segunda-feira, 1 de abril de 2013

AMR - 90's Jukebox 11

Artista: C+C Music Factory
Origem: Estados Unidos da América
Hits: "Gonna Make You Sweat (Everybody Dance Now)", "Here We Go (Let's Rock & Roll)", "Things That Make You Go Hmmm..."
Hit da Jukebox: "Gonna Make You Sweat (Everybody Dance Now)" (1990, #1US - #3UK)




——————————————

Os anos 90 foram marcados por muitos hits específicos. Alguns acordes, toques, batidas são o suficientes para te fazer atravessar um túnel do tempo em direção aos tempos do Cruzado/Real, Backstreet Boys, e outras coisas bizarras (de É o Tchan! pra baixo). Tirando este lapso bizarro, foi uma década interessante para a música em certos aspectos. No Brasil, bandas como Skank eram criadas, na Inglaterra, os pretensiosos e arrogantes irmãos Gallagher iniciavam o Oasis na Inglaterra, o Pearl Jam ajudava a popularizar o Grunge nos Estados Unidos. Enfim, coisas boas e ruins aconteciam paralelamente.

Deste período, existem riffs que me são totalmente característicos. A guitarra em "Black or White" de Michael Jackson, o piano de "(Everything I Do) I Do It for You" e o violão de "Have You Ever Really Loved a Woman?" de Bryan Adams, a melodia vocal da Corona em "The Rhythm of The Night". E um que com certeza está na cabeça do pessoa saído desta década é "Gonna Make You Sweat", do C+C Music Factory, mais conhecida como "Everybody Dance Now".




O grupo foi formado em 1989 por David Cole e Robert Clivillés. Após a morte de Cole em 1995, aos 32 anos de meningite, Clivillés encerrou o C + C em 1996, para retornar em 2010, colocando no lugar Eric Kupper. Cole e Clivillés também se firmaram como produtores, sendo responsáveis, dentre outras coisas, por "Make It Happen", da Mariah Carey.

Memorável single de sua época, este projeto foi um grande boom dos anos 90 na música dançante, alçando o grupo a uma posição muito alto - que, aliás, eles não conseguiram se manter por muito tempo. A canção alcançou primeiro lugar nos Estados Unidos apenas no ano seguinte ao seu lançamento, peregrinando entre hits românticos como "I Don't Wanna Cry" da Mariah Carey, "Rush Rush" da Paula Abdul, "When a Man Loves a Woman" do Michael Bolton e a já citada "(Everything I Do) I Do It for You".

Dificilmente alguém vá se recordar de outra canção feita pelo grupo. Alguns talvez ainda se recordem de "Things That Make You Go Hmmm..." e eu me recordo especialmente da bela "Take a Toke", uma balada romântica bem anos 90 e bem elaborada - uma das melohres do gênero na época, junto a "Wishing on a Star" das Cover Girls.