segunda-feira, 12 de julho de 2010

AMR - Champagne Life (Ne-Yo)

Análise: Segundo single do álbum Libra Scale, do Ne-Yo. É um dos principais singles do álbum que será lançado em Setembro.


Será que só embriagado de champagne para ouvirmos essa canção? Vejamos...

———————————————–

O promissor cantor/produtor de R&B e [ironia] regular imitador de Michael Jackson [/ironia], Ne-Yo, está para lançar mais um álbum. Com sua boa voz e produções "modernosas", ele consegue se destacar dos demais e se fixar bem onde está. Afinal, tenho certeza que muitos apostaram que Ne-Yo seria mais um One Hit Wonder com sua "So Sick" - é, ledo engano (apesar desta canção ser seu único sucesso no topo das paradas dos Estados Unidos).

O rapaz, que começou com um grupo (tipo boy band) no final dos anos 90 chamado Envy, esteve próximo de lançar um álbum solo lá pelo ano 2000, mas teve seu tapete puxado pela gravadora, a Columbia Records - talvez não tenham gostado do que ele tinha para mostrar. Mas Shaffer Smith (nome verdadeiro) não desistiu e como não conseguiu se lançar como cantor, acabou tendo várias de suas canções gravadas por outros artistas, dentre eles Marques Houston (que foi o primeiro a gravar uma canção de Ne-Yo, "That Girl", que seria o single de estréia do álbum não lançado), Mary J. Blige e Faith Evans. Depois de anos de esforço, Ne-Yo se sai com o álbum In My Own Words, e aí está até hoje.


Se o single "Champagne Life" fosse um projeto mais pretencioso (e arrogante), poderia muito bem cair como uma luva para o Chris Brown, mas é lógico que aí perderia totalmente a graça. Ne-Yo dá uma surra no quesito voz se tratando de Chris Brown - que prefere exercitar seus braços em mulheres do que suas cordas vocais. Enfim, cada um leva a sua carreira para o limbo que quiser...

O fato é que este novo projeto do Ne-Yo nos lembra muito os momentos mais calmos e agradáveis do álbum Invincible (2001), de seu ídolo Michael Jackson - alguns momentos de "Break of Dawn", por exemplo (mas saiba que Dark Chid nada teve com este projeto). Foi optado por algo mais ameno, diferenciando de canções como a ótima "Closer" - sem considerar "Beautiful Monster". E acreditem, esta música é muito, muito melhor que "Sexy Love" e "Because of You", que são de uma época onde Ne-Yo tragicamente confundia sua falta de originalidade com um uma espécie de marca registrada musical. Ou seja...? Tá no lucro!


Sobre o primeiro single, "Beautiful Monster", existem várias comparações diretas com Michael Jackson. Bem, não é de surpreender que Ne-Yo seja comparado com Jackson. Metade do que se vê o cara fazendo é influência pura e simples do Rei do Pop. Assista o vídeo-clipe de "Closer" e ouça este novo single só para entenderem.

Enquanto isso, o trono do reino do Pop continua vazio...