segunda-feira, 4 de março de 2013

AMR - Harlem Shake (Baauer)

Análise: Primeiro single do DJ e produtor Baauer. Lançado em Maio de 2012, alcançou #1US e #1UK.




Sou muito mais o "Harlem Shuffle" a la Rolling Stones!

———————————————–

"Do The Harlem Shake". Acho que tem gente aí que deve e muito a falta de tempo, ócio e idiotice de terceiros. Antes de mais nada, um pequeno relatório a respeito do single em questão. "Harlem Shake" foi lançada em meados de 2012 como download gratuito pelo selo Jeffree, da gravadora Mad Decent (gravadora esta que ajudou, infelizmente, a disseminar o grotesco e depressivo Funk Carioca pelo mundo). O projeto tem seu nome baseado em uma dança de mesmo nome e usa samples de "Miller Time" do grupo de rap Plastic Little. A single só começou a ser de fato vendido agora em fevereiro, quando explodiu na rede como um meme.

Mas como assim, meme? Bem, basicamente, cinco adolescentes australianos fizeram um vídeo em que usavam uma parte da música. Quatro estão num quarto cuidando de suas vidas, enquanto o quinto (usando um capacete!) começa a realizar uma coreografia constrangedora ao som da música. Então, do nada, todos eles, embalados por aquele som, começam a dançar convulsivamente. (O que me faz pensar qual o tipo de droga está em alta no momento lá na Austrália.)

Até os Simpsons!

Poderia ser um mero devaneio divertido de gente ociosa, mas a repercussão foi imensa. Além do vídeo ter quase 20 milhões de acessos no Youtube, milhares (sim, milhares!) de outros vídeos na mesma linha fora feitos. No total, cerca de 40 mil versões do meme foram produzidas! E é por isso que eu disse a frase que iniciou o parágrafo anterior. Nesta brincadeira, o single gratuito produzido pelo Baauer acabou tornado se um sucesso. Inclusive, uma rapper americana chamada Azealia Banks ardilosamente lançou uma versão própria soltando sua verborreia e acabou brigando com o autor.

Musicalmente falando, não passa de um som habitual, homogêneo para os frequentadores de baladas Trance e coisas do tipo. Quem está acostumado com coisas como Skrillex não vai ter dificuldades em digerir esta música. Resumido, o mérito musical é nulo, mas serviu como diversão pra muita gente, como é possível reparar. Enquanto meme, este é o sucessor de "Gangnam Style". Agora nos resta ver o que estará no caminho...


Meme: