sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

AMR - 90's Jukebox 9

Artista: Stevie B
País de Origem: Estados Unidos da América
Estilo: R&B, Pop
Hits: "Love & Emotion", "Because I Love You (The Postman Song)", "I'll Be By Your Side"
Hit da Jukebox: "Because I Love You (The Postman Song)" (1990, #1US - #6UK)


———————————————–

Cantor negro de R&B, Steven Bernard Hill nasceu na Flórida e ingressou no mundo da música nos anos 80. Conseguindo um modesto sucesso nas paradas com singles dos seus dois primeiros álbuns, Party Your Body e In My Eyes, em um estilo mais Dance, Stevie B foi ficando mais conhecido e ganhando o apelido de Rei do Freestyle, um estilo que seria uma espécie de Hip-Hop com pitadas de Latino. Mas o verdadeiro sucesso veio um pouco depois disso.

Quando eu conheci o seu single de maior sucesso, foi como a maioria das pessoas por aí acabam conhecendo uma canção mais antiga: em formato remix. E de fato o pessoal mais atual na área da música realmente gosta o suficiente desta canção para tentar da ruma repaginada nela (o que, na minha opinião, foi em vão - quando ouvi a versão original pela primeira vez, qualquer resquício de outras versões deixaram de existir).


Não me lembro exatamente qual era o remix, mas de qualquer maneira eles todos nos remetem ao mesmo tipo de sensação: música de balada. Poderia ser a versão do grupo de Eurodance Groove Coverage em 2007 ou a cover feita pelo DJ Mark 'Oh (Marko Albrecht) em 2002, ambas não direcionavam o ouvinte ao ponto do qual Stevie B conseguiu com sua versão. Uma melodia bonita e cativante tocada ao piano enquanto a voz triste e lamuriosa de Stevie B sai ressoando acaba desenvolvendo uma clima comovente (e de cumplicidade) com o a situação amorosa. Uma peça do romantismo que o tempo dificilmente apagará.

Uma peculiaridade nesta canção é a equalização vocal escolhida, filtrando a voz de Stevie B de uma maneira peculiar e curiosa. Combinando com a proposta de uma canção de amor ou não, o resultado final não foi alterado - a emoção na voz é perfeitamente sentida

Stevie conseguiu o topo das paradas e acabou não indo mais longe que isso. Talvez fosse o caso dele ter alcançado seu Magnum Opus e após isso ter tido algum bloqueio que o impedisse de ir mais longe - Mark Hollies, frontman da extinta banda Talk Talk fez sua banda lançar seus últimos álbuns como sendo peças artísticas, sem apelo comercial e após o fim da banda, lançou um álbum solo para depois se aposentar, aparentemente por achar que já tinha feito seu trabalho como músico se extender até o fim. Talvez tudo seja questão de timing, saber parar na hora certa - e o resultado, normalmente, acaba sendo uma contribuição curta, porém proveitosa, para o mundo da música.

Stevie B se tornou mais um One Hit Wonder. Mas com esta canção ele deu uma ênfase à palavra "Wonder".