sábado, 22 de maio de 2010

AMR - 60's Jukebox 2

Artista: The Grass Roots (1965 - presente)
País de Origem: Estados Unidos da América
Estilo: Rock, Pop Rock
Hit da Jukebox: "Let's Live For Today" (1967, #8US)


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A canção em questão foi originalmente gravada pelo grupo The Rokes em 1966, versão bastante crua, semelhante com as gravações de Rock da época. Mas acabou consolidada pela banda The Grass Roots no ano seguinte. A versão original foi escrita em italiano!


The Rokes

A letra de "Let's Live For Today" é bem otimista e fala sobre duas pessoas que se gostam e que não estão nem aí para o mundo - que está envolvido na sua própria confusão enquanto os dois apenas se amam.


Esta versão deixou a canção melhor em vários aspectos. A impressão que se tinha da versão dos Rokes é que tudo foi gravado num estúdio de 4 canais (após um acidente, claro...) com o intuito de ser uma demo. Com uma injeção de emoção e um pouco mais de cuidado na produção, os Grass Roots conseguiram seu primeiro grande sucesso.

A banda segue a linha The Beatles de ser. Quatro membros (dois guitarristas, um baixista e um baterista). O baixista e o guitarrista rítmico são os vocais da banda. Canções Pop simples com a força do "recém-nascido" Rock. Eles, juntamente com o The Monkees (sim, os atores que viraram músicos de verdade), aparentemente são uma espécie de resposta à Invasão Britânica. E superior em alguns sentidos!

Fora o fato de que eles não se vestiam igual e usavam o mesmo corte de cabelo - coisa irritante nos Beatles e que pode ser considerado um trunfo para os Rolling Stones.

Afinal, difícil não achar coisas como "I'm Believer" uma das melhores canções da época e não confundir, achando que ela é originalmente dos Beatles.


No final das contas, o Rock dos anos 60 foi uma grande evolução, um passo imenso para o mundo da música. Afinal, o "Rock Bebê" (vindo de artistas como Chuck Berry, Elvis Presley, Jerry Lee Lewis, Carl Perkins e Little Richard) era muito repetitivo, usando quase sempre a mesma base para todas as músicas.

AMR - Pretty Boy Swag (Soulja Boy)


Análise: Primeiro single do álbum
The DeAndre Way, de Soulja Boy Tell 'Em. Lançado agora em Fevereiro, alcançou #112US.


Olhando pra isso, supõe-se que Swag deve ser sinônimo de "retardado" ou "inócua ostentação rapperiana"...

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Primeiramente vamos esclarecer uma coisa: a palavra "Swag" pode significar tanto algo do tipo mercadoria roubada quanto estilo (aparência). A projeto em questão, "Pretty Boy Swag" pode ser associado realmente com mercadoria roubada. Afinal, só bandido mesmo pra querer um lixo como este.

Pra resumir, este é mais um produto do já lotadíssimo mercado fonográfico de rappers. É impressionante como algo tão chato e desprovido de algo atraente consegue gerar cada vez mais "artistas", enchendo o mercado musical com mais e mais porcaria.


Vemos aqui um Soulja Boy (Fuck 'Em) tentando voltar ao filão que o levou ao alto, retornando ao estilo de "Crack That". E é isso que esta música é: uma cópia que serve para pegar carona no que já deu certo uma vez. Mas todo mundo já sabe que uma piada contada duas vezes não tem graça.

"Pretty Boy Swag" é narrada de maneira ridícula, mais parecendo uma espécie de música educacional infantil do gueto. Ela é um pouco mais lenta que "Crack That", o que pode ser interpretado como uma versão para quem tem dificuldade de aprendizado, é lento de nascença (igualzinho o intérprete da canção). E é claro, aqueles gritos imbecis, o clima cadenciado e o uso limitado de efeitos não ajuda em nada algo que já não podia se esperar grande coisa.

A tentativa de Soulja Boy de fazer seu "Crack That part 2" serve pra mostrar que ele é apenas uma espécie de Chris Brown que não deu certo. Demonstrando sua total falta de criatividade e relevância musical. Chris Brown pode ser tão irrelevante quanto Soulja Boy, mas ainda sim conseguiu se sobressair - e jogar tudo na merda depois que resolveu dar uma sova na Rihanna. Em sua defesa, Soulja pode dizer que não é nem seria tão burro...


Outra música dele, "Turn My Swag On", trata do mesmo assunto. Parece que ele quer mostrar que tem estilo. Mas ele só consegue ser tão constrangedor quanto essa "dentadura enfeitada" chamada grills que ele usa.

Parece que até mesmo o povo norte-americano percebeu a merda: a música ficou em #112US - bem distante das sete semanas em primeiro lugar de "Crack That". Agora, resta a pergunta: será que o povo de lá realmente percebeu?

Afinal, como é que dá pra levar a sério um cara que lança um single chamado "LOL :-)"?

Vídeo: