sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Especial - 54ª Edição do Grammy

Nesta edição do Grammy, tivemos um fato marcante: a morte de Whitney Houston. Esta infeliz tragédia no mundo da música foi abordada durante a cerimônia por vários artistas. Uma noite triste, de uma certa maneira. Mas o show tem que continuar...


Gravação do Ano (Record of The Year)


"Rolling in the Deep" da Adele




O hit single da Adele realmente dominou as paradas musicais pelo mundo. Conseguiu um grande destaque entre singles de gente como Rihanna, Pitbull, Katy Perry e LMFAO. E o melhor é que foi um destaque com nível técnico superior a todos eles - talvez com um empate com a Perry na qualidade vocal, mas de resto não existem comparações. "Rolling in The Deep" foi grandiosa em sua simplicidade.

Outros indicados da categoria

"Firework" da Katy Perry


Katy queria provar para o mundo que seu sucesso inicial com o álbum One of The Boys (2008) não foi pura sorte de iniciante. O baque de "I Kissed a Girl", a divertida "Hot n Cold" e a pretensiosa "Thinking of You" foram sua chave de entrada para o business. Certo, Perry provou que não era apenas uma sortuda. Teenage Dream com "California Gurls", "Teenage Dream", "Firework" e "Last Friday Night (T.G.I.F.)" mostram algo muito promissor de Perry, significando que ela pode sim ser de fato muito relevante, mas todo o cuidado é pouco, pois ela precisa de reinventar ou vai ficar obsoleta...

"Grenade" de Bruno Mars


Mars começou tudo como papagaio de pirata: no ombro dos outros. Com suas participações em "Nothin' On You" do B.O.B. e "Billionaire" do Travie McCoy, ele conseguiu uma grande projeção - não que os dois citados artistas fossem grande estrelas, mas Mars deu muita sorte de ter participado de duas canções que caíram no gosto geral em tempos tão curtos. Daí para frente foi só questão de tempo até projetos pessoais aparecerem e o primeiro álbum (Doo-Wops & Hooligans). E digo que ficou abaixo do esperado. Dentre os vários singles ("Just The Way You Are", a chata e de fato preguiçosa "The Lazy Song" e até o que não foi single como "Talking to The Moon"), o que dá pra dar de fato um destaque é "Grenade". Tá longe de ser o melhor que um artista pode fazer, mas dadas as circunstâncias, é o magnum opus do rapaz até o momento.

"The Cave" do Mumford & Sons


E os interessantes Mumford & Sons voltaram ao Grammy para tentar mais uma vez a estatueta. E ficaram só na tentativa. A criativa banda com seu vocalista cuja voz soa igualzinha à voz do Michael Stipe do R.E.M. é uma opção de alternativo bem interessante para quem gosta de coisas diferentes (vide "Little Lion Man"), mas no caso de "The Cave" soaram repetitivos e nada inovadores. Foi uma espécie de "não mexer no time que está ganhando". Mas nem por isso significa que seja algo ruim, nada disso.

"Holocene" do Bon Iver


Sim. Eu também me perguntei o que diabos era isso. O Grammy também é cultura (mesmo nos dias de hoje), trazendo também bandas desconhecidas. O Bon Iver é uma banda Indie e Folk criada em 2006 e com dois álbuns na bagagem. E com "Holocene" mereceram esta indicação. Porém o principal problema da canção é justamente o fato de trazer a fundo a raiz da banda. A canção é underground demais, apesar do clima ameno e agradável. Acredito que tenha servido como objeto de curiosidade exatamente como o Mumford & Sons serviu ano passado...

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Álbum do Ano (Album of The Year)

21 da Adele



Com certeza, dentre todos os álbuns, 21 era o que merecia vencer - e foi o que de fato aconteceu. Os três primeiros singles "Rolling in the Deep", "Someone Like You" e "Set Fire to the Rain" mostram o quão promissor é o futuro musical de Adele. E sua voz, o principal, fala tudo - ou melhor, canta tudo. Estatueta merecida.

Outros indicados da categoria

Doo-Wops & Hooligans do Bruno Mars


As canções citadas anteriormente mostram que o álbum, de uma certa maneira, foi realmente bem construído. A voz de Mars é boa, acima da média e o balanço geral até se mostra favorável para Mars. Porém ele mais parece aquele tipo de artista que você espera algo realmente arrebatador lá pelo segundo ou terceiro álbum, isso se ele não acabar sumindo misteriosamente por razões estranhas como entregar-se a algum tipo de religião bisonha ou bater em alguma mulher...

Loud da Rihanna


Basicamente, este álbum só merecia de fato alguma indicação positiva ou destaque devido ao single "Only Girl (In the World)". Sério. "What's My Name?" e "S&M" são a maior encheção de linguiça do álbum, e uma das maiores da carreira dela, que já está se tornando longa o suficiente para referências retrógradas. Rihanna sabe o que é andar de montanha russa, pois sua carreira é um sobe e desce no quesito coerência e qualidade musical.

Wasting Light do Foo Fighters


Bem, por mais que o Foo Fighters seja bem divertido em certos momentos, fica meio óbvio que não iriam ganhar o prêmio. Primeiro porque a competição com o mundo Pop e com Adele era forte demais. Segundo porque, bem, tenho a impressão de que cada vez se ouve menos Rock hoje em dia. Tive medo de anunciarem o álbum Wasting Light como sendo do Nirvana. Medo. O single "Rope" é um ótimo exemplar do Rock do Foo Fighters, apesar de não apresentar nada de novo. Enfim, eles ainda são divertidos...

Born This Way da Lady Gaga


Obviamente não poderia faltar a presença gaguistica da cantora mais polêmica dos últimos tempos. Born This Way tentou seguir a linha ousada e inusitada de projetos anteriores, como por exemplo usar temas religiosos ("Judas"). Fora que a auto-referencial "Born This Way" é divertida, mas diferente do que você poderia esperar dela. Curiosamente podemos dizer o mesmo de "The Edge of Glory" e "Marry the Night". Seria uma tentativa de mudança nos rumos musicais? Bem, pode ser bom, mas não está sendo rentável, eu acho.

P.s.: Lady Gaga, pare de fazer vídeo-clipes épicos. Lance um a cada dois álbuns, pelo menos!

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Canção do Ano (Song of The Year)

"Rolling in the Deep" da Adele


Bem, existe alguma surpresa nisso? Acho que não. De todas as indicadas, com certeza esta se sagraria vencedora. De resto, já foi tudo dito logo acima...

Outros indicados da categoria

"Grenade" de Bruno Mars


Obviamente esta seria a canção mais indicada de Mars para o posto. Mas não significa necessariamente que de fato merecesse o posto... "Grenade" é uma ponte para algo mais e só o tempo vai nos dizer o que seria algo mais.

"The Cave" do Mumford & Sons


A canção até tem qualidade, a banda também. Mas apesar disso seria meio improvável a banda ir tão longe. Pelo menos agora. Vamos ver o progresso da banda futuramente e ver se eles conseguem um Gravação do Ano primeiro.

"All of the Lights" do Kanye West


Inicialmente o projeto é creditado como "Kanye West Featuring Rihanna", mas pela capa do single conseguimos ver que o contingente foi bem maior. De gente menos conhecida como Ryan Leslie e Elly Jackson até veteranos como Charlie Wilson e Elton John. Então, o que poderíamos ter saído deste projeto?

A canção começa promissora mas acaba sendo demolida pela grandiloquência de West. Quanto mais pretensioso Kanye é, pior a coisa fica. E não pense que conseguirá identificar mais do que a Rihanna ou o Kid Cudi (isso se você conseguir distinguir a voz do Kid Cudi de qualquer outra coisa - ou seja, se conhecer a voz dele) no projeto. Em resumo, a canção é só para iniciados, gente que curte Rap, Kanye West ou similares. Não merece um Grammy de melhor canção, nem de longe...

"Holocene" do Bon Iver



Esta canção tinha o nível técnico para ganhar o prêmio, pena que não o conseguiu por um, digamos, mero detalhe: é muito chata. Tem seus momentos bonitos, mas em geral é sonolenta e sorumbática. "Rolling in The Deep" tem bons picos para contrastar aqui. Enfim, alguém dê cafeína ou qualquer estimulante para a banda!

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Melhor Novo Artista (Best New Artist)

Bon Iver


Hum. Talvez achem que seja exagero a banda ter desbancado outros artistas nesta prêmio, mas considerando que dentre eles está a Nicki Minaj, faz todo o sentido...

Outros indicados da categoria

The Band Perry


Uma nova banda Country. O mundo realmente precisa de uma nova banda Country? Bem, tanto quanto o mundo precisa de artistas do Rap. De qualquer maneira a banda mostrou que tem potencial com o single "If I Die Young". E de uma certa maneira até merecia ganhar o prêmio no lugar do Bon Iver, porém a pergunta: o mundo precisa de mais uma nova banda Country?

J. Cole


Mais um ilustre desconhecido - pelo menos por estas bandas. Mais um artista do Hip Hop e Rap tentando fazer algo mais no defasado e combalido mercado do ramo. Preciso dizer que não conseguiu inovar em nada? Pelo menos, baseando-se no seu single "Work Out", ele se mostra menos irritante que a maioria por aí. E aproveitando o exemplo deste trabalho, digo: acredito que nova artista não signifique bom artista.

Skrillex


Um artista da cena Electro no meio de indicados do Rap e Country. Isso que eu chamo de uma verdadeira salada musical. O que Skrillex (bizarro nome artístico de Sonny John Moore) produz é um som bem característico, sem grandes inovações, bem redondinho. É interessante por 5 minutos, se você realmente estiver entediado no Youtube. Ouvindo seu single, "Scary Monsters and Nice Sprites", vemos que ele gosta mesmo de variações de tempo e etc. Tanto que ele está de fato no tempo errado: quem sabe alguém realmente goste disso daqui uns 50 anos...

Nicki Minaj


E a esquisitona Nicki Minaj levou uma indicação de nova melhor artista e ficou merecidamente sem a estatueta. Nicki faz uma mistura estranha de vocalizações pouco usuais com rap que me faz pensar se ela não aprendeu a cantar na mesma escola (ou antro) que o Wyclef Jean. Seu melhor trabalho até o momento é a canção "Super Bass" que, aliás, seria infinitamente melhor se fosse instrumental. Trindade e Tobago certamente é um país de pegadinhas de mal gosto...

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Pop - Melhor Performance Pop Solo (Best Pop Solo Performance)

"Someone Like You" da Adele


Finalmente a "Rolling In The Deep" ficou de lado desta vez. De qualquer maneira, "Someone Like You" mostra melhor a capacidade vocal de Adele. Foi um prêmio merecido, apesar de eu achar que "Set Fire to the Rain" representa de maneira muito melhor e mais incisiva a voz de Adele. De qualquer modo...

Adele desbancou a interessante "You and I" da eterna polêmica e esquisita Lady Gaga, uma canção fora do clima Electropop que a consagrou. No confronto, tivemos ainda "Grenade" (que acabou não explodindo aqui, com o perdão do trocadilho fácil e besta) e, falando em não explodir, a "Firework" da Katy Perry não chegou perto disto. A cantora P!nk também entrou no páreo com "Perfect", mas já sabemos o resultado final...

Pop - Melhor Duo Pop/Performance em Grupo (Best Pop Duo/Group Performance)

"Body and Soul" de Tony Bennett & Amy Winehouse


E a falecida Amy Winehouse com o não muito longe disso Tony Bennett ganharam uma estatueta. E realmente: a força vocal deste duo foi grande o suficiente para a mais do que merecida indicação. Mas muita atenção aqui: apenas indicado para iniciados e admiradores do Jazz.

A divertida "Moves Like Jagger", no duo entre Christina Aguilera e Adam Levine também foram indicados e, apesar da boa atuação - especialmente da Aguilera - não foram páreo para Winehouse-Bennett. De conhecidos, o Coldplay concorreu com sua "Paradise", uma bela canção que por pouco poderia ultrapassar a vencedora. Uma banda de Blues Rock chamada The Black Keys entrou na disputa com uma canção cover do Buddy Holly em uma compilação em homenagem ao mesmo: "Dearest". Os vocais são bons, mas a coisa toda é um tanto limitada.

Pop - Melhor Álbum Vocal Pop (Best Pop Vocal Album)

21 de Adele


Sim, sim. Simplesmente óbvio demais. Então vou passar para os outros indicados: Rihanna com seu Loud, que acabou sendo loud no sentido ruim da coisa; Doo-Wops & Hooligans do Bruno Mars, que no conceito geral acaba sendo mediano; Born This Way da Lady Gaga que seria o mais Pop, mais acessível projeto musical dela até o momento (isso sem contar os vídeos dos singles); The Lady Killer do Cee-Lo Green, um vocalista muito bom e um single chamado "Fuck You". É isso... Agora o que eu fico mais espantado é o fato deste single ter sido indicado no Grammy passado e o álbum dele ser indicado nesta edição - isso é uma espécie de falta de quórum musical, Grammy?

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R&B - Melhor Performance R&B (Best R&B Performance)

"Is This Love" da Corinne Bailey Rae


A sumida Corinne Bailey Rae, da canção "Put Your Records On", ganhou uma estatueta com a interpretação de uma canção do Bob Marley. Te bateu uma preguiça, demasiada fome ou subiu uma fumaça? Bem... todo o clima rastejante e indolente do Reggae foi substituído por um clima mezzo R&B, mezzo Jazz. Ficou um pouquinho melhor do que a original ou do que poderia ser - o que já são pontos positivos, obviamente. 

O tio Charlie Wilson, do The Gap Band, concorreu com sua bonitinha porém atualmente antiquada "You Are". Outra concorrente é Marsha Ambrosius (do ótimo duo Floetry) com "Far Away", uma canção com climas e características comuns do R&B e que bebe bastante das mesmas águas que o Floetry, em resumo, acho até que merecia mais o prêmio que Corinne. A cantora Ledisi concorreu com sua "Pieces of Me", que também merecia mais que a cover do Bob Marley e que também me faz pensar que a cena R&B é a verdadeira salvação contra a crescente e injustificada popularidade do Rap e Hip Hop. A cantora Kelly Price com sua "Not My Daddy" com participação do cantor Stokley (da banda Mint Condition), adivinhem, também merecia mais a estatueta do que a atual vencedora. Afinal, o que projeto merece um prêmio de R&B: canções R&B ou uma cover de Reggae em R&B?

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Vencedora da categoria Pop Tradicional com Tony Bennett realmente nos faz pensar que não tem nada mais dentro de tradição do que alguma música do Tony. No sentido de ser tão velho quanto tradições quanto Natal, por exemplo. A Susan Boyle que o diga - ela que, aliás, concorreu com seu atual álbum. A Barbra Streisand também entrou na dança - de novo - este ano.

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As performances mais importantes: 



Alicia Keys e Bonnie Raitt prestaram tributo a recém falecida Etta James com a canção "A Sunday Kind of Love", que fazia parte do repertório de Etta (isso nos anos 60!). 



Maroon 5 e Foster the People (???) se juntaram ao The Beach Boys para comemorar seus 50 anos de estrada. Sério, quem são Foster the People?



Foi prestada uma homenagem ao músico Glen Campbell (o que me fez pensar a princípio que ele tinha falecido também, pois ele não é lá muito lembrado) com a The Perry Band, um músico Country chamado Blake Sheldon e o próprio Campbell. "Rhinestone Cowboy" é o tipo de canção que consegue ser boa e ruim ao mesmo tempo. Vai entender.



Jennifer Hudson e seu vozeirão homenagearam Whitney Houston com, obviamente, "I Will Always Love You". Hudson é uma espécie de requisição obrigatória e constante quando o assunto é homenagens póstumas. Fez isso muito bem cantando "Will You Be There" no velório de Michael Jackson. Tétrico...



Paul McCartney e artistas como Dave Grohl e Bruce Springsteen se juntaram para tocar o combo "Golden Slumbers/Carry That Weight/The End". Só digo uma coisa: o Grammy anda arranjando muito motivo para puxar o saco de Paul McCartney. Será que eles estão prevendo, na apresentação do ano que vem, a Jennifer Hudson cantando "Yesterday"? Hum...

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Antes tarde que nunca, pessoal. O artigo demorou, mas saiu. Espero que tenha tido alguma relevância com relação a informações... porque deu trabalho!