domingo, 29 de março de 2009

AMR - Amor e Sexo (Rita Lee)

23/12/2010 - Seguindo a lógica de aperfeiçoamento (conceito) dos artigos AMR (Análise Musical Rápida), este artigo será substituído por outro dentro do atual contexto. Para ler o texto original, clique aqui.

Análise: Single do álbum Balacobaco, da cantora Rita Lee. Lançado no final do ano de 2003.


Acho que essa é a letra mais fácil da Terra... não?

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A titia Rita Lee mostrou que, com seus 61 anos de idade, caminhando para a terceira idade, ainda consegue cantar sem problemas ou imperfeições gritantes (pelo menos isso em estúdio). Porém, apesar de ainda se mostrar em forma e o álbum Balacobaco ter vendido mais de meio milhão de cópias, ele acabou sendo seu último trabalho em estúdio (o álbum é de 2003). Talvez ela não tenha mais nada a dizer, mas isso não é desculpa, pois existe muita gente que pode dizer por ela (escrever para ela) e um novo trabalho simplesmente florescer (Stevie Wonder de um grande exemplo com seu último álbum, A Time to Love de 2005 - que neste caso, teve as letras e canções escritas e produzidas por ele mesmo).

Após o lançamento de Balacobaco, temos ainda um disco ao-vivo e show em Dvd Rita Lee MTV Ao Vivo, de 2004 e um disco ao-vivo e show em Dvd Rita Lee Multishow Ao Vivo, de 2009. Apesar de serem apenas dois lançamentos no período de 7 anos, dá pra ver que Rita ainda está minimamente ativa. Fora este projetos, uma coletânea, Rita Lee Hits, foi lançada em 2005. E Rita acabou não aceitando o convite de seus antigos colegas de banda, Os Mutantes, para se juntar a eles num revival dos velhos tempos alegando conflito de agenda (a cantora Zélia Duncan foi convidade para substituí-la).


Agora, sobre o single "Amor e Sexo": é uma canção nacional de fácil apelo comercial que engloba um assunto igualmente fácil (apesar de controverso em alguns momentos). O fundo musical tranquilo com base em violão e a voz ainda fluente de Rita são um cartão de visitas e tanto para as rádios FM do gênero. Porém, a letra realmente não é lá essas coisas. Partes como "O amor nos torna patéticos/sexo é uma selva de epiléticos" são realmente dispensáveis e constrangedoras. Não sei se foi Rita, seu marido e produtor Roberto de Carvalho ou se o jornalista e diretor de cinema Arnaldo Jabor o responsável por esta linha, mas seja lá quem for não estava muito interessado em fazer força para escrever algo realmente contundente poeticamente falando.

Após isso, só posso pensar que o que a tia Rita fez de interessante mesmo foi o álbum Aqui, Ali, em Qualquer Lugar, que é uma releitura dos clássicos dos Beatles. A sua versão de "If I Fell" até que é bem bonitinha - se bem que está uma canção tão fácil de ser bonita que não é exatamente um mérito - até mesmo Adam Levine do Maroon 5 a gravou!

AMR - The Woman In Me (Needs the Man In You) (Shania Twain)

"The Woman In Me (Needs The Man In You)" é canção da famosa cantora de crossover country/pop (sem piadinhas de orgãos genitais, por favor) Shania Twain.


O título é um bom jogo de palavras. Mas o “bom” termina por aí. Com exceção do refrão, que é grandioso, o resto da música é extremamente chato. O que me deixa muito irritada, aliás; se os versos tivessem sido trabalhados de uma outra maneira, aposto que essa música seria considerada um clássico hoje em dia. O pior de tudo é que ela dá nome ao álbum do qual saiu : The Woman In Me. E nesse tipo de CD, a música de mesmo nome é a que sempre vou escutar primeiro. Péssima impressão, desculpa Xanáia (ops).

Vídeo : um atrativo a mais – Shania desfila todo seu “talento” pelas ruas de Cairo e pelo rio Nilo.

Vídeo 2 : pra quem quiser ouvir só o refrão, começa em 01:06

AMR - Apologize (OneRepublic & Timbaland)

23/12/2010 - Como meu conceito básico de uma AMR (Análise Musical Rápida) mudou radicalmente com o desenvolver do blog, vou substituir o texto original desta AMR por uma análise do single "Apologize", do OneRepublic com a participação de Timbaland. Se quiser dar uma olhada no material original clique aqui.

Análise: Primeiro single do álbum Dreaming Out Loud, da banda estreante OneRepublic. Lançado em Novembro de 2007, alcançou #2US e #3UK. Há também um remix feito pelo rapper Timbaland que também será analisado em seguida.


É melhor se desculparem mesmo por chamarem o Timbaland!

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A banda OneRepublic faz um som mais alternativo sendo uma espécie de Fall Out Boy ou Panic at The Disco sem o teor de veadagem e/ou fator Emo (que se formos analisar, já nem existe mais - foram substituídos pelas bandas coloridas que tocam o malfadado Happy Rock!). O som destas três bandas são bem legais, porém o OneRepublic (do vocalista Ryan Tedder, que já aprontou das suas) tem a cereja do bolo: canção de clima melancólico e intimista "Apologize".

A canção em questão foi produzida por Greg Wells (produtor renomado que foi responsável pelos singles "Waking Up in Vegas" e "Ur So Gay" da Katy Perry, "Grace Kelly" do cantor Mika e teve participação no álbum Let's Talk About Love da Celine Dion), e tem um clima envolvente, explorando bem cada instrumento da banda, desde a guitarra triste de Zach Filkins até o piano atraente de Tedder. Possivelmente prestando bem atenção no trabalho de Wells que Ryan Tedder tenha decidido se dedicar ao ofício de produtor musical, englobando tanto os trabalhos de sua banda quanto de outros artistas (incluíndo, além de Beyoncé e Kelly Clarkson, Jennifer Lopez).


Outra faceta que surgiu desta canção e que a arremessou para o céu do mainstream foi o remix feito pelo rapper Timbaland. O rapper estava lançando seu álbum Shock Value e incluiu este remix no seu trabalho. Analisando friamente o remix, podemos ver lados bons e ruins da coisa e julgar se a participação especial foi realmente especial ou apenas mais um golpe para erguer mais ainda o ego dele. Pensando bem, já imaginaram se, no lugar dele, fosse o Kanye West? O single teria saído no álbum dos caras mas creditado como "Kanye West featuring five white guys"...

A base musical foi mantida, com mínimos retoques; os vocais de Ryan ficaram muito superiores no remix, com uma atenção maior e melhor nesta parte da produção; o solo de guitarra foi substituído apenas pelo fundo musical corrente e, por último, os irritantes e insistentes gritos do Timbaland que tanto reclamei tempos atrás. Sua participação, no final das contas, foi basicamente melhorar o trabalho vocal por parte de Tedder, tirar um solo de guitarra que estava simplesmente no lugar certo e ficar adicionando berros sem sentido.


Na minha opinião não foi uma participação muito construtiva. Mas deu certo, tanto que "Apologize" teve mais de 10 milhões de downloads - a canção recorde na categoria. A banda de Tedder chegou ao estrelado e lançou singles mais modestos como "Stop and Stare". Resta esperar mais um pouco e ver se a banda pode sobreviver sem berros de um rapper no fundo de uma canção que já era tecnicamente ótima.

Versão original do OneRepublic:


Versão remix com Timbaland: