço inútil, mas pelo menos divertida. Cada um deve pensar em sua versão da história e saber que ela muito provavelmente estará diferente da versão oficial. A minha, por exemplo, é que Alejandro, Roberto e Fernando são, respectivamente, o jardineiro, o encanador e o eletricista da casa de GaGa, só que um descobriu sobre o outro e a Haus caiu, se é que vocês me entendem.

PS : Farei um post especial sobre o clipe!

Aconteceu - Boletim Musical (27/06/2010)

"Chris Brown tem visto negado e cancela turnê"


Parece que lá na Inglaterra eles procuram não aceitar quem está sob liberdade condicional...

TOMAAAA!!!

"Snoop Dogg é barrado de fazer show na Holanda"


O prefeito e a polícia holandesa queriam alguém mais amigável para o evento...

Pô, olha só pra foto! Quer alguém mais amigável que esse cara?

"U2 pode ter prejuízo de 90 milhões de euro por causa de Bono"


Bono machucou as costas e não pôde fazer os shows...

E eu ainda, maldoso, imaginando que o povo não tinha caído naquela dos nada representativos No Line On The Horizon e "Get On Your Boots".

Quick - Cartões Motivacionais 6


Isso é o Restart...

AMR - All The Lovers (Kylie Minogue)

Análise: Primeiro single do álbum Aphrodite, de Kylie Minogue. Lançado agora em Junho, alcançou #4UK.


Hum, que tal "Oh, the lover!"?

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Kylie Minogue é uma artista Pop razoavelmente reconhecida. Tendo uma carreira iniciada no final dos anos 80, tem um canções Pop e Dance bem divertidas. Seus destaques nos Estados Unidos sempre foi extremamente limitado, podemos citar "The Loco-Motion" - versão de uma canção escrita pela consagrada artista Carole King e pelo letrista Gerry Goffin, originalmente gravada pela cantora Little Eva. Vindo em segundo, "Can't Get You Out of My Head", que apesar de pegar um #7US, chegou em primeiro em vários países do mundo - inclusive impedindo que "You Rock My World", de Michael Jackson, alcançasse o topo das paradas na Inglaterra.


Destaco três canções na carreira de Minogue:

1ª - "Can't Get You Out of My Head", obviamente, por ser um hit simples e efetivo. Uma faixa dançante, nada pretensiosa e com um forte apelo Pop. Foi o mais alto momento na carreira dela, no distante ano de 2001.

2ª - "Where the Wild Roses Grow", onde Kylie foi convidada por Nick Cave (ex-Birthday Party, com sua banda The Bad Seeds) para cantar. Cave escreveu esta canção especialmente para Minogue cantar, por achar sua voz adequada para o projeto. A canção se trata de um diálogo entre vítima e assassino. Bela e profunda.

3ª - "In My Arms", uma música bem Pop, muito puxada para o Electropop até. Bem divertida, sem nenhum comprometimento de Kylie em fazer algo épico, apenas pra dançar mesmo. A figura de Minogue no vídeo-clipe e na capa do álbum nos remete à uma artista bem em alta por aí hoje em dia...


Mas infelizmente o atual single, "All The Lovers", não vai entrar na lista ocupando um 4º lugar. O arranjo futurista da canção, que lembra muito o Pet Shop Boys, soa um tanto datado. O problema parece ser justamente esse: lembrar demais alguma coisa ruim ou não aproveitável dos Pet Shop Boys. A produção poderia ser mais centrada em algo próximo do que foi feito em "In My Arms", algo menos intimista.

E pelo visto a pretensão de Kylie é mesmo ser Afrodite, a deusa do amor. No vídeo-clipe, os amantes aparecem aos montes de roupas intimas. Tudo com Minogue ao topo.

Kylie - que também participou da nova versão de "Everybody Hurts" para arrecadar fundos para as vítimas do desastre no Haiti - acaba abraçando algo mais moderno no seu novo trabalho mesmo soando anacrônica - tipo um vovô dançando break. O que acaba sendo bastante estranho. Mas mata a curiosidade de como seria a carreira de Kylie vinda dos início dos anos 80 na leva dos Pet Shop Boys ou como seria se ela se juntasse aos mesmos.