quarta-feira, 21 de abril de 2010

AMR - Good Girls Go Bad (Cobra Starship)


Análise: Primeiro single do álbum
Hot Mess, da banda Cobra Starship, com participação de Leighton Meester. Lançado em Maio de 2009, alcançou #7US.


Por que me veio Gossip Girl na cabeça?

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O Cobra Starship é uma banda com aproximadamente 5 anos de existência e que mistura em seus estilo vários gêneros como o rock alternativo, synth-pop e o dance. Vendo isso, basta saber se esta mistureba resulta em algo audível - indigestões musicais como Tom Waits só surgem de séculos em séculos!

"Good Girls Go Bad" é uma espécie de punk-pop. Tem toda aquela agressividade e pseudo-atitude de banda punk e a viabilidade comercial do pop - sem o "gosto" plástico e sem ser descartável. Algo bem interessante hoje em dia. Tanto que a canção chegou no top 10 nos Estados Unidos.


A banda não é ruim e parece ter aprendido bastante coisa nestes 5 anos de estrada. Se bem que considerando o punk e o dance - dois estilos que não exigem lá muita prática e/ou habilidade - como gêneros centrais da banda, não dá pra colocar totalmente o mérito neles...

Gabe Saporta (um uruguaio!) é um vocalista apenas adequado para o projeto. Mas isso não significa que faça feio, pelo contrário. Se sai muito melhor nos vocais que muitos outros artistas como Timbaland, por exemplo (que o tipo de produtor que tem que mantar a boca bem longe de qualquer tipo de microfone).


Dá pra perceber também traços de electro-pop no caminho. O que com certeza deve ser resultado da "Nova Emenda Lady Gaga da Dance Music Atual" (tá bom, eu inventei isso, mas isso bem que parece existir!). O fato de Leighton Meester (da já aqui resenhada canção "Somebody to Love") participar do projeto reforça isso, pois ela é uma clara e nova expoente do electro-pop.

Sobre Leighton: sua participação aqui é bem melhor do que no seu próprio single. Enquanto em "Somebody to Love" ela mostra um canto mais introspectivo, aqui ela resolve soltar melhor a voz e provar que é uma cantora de algum valor, afinal - obviamente não estamos falando de uma canção do tipo Celine Dion né?


Enfim, pode parecer algum tipo de perseguição geral da minha parte em dizer que o refrão desta canção lembra muito a introdução de "Just Dance" da dona Gaga. Deixa pra lá vai...

AMR - 2000's Jukebox 4

Artista: Spiller (23/04/1968)
País de Origem: Itália
Estilo: Dance, House
Hits: "Groovejet (If This Ain't Love)", "Cry Baby"
Hit da Jukebox: "Groovejet (If This Ain't Love)" (2000, #1UK)


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O DJ italiano Spiller é o maior DJ do mundo. Obviamente não estamos falando de qualidade musical. Afinal, ambas a condições foram um subterfúgio para uma piada. O rapaz mede 2,06 cm e deve ter muitas dificuldade na hora de andar na rua, para não bater a cabeça em postes e etc.

O DJ trabalha em cima do dance e do house, com grande influência da Disco Music, aquele estilo musical criado nos anos 70 e que quase morreu ali mesmo - tendo sobrevida no início dos anos 80. Para reforçar o efeito disco na canção, Spiller chamou Sophie Ellis-Bextor para cantar no projeto. Ellis-Bextor é uma proeminente artista na fusão do dance com a disco - ou seja, ela é chegada em desenterrar artefatos. Na época da gravação, Sophie ainda não estava com a carreira solo lançada, pois participava da banda de rock alternativo theaudience.


"Groovejet (If This Ain't Love)" tem todos os elementos que nos remete aos tempos da discoteca. A percussão, a guitarra com a pegada meio funk (favor não confundir com o execrável batidão de favela) e até os violinos (que foi muito presente naquela época, principalmente nos trabalhos de Barry White). Se esta canção tivesse sido lançada nos anos 70, seria um hit interessante, diferenciado - de deixar o Bee Gees intrigado.

Porém, é preciso dizer que praticamente nada daí saiu lá do alto da cabeça do DJ. Como é de costume da maioria dos DJs do mundo, "Groovejet" sampleia outra canção. No caso, a canção (obviamente disco music) "Love Is You" da cantora Carol Williams. E como acontece na grande maioria dos casos, o sample ficou bem, bem melhor que a original. Principalmente comparando Sophie Ellis-Baxtor com Carol Williams.


Com este single, Spiller acabou impedindo a ex-Spice Girl Victoria Beckham de alcançar o topo das paradas com seu primeiro single, "Out of Your Mind". Porém acabou sendo retirado de lá pela medíocre (lembrem-se: medíocre não é ruim, é mediano) "Music" da Madonna.

Poucos revivals da Disco Music conseguem ser bons ou relevantes. Spiller conseguiu aqui fazer algo legal e até reciclar uma canção da época. Hoje em dia ele deve sobreviver do saudosismo daquele pessoal que adorava dançar sob as luzes dos globos de luzes. Nada mal...