sábado, 3 de abril de 2010

AMR - Baby (Justin Bieber e Ludacris)


Primeiro single de My World 2.0, Baby está estourando nas paradas, conseguindo, até agora, #5US e #3UK - além de estar arrebentando o coração de muitas garotinhas por aí...



Seria Baby uma auto-referência?

A canção trata da primeira paixonite do interlocutor e o conseguinte primeiro chute na bunda. Como de praxe, Justin vai tentar reconquistar a amada com toda sua masculinidade latente....cof cof. De autoria do próprio cantor e alguns produtores anexos, os versos são simples, mas passam a mensagem que se quer. Na verdade, os versos são tão simples que a letra não merece muito destaque - ela só entrou aqui para Bieber simplesmente não ficar no "Baby baby ohhhh" a música inteira. Lembra-se daqueles poemas que você escrevia na 4ª série para a aula de artes? É o que mais se aproxima da canção em questão :

You know you love me, I know you care
Just shout whenever, and I'll be there
You want my love, you want my heart
And we will never ever ever be apart

Mas o mais interessante não fica por conta da sensação adolescente : a canção entrará na história por ser a primeira a conter um rap que não fala sobre drogas, sexo, violência, dinheiro ou quão maravilhoso é o rapper em questão. É até engraçado : a impressão que passa é que um ex-detento está fazendo Ikebana para aprender a controlar a raiva. Mesmo com esse milagre, Ludacris entrega versos tão medíocres quanto os de Bieber, só que sem utilizar "you" tantas vezes.

Baby é uptempo e pop, mas ganha um toque mais urbano com o rap e a batida enérgica. A bela voz de Justin mostra-se muito limpa aqui e é ela que dá algum tipo de valor à canção. A participação de Luda é apenas adequada, do tipo que você não sentiria falta se não estivesse lá.

"Clichê" é uma boa palavra para definir a canção. Podemos compará-la com a maioria dos funcionários públicos : ela chega, faz o mínimo necessário e vai embora exatamente no horário de saída. Mas o "mínimo necessário", no caso de Bieber, leva milhões de adolescentes ao delírio.

Jovens desesperados nunca é um bom sinal...

Videoclipe : passa-se numa pista de boliche, dentro de um shopping. Bieber e Avril Lavigne, além de canadenses, têm muito mais em comum do que imaginam! Como sempre, Justin está seguindo uma garota tentando reconquistá-la. Só tome cuidado com o seguinte : em muitas cenas, não há como saber quem é o Justin e quem é a garota.