sábado, 20 de julho de 2013

AMR - Home Again (Elton John)

Análise: Primeiro single do álbum The Diving Board, do Elton John. Lançado em Junho de 2013.


Seja bem-vindo de volta...

——————————————

Você gostando dele ou não, você já ouviu falar no Elton John. Nascido Reginald Dwight, o músico britânico iniciou sua carreira nos anos 60 e até hoje continua gravando e fazer apresentações por aí. Elton, no começo de sua carreira tocou com músicos que na época eram tão desconhecidos quanto ele, como Roger Hodgson, ex-Supertramp (com quem formou a banda Argosy, banda que teve também o guitarrista Caleb Quayer, que atua com Elton até hoje), e a banda Gentle Giant (que outrora foi Simon Dupree and The Big Sound). Posteriormente tocou com John Lennon, Paul McCartney, Ringo Starr e George Harrison (sim, os Beatles, embora não tenha tocado com eles juntos), Eric Clapton, Mark Knopfler e o Dire Straits, Shania Twain... enfim. Eu poderia discorrer muito sobre isso.

Fora sua atuação em trilha sonora de filmes, como o clássico Rei Leão, de 1994. Daqui saiu canções como "Can You Feel The Love Tonight", uma das mais conhecidas. Elton é um dos poucos que estão na ativa por cinco décadas, entrando para o hall dos grandes músicos de sempre, ao lado de gente como Stevie Wonder, Paul Simon, dentre outros.


E a canção "Home Again" é mais uma daquelas belas baladas românticas, uma música lenda no piano. Uma das especialidades de Elton. Num exemplo bem antigo, temos "Skyline Pigeon" (a versão de 1972, não a original de 1969 — onde ele toca em um cravo, numa versão bem diferente do clima belo da versão posterior). Se você é fã das canções mais cuidadosas como "Candle in The Wind", "Blessed", "Empty Garden", "Your Song", "Sacrifice" e a eterna "Goodbye Yellow Brick Road", esta é mais uma canção para você.

Algo que podem apontar é que não há qualquer novidade, algo diferente do que já foi visto tanto de Elton quanto do resto. Mas tenho que dizer que Elton não deve mais nada, sua carreira mostrou isso. Assim como outros músicos como Eric Clapton, ele pode meramente gravar as canções que quiser, sem se preocupar com audiência. Ou seja: apenas para iniciados.

Obs: o Supertramp (do Roger Hodgson) também tem uma canção chamada "Home Again", cantanda pelo próprio Roger. Ela vai logo abaixo.