sábado, 25 de dezembro de 2010

AMR - Know Your Enemy (Green Day)

Análise: Primeiro single do álbum 21st Century Breakdown, do Green Day. Lançado em Abril de 2009, alcançou #28US e #21UK.



Eles conhecem... o Oasis!

——————————————

Um pequeno retrô como introdução: O álbum em questão 21st Century Breakdown foi lançado 3 anos após o consagrado American Idiot. Aliás, American Idiot demorou 4 anos para sair, contando apartir do lançamento do trabalho anterior. E isso tem explicação: as fitas do álbum que a banda havia acabado de gravar desapareceram! Sem opções, a banda acabou tendo que começar de novo e enfim gravaram um disco novinho que poderia ser chamado de Punk Progressivo (hahaha) e bem sucedido. O álbum vendeu 14 milhões de cópias pelo mundo (quase 6 milhões apenas nos Estados Unidos) e marcou a explosão, as boas-vindas ao mega-estrelato do Green Day após 17 anos de carreira.

Voltando para 2009, o Green Day resolveu retornar para sua linha de Punk Rock comercial de sempre. Apesar de os "lapsos" progressivos terem sido muito interessantes ("Jesus of Suburbia" é um grande exemplo - uma espécie de "Faroeste Caboclo" versão Punk Norte-Americano), o single carro-chefe "Know Your Enemy" também consegue manter um pouco do interesse que a banda possa ter despertado em quem inicialmente não a conhecia.


O riff de introdução é bem interessante e até marcante. Os vocais de Billie Joe continuam os mesmos: são uma grande variante e mantém a personalidade da banda. O problema é que depois do riff inicial a canção acaba caindo na vala do Rock comum e homogêneo de bandas como Bad Religion. Se não é aquela canção que será perpetuada, pelo menos dá pra se divertir um pouco com ela.

Fora que se formos compara-la com o single seguinte, "21 Guns", sem dúvida "Know Your Enemy" se torna uma clássico incontestável. Qualquer coisa que esta banda tente fazer sem o frenético tom rocker soa monótono (com rara exceção para "Boulevard of Broken Dreams" do American Idiot).


Vale lembrar que antes disso, eles lançaram uma versão de "The Saints Are Coming" dos Skids (com introdução de "The House of Rising Sun" do The Animals) juntamente com o U2, para caridade - e uma maneira de fazer caridade com o U2 também, diga-se de passagem. Enfim, podem continuar ouvindo o Green Day, eles vão continuar bons - pelo menos na medida do possível. Desde que continuem mantendo seu Rock no nível e evitando ajudar bandas dos anos 80 que caminham para a decadência.