terça-feira, 27 de outubro de 2009

AMR - 70’s Jukebox 1

Artista: Gilbert O'Sullivan (01/12/1946)
País de Origem: Irlanda
Estilo: Pop, Soul
Hits: "Alone Again (Naturally)", "Clair", "Get Down"
Hit da Jukebox: "Alone Again (Naturally)" (1972, #1US – #3UK)

———————————————–

Gilbert O'Sullivan é um músico irlandês que se mudou para a Inglaterra no início dos anos 60 com sua família. Durante esta época ele se matriculou numa escola de artes e aprender a tocar bateria. Instrumento do qual tocou por um breve período numa banda chamada Rick's Blues, de Rick Davies. Rick foi o fundador da banda Supertramp, que fez grande sucesso durante os anos 70. Aliás, Rick, que tocava bateria no início da carreira mas mudou para o piano, ensinou Gilbert a tocar ambos os instrumentos.

Gilbert conseguiu um contrato com CBS e nesta época surgiu seu nome artístico. Seu nome real é Raymond Edward O'Sullivan, e foi transformado em Gilbert O'Sullivan em referência aos músicos da era Vitoriana W. S. Gilbert e Arthur Sullivan. Após o fim do contrato com a CBS (após três singles sem destaque), ele assina com a MAM Records e entra nos anos 70 com consideráveis sucessos. "Clair" e "Get Down" são dois exemplos. Mas, com certeza, a mais tocante é "Alone Again (Naturally)".


A música tem um clima bem melancólico. Mas também não é pra menos: a letra se trta de um homem que foi largado no altar, questiona a existência de Deus, fala sobre a morte de seus pais e que quer o suicídio! A vida na Irlanda não deve ser fácil mesmo. Tudo bem que Gilbert O'Sullivan não deve ter nem metade da metade da fama de outros artistas do mesmo país como o U2. Mas quem disse que fama é tudo? Muitos excelentes músicos morrem no anonimato - como Eric Clapton já enfatizou certa vez. E a notoriedade de O'Sullivan infelizmente não é lá muito grande.

A introspectividade da música desperta uma tristeza genuína, como de quem realmente trata a música como algo mais que um mero trabalho, trata como arte. Um grande trabalho. A canção foi escrita e produzida pelo próprio O’Sullivan.