domingo, 21 de outubro de 2012

AMR - Losing You (Solange Knowles)

Análise: Último single da Solange Knowles, irmã da Beyoncé. Lançado agora no começo de Outubro.


Beyoncé + Vassoura = ...

———————————————–

Obviamente e até inevitavelmente, quando vamos fazer de um artista que tem um irmão famoso ou mais sucedido, as comparações fazem-se obrigatórias. Afinal, o referencial mais próximo do dito artista é sua fatia mais famosa e talvez mais talentosa da família, do qual o mundo tem um conhecimento mais amplo - mesmo sem querer. Foi assim com Janet Jackson sendo comparada com seu irmão Michael, por exemplo. No caso da Janet, ela conseguiu se desvencilhar dos laços artísticos que a ligavam intrinsecamente com a música de seu irmão e mostrar originalidade e sucesso com as próprias pernas (acho que em ambos os sentidos, inclusive).

Dito isso, esperamos sem grandes surpresas comparações entre Solange e Beyoncé. Honestamente, eu sequer sabia que Solange tinha uma carreira. Sempre imaginei que seria algo do tipo as carreiras solo de Marlon, Randy e Jackie (três dos irmãos Jackson - ex-Jackson Five): simplesmente inexpressivas e esquecíveis. Você já ouviu falar de Kylie Minogue, mas já ouviu falar de Dannii Minogue?


Bem, pode ser surpreendente, mas Solange conseguiu fazer uma faixa muito interessante, coisa que sua irmã anda fazendo de temporada em temporada (mais especificamente desde Abril de 2011, com "Run the World (Girls)"). Com uma batida e clima muito bons, que em alguns pouquíssimos momentos me fizeram lembrar Janelle Monáe. Aliás, a voz de Solange é até que bem distinta da voz da sua irmã famosa - alguns esperariam algo semelhante, mas temos que lembrar que Michael e Jermaine Jackson tinham vozes bem diferentes.

Apesar de interessante e diferenciado, temos uma simplicidade em excesso. Coisa que combina com uma carreira reincidente (as duas tentativas de Solange em lançamento de álbuns, em 2003 e 2008, geraram menos de 400 mil cópias vendidas), mas que tem que ser ajustada sem falta conforme desenvolve-se. Um começo relativamente tímido, mas que pode mostrar um caminho promissor, e uma boa alternativa para quem cansou da carreira solo da Beyoncé.