terça-feira, 26 de outubro de 2010

Quick - Cartões Motivacionais 17 (Justin Timberlake 5)

AMR - We No Speak Americano (Yolanda Be Cool &r DCUP)

Análise: Single saído da pareceria entre o duo Yolanda Be Cool e o produtor DCUO. Lançado em Fevereiro, alcançou #36US e #1UK.


Nóis num fala ingreis, tá ligado?

——————————————

Como seria se o Lula parasse de tentar ganhar mais uma eleição (ou vocês acham que quem iria governar mesmo é a Dilma?) e atacasse de DJ? Não, não teria nada a ver como o single "We No Speak Americano". Eu só queria espaço pra mais uma piada com uma das maiores piadas que o Brasil já inventou...

Primeiramente, este single - assim como a grande maioria dos singles atuais que fazem sucesso - tem como base uma outra canção. Sim, um sample. Mas desta vez foram longe demais... mais especificamente 1956. "Tu Vuò Fà L'americano" do músico italiano Renato Carosone serviu de esqueleto para que o duo australiano Yolanda Be Cool e o produtor Duncan MacLennan (DCUP) fizessem seu hit internacional.


De tempos em tempos ouvimos uma canção mais ou menos neste estilo estourar por aí. Que não se lembra de Benny Benassi e seu hit "Satisfaction" ou do Disco Kings com sua versão House para "Born to Be Alive" do cantor francês Patrick Hernandez (que aliás, teve uma versão remix feita justamente por Benny Benassi)?

Em resumo, são hits fáceis (de fazer no estúdio e de fazer a cabeça do pessoal que adora uma balada com muita bebida e talvez a tal da "balinha"). Onde foi parar Benny Benassi, Disco Kings, Fatboy Slim (que parece o Jason, de tanto que ressuscita), Michael Gray, o DJ Spiller e vários outros que gostam de pegar músicas já existentes e jogar uma camada de sons eletrônicos por cima? Eles são uma espécie de McDonalds do mundo da música. Fornecem um produtos de consumo rápido, e assim como qualquer coisa no mundo, tudo pode acabar enjoado (principalmente música eletrônica) e fatalmente sendo substituído pela próxima atração. O negócio é aproveitar o máximo o momento de alta para faturar.


No final das contas, pegar uma música antiga e legalzinha e jogar efeitos de Música Eletrônica legais pode dar bons resultados - o que foi o caso aqui. "We No Speak Americano" logicamente vai cair no esquecimentos tão rápido quando surgiu, mas está servindo para distrair o pessoal por uns 15 minutos.

Obs: O vídeo-clipe mais parece um episódio rejeitado daquela série dos Três Patetas...