sexta-feira, 16 de julho de 2010

AMR - Power (Kanye West)


Análise: Primeiro single do álbum
Good Ass Job do Kanye West. Lançado agora no começo de Julho, alcançou #22US.


Cara, o Kanye West acaba de ler minha mente! (tirando a coroa, é claro)


E a da Taylor Swift também!

———————————————–

Depois de chorar rios lacrimosos com o fim de seu casamento e de revolucionar criando o Hip-Hop Emo em 808s & Heartbreak, Kanye West está de volta com um novo álbum. Good Ass Job mostra Kanye West, mais uma vez, falando sobre algo que ele definitivamente ama mais do que qualquer coisa nesta vida: ele mesmo. Se no álbum anterior ele falava sobre seus sentimentos arruinados, parece que no atual ele pretende falar sobre seus demônios (ou não).

Primeiramente, West queria resgatar o (péssimo) costume de samplear os clássicos. Neste caso, "Power" contém partes da canção "21st Century Schizoid Man", de uma notória banda de Rock Progressivo, o King Crimson - ainda na época em que Greg Lake (do Emerson Lake and Palmer) assumia os vocais e baixo. Não que este projeto tenha um sample realmente substancial, mas acredito que já seja o suficiente para irritar os roqueiros mais assíduos.

Outro fato aborrecedor é que esta canção lembra muito a recente "Not Afraid" do Eminem, pelos vocais frenéticos e ritmo um tanto confuso. West co-produziu a faixa com o produtor S1 (que deve ser o irmão Hip-Hop do Emocore S2). Bem, ao menos não foi apenas culpa do Kanye, mas até mesmo sem querer ele acaba não sendo original.

E andam dizendo que este álbum vai ser o melhor do Kanye e que esta faixa vai ser melhor do que trabalhos como "Stronger". Só digo uma coisa: não só dificilmente Kanye vai conseguir fazer algo melhor do que aquilo como esta canção está longe de ser relevante. Mais parece uma faixa pra encher linguiça. Talvez se ele tivesse cantado em vez do rapping e tivesse se entupido de Auto-Tune, não seria tão ruim - na verdade, não sei o que é pior.

Agora, falando em falta de originalidade, vamos fazer uma continha básica:

Logo no final do cálculo, temos a capa alternativa do single, onde West supostamente mostra o que ele pensa sobre si mesmo às vezes:

Clique para ampliar!

Agora, um comentário a parte. Kanye West é um dos artistas mais idiotas e presunçosos da face da Terra. Alguém que não consegue olhar para nada além de seu umbigo. Deixa seu ego (que não tem motivo nenhum de ser) dominar e fazer uma cagada atrás da outra. Tudo para depois pedir desculpas de alguma maneira e tornar a fazer as cagadas de novo. Do que adianta você erradar, pedir desculpas e repetir os atos? De nada vale adquirir notoriedade e não ter a humildade para ser um artista de verdade. Atos como o que foi feito com Taylor Swift jamais precisaram ser feitos por Michael Jackson, Stevie Wonder, Eric Clapton ou qualquer outro grande artista que não tenha ganho algum prêmio ou coisa parecida.


"Ter cabeça: é pra quem pode!"

Quick - The Turtles: O Início

O começo da banda The Turtles (As Tartarugas)!