sábado, 1 de dezembro de 2012

AMR - Somebody That I Used to Know (Gotye)

Análise: Segundo single do álbum Making Mirrors, do cantor Gotye. Lançado em Julho de 2011, alcançou #1US e #1UK.




Escolha o pior: Gotye ou Wouter?

———————————————–


Não sei ao certo se esta canção chegou a receber algum destaque nos veículos comuns aqui no Brasil. Rádios do gênero, as detestáveis trilhas-sonoras de novelas igualmente detestáveis, dentre outros. Agora, se esta que é a canção mais memorável e popular parece-me não muito difundida, o que dizer do próprio artista, Gotye?

Então, aí vai um pouco dele: Wouter De Backer (??) nasceu em 1980 na Bélgica e anos depois se mudou para a Austrália, onde iniciou sua carreira musical. É membro fundador da banda The Basics (juntamente com o baixista Kris Schroeder) em 2002, onde toca bateria. Seu primeiro álbum solo saiu em 2003, com produção e letras próprias.


Sendo o segundo single do álbum (o primeiro foi "Eyes Wide Open"), "Somebody That I Used to Know", foi produzida e escrita pelo Gotye, assim como todo o material por ele interpretado. Porém, é preciso deixar bem claro que a melodia principal na qual a canção se baseia é na verdade um sample, mas precisamente da canção "Seville", de Luiz Bonfá (um compositor carioca). E como sempre gosto de frisar nestes casos, grande parte do méerito é desviada do artista para o produto em questão. Podemos atribuir pontos positivos ao Gotye pela canção certa escolhida para o sample e sua voz, que é acima da média e que lembra bastante a voz do Sting, do The Police.

Destaque para a participação excepcional da cantora Kimbra, que fez uma excelente contra parte no single.

No final das contas a canção está acima da média, feito que pode ser considerado memorável para os dias de hoje. Inclusive mostrando que samples podem ser bem feitos, ao contrário do que demostram "artistas" como Latino. Mas isto já é uma outra história - nada empolgante por sinal...