quarta-feira, 30 de junho de 2010

AMR - Acapella (Kelis)

Análise: Primeiro single do álbum Flesh Tone, da Kelis. Lançado agora em Fevereiro, alcançou #5UK.


Eu te conheço de algum lugar...


Ahh!

———————————————–

Já perdi a conta de quantos artistas estão saindo do Hip-Hop para adentrar o Electropop com o objetivo de ganhar uns trocados a mais. Claro que se compararmos ambos os estilos, veremos que não é um negócio apenas bom para o bolso, mas também uma evolução artística - é só ver o caso do The Black Eyed Peas, que depois que "mudou" do Hip-Hop pro Electro/Dance, ficou metade de 2009 no topo das paradas.

Kelis é a mais nova proprietária de seu novo Electropop. Mas, como sempre, nos confrontaremos com a pergunta clássica - aquela mesma feita para o The Black Eyed Peas - sobre essa mudança: a coisa toda melhorou ou piorou? Bem, considerando o fato de a Kelis ser a autora do pior Milkshake da história, fica óbvio que a mudança de estilo lhe fez bem. Mas isso não significa que ela tenha se tornado a salvação da música...


"Acapella" mostra alguma evolução vocal relevante de Kelis com relação a "Milkshake". Até parece que na segunda, Kelis realmente não estava se levando a sério, como se tivesse brincado com os amigos, desafiando: "quer apostar quanto que eu entro em um estúdio que gravo uma música chamada milkshake?". Pois em certos momentos da nova canção, Kelis faz algo próximo de cantar, sério.

A propósito: quem chama "Milkshake" de R&B tinha que ser trancafiado em alguma masmorra para sempre, tamanha heresia!


A produção de David Guetta ajudou na transição de estilos de Kelis, mas apesar de conseguir extrair algo diferente e até divertido dela, soa muito repetitivo e enjoado. Mais uma derrapada dessas e Guetta mostrará que é um produtor tão limitado quanto pode ser aquele tipo de DJ que chega na festa/evento, coloca um disco pra rodar e vai procurar o que fazer até a festa acabar. Oops...

O single seguinte, "4th of July (Fireworks)", é "musicalmente" superior. Talvez Guetta devesse tentar aprender algo com o produtor da faixa, o DJ Ammo - que foi co-produtor de "Your Love Is My Drug" da Kesha e que já trabalhou com artistas como Pitbull e Jordin Sparks.

Lembrem-se: Qualquer coisa é melhor do que tomar um milkshake da Kelis...