sexta-feira, 19 de novembro de 2010

AMR - Yeah 3× (Chris Brown)


Análise: Primeiro single do álbum
F.A.M.E. de Chris Brown. Lançado em Outubro, alcançou #33US.


É mais ou menos essa a reação que o indivíduo tem depois de ouvir essa porra...

——————————————

Chris Brown tem tido tempos maravilhosos ultimamente. Bateu na Rihanna - ato que por si só já mostra o quão esperto e inteligente é o cara - e lançou um álbum tão ruim que além de a gravadora cancelar os singles programados (apenas "I Can Transform Ya" e "Crawl" foram lançados), não conseguiu enganar nem os manés que ouvem sua música. Brown (ou seus empresários, pois não acho que ele deva pensar muito, não é?) então resolveu que ele devia dar uma repaginada na sua carreira e mudar um pouco. Mas se formos basear isso em "Yeah 3x", tudo o que posso dizer é que minha opinião de que Brown é um dos piores artistas já surgido nos últimos tempos estava certa.


Vamos analisar. Chris Brown nunca foi lá muito criativo em seus projetos (sua suposta homenagem ao vídeo-clipe de "Thriller", seu "Wall to Wall", por exemplo), mas aqui podemos ver, digamos, referências de várias maneiras: o título do álbum é F.A.M.E., que nos lembra o título do álbum de estréia da Lady Gaga, The Fame. O título do novo single, "Yeah 3x", nos lembra o single "Yeah", do Usher (inclusive o estilo música é um pouquinho semelhante). Assim como a Madonna resolveu se entregar de vez ao lado comercial da música e lançar apenas músicas dançantes descartáveis depois do fracasso de seu álbum mais pessoal American Life, Brown também resolveu fazer o mesmo depois que Graffiti deu vexame. Também é semelhante esta atitude com a do Black Eyed Peas - artistas do Hip-Hop que migraram para algo mais Dance. E vendo o novo vídeo-clipe (e os antigos também), apenas vemos um cover mal-feito de Michael Jackson que mais parece um professor de aeróbica espevitado - e quem viu tamanho exagero de Brown na interpretação de "Thriller", do Rei do Pop, sabe do que estou falando.


Em resumo, nada do que Brown faz é original, logo não é digno de análise mais qualitativa. Se o que ele faz já foi feito e visto várias outras vezes, então qual é o atrativo? Sua voz não é grande coisa, longe disso. Ele sabe dançar, isso é fato. Mas como todo mundo fica besta de ver gente como Justin Timberlake fazer dois ou três passinhos, não é difícil para Brown se destacar. No final das contas, Chris Brown tem aquele gosto de chiclete mascado.

Sobre "Yeah 3x", é mais uma canção que segue a onda da massa criativa musical atual. Ou seja, uma bola de neve, algo bem homogêneo que só impressiona e agrada mesmo os nada exigentes. O produtor da faixa, o DJ Frank E (que tem no seu currículo projetos como "Right Round" do Flo Rida e a horrível "Good Morning" do Chamillionaire) tentou dar seu jeito pra transformar Chris no mais novo sucesso do Dance. Mas apenas o que conseguiu foi uma posição nas paradas pior do que "I Can Transform Ya" (que pelo menos pegou um #20US)!!

E enquanto isso, Rihanna está brilhando mais do que nunca - e aprendendo a cantar, enquanto isso. Tá na hora do Brown ir procurar algum lugar pra se benzer - ou seria esta a sorte dos caras que batem em mulher? Bem feito...