segunda-feira, 18 de março de 2013

Prós/Contras Divas 6 (parte 4): Madonna

Leia também: AMR - Celebration (Madonna)
Prós/Contras Divas 6 (parte 1): Madonna 
Prós/Contras Divas 6 (parte 2): Madonna
Prós/Contras Divas 6 (parte 3): Madonna
AMR - Coincidências 5
AMR - Give Me All Your Luvin' (Madonna)



Níveis

1 - Obra-Prima
2 - Muito Bom
3 - Bom
4 - Aceitável
5 - Ruim
6 - Créeuu

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Prós/Contras Edição Extra!

E chegamos ao fim da busca desenfreada pelos arquivos musicais da Madonna. E para encerrar, deixei nesta parte as canções que Madonna utilizou em trilhas de filmes, coletâneas, álbuns remix, etc...


Crazy for you... crazy...

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Crazy for You (Nível 4: Aceitável)



Este é um single que, definitivamente, tem a cara dos anos 80. Pena que este atributo lhe é associado pelo fato de ser uma canção datada, com um gosto meio sintético. E olha que esta foi uma versão escolhida em detrimento de outra - ou seja, a outra versão seria tecnicamente inferior e quase fez com que este single não fosse utilizado na trilha do filme Vision Quest (conhecido no Brasil como Em Busca da Vitória).

A Warner nem queria o lançamento do single, temendo que o mesmo pudesse desviar o foco do público do trabalho atual, Like a Virgin. No final das contas, a gravadora permitiu e "Crazy for You" conseguiu espantosos #1US e #2UK. E no final das contas, ambos os projetos se saíram bem, mostrando que a gravadora não entendia lá muito bem do que estava lidando. Talvez, nem a própria Madonna.

Ótimos #1US e #2UK.

Link da canção: http://www.youtube.com/watch?v=DHutZXREZ0E

Who's That Girl (Nível 4: Aceitável)


Feita para o filme Who's That Girl (Quem é Essa Garota? no Brasil), de 1985, a canção começa com um clima sintético e datada, típico dos anos 80 - marcando, definitivamente, uma fase da carreira da Madonna onde as produções eram realmente temporais: as características intrínsecas da década impregnavam bem os projetos. Em resumo podemos dizer que este é mais um caso onde temos uma canção bem anos 80. E digo isso de uma maneira um tanto pejorativa  O trabalho na produção feito pela própria Madonna, e mais uma vez, Patrick Leonard, deixou a desejar.

Complicado pensar que, em um ano bem interessante para a música como foi 1987, um projeto tão simplista tenha conquistado tanto destaque. Pode parecer muita implicância desta parte, mas realmente não dá para ver grandes atributos neste single. Tirando os apaixonados inveterados pela década, se você procura algo mais bem trabalhado e com melhores quesitos, não vai encontrar isso aqui. Se você gosta de filmes mais descompromissados e dos anos 80, tentem ver o filme do qual esta trilha pertence.

As colocações nas paradas? Acreditem: #1US e #1UK...


Causing a Commotion (Nível 4: Aceitável)


Temos aqui em "Causing a Commotion", canção que também pertence ao filme Who's That Girl, uma espécie de continuação, uma irmã do single "Who's That Girl", no sentido de continuar a usar aquele clima e características oitentistas. Desta vez, tendo na produção Stephen Bray no lugar de Patrick Leonard. O que, na minha opinião, não parece ter mudado lá muita coisa no resultado. Parece até que os dois estavam se revezando na mesa de som e quem esteve lá por último acabou tendo o nome atribuído ao projeto.

A canção foi inspirada na relação combalida e polêmica da Madonna com seu ex-marido, o ator Sean Penn. Sim, eles foram casados (e pelo que foi noticiado, Penn é do tipo Netinho de Paula, se é que me entendem). Este casamento é mais ou menos como casar o Edward Norton com a Cindy Lauper. Enfim... 

Tratando-se da música em si, a Madonna já produziu coisa de menos mérito e qualidade. O que temos aqui é um exemplo sem grandes inovações da música oitentista. Ao menos os músicos tentaram desempenhar bem seu trabalho e houve um resultado satisfatório. Claro que isso não é o bastante...

#2US e #4UK nas paradas.

Link para a canção: http://www.youtube.com/watch?v=3WQCLAwM5jA


Spotlight (Nível 4: Aceitável)


Single escrito pela Madonna com Curtis Hudson e Stephen Bray e produzido pelo Bray, "Spotlight" foi gravada originalmente nas sessões de gravação do álbum True Blue. Madonna acabou decidindo deixar este projeto de lado na época por achar semelhanças demais com o single "Holiday". Porém, apesar da distancia de dois anos entre os lançamentos, isso não impediu que a estrutura original da canção fosse alterada antes de ser lançada. Assim, a canção foi remixada pelo Shep Pettibone, sendo auxiliado pelo produtor original da canção, John Benitez. O single faz parte do álbum de remixes You Can Dance.

A inspiração para este projeto veio do passado. Mais especificamente de 1970: a canção "Everybody Is a Star", da banda Sly and the Family Stone, banda de Soul psicodélica que flertava com o Funk. Embora eu não consiga compreender, traçar qualquer paralelo entre os dois projetos.

"Spotlight" é uma canção bem dançante. Porém soa extremamente datada, nos remetendo ao que se te de mais sintético nos anos 80. Mas serve bem para cumprir seu papel, que é fazer dançar...

Link para a canção: http://www.youtube.com/watch?v=pPyqg5RO1Uw

Vogue (Nível 3: Bom)



"Vogue". Foi assim que Madonna iniciou os anos 90. Após o lançamento de "Keep It Together", Madonna foi trabalhar com um produtor chamado Shep Pettibone (que já trabalhou com artistas como Pet Shop Boys e Janet Jackson) para trabalharem num novo projeto. E assim nasceu "Vogue", uma canção baseada num estilo de dança moderna do mesmo nome - estilo este que foi ajudado (e muito) pela Madonna em sua popularização.

A entrada da Madonna nos anos 90 com este single pode ser considerada muito bem sucedida. Esta canção tem realmente a cara do que foi muita coisa nesta década. Um tipo de Dance sem sintetizadores enjoativos e com vocais sem maneirismos tolos. Iniciando a jornada de exploração da sensualidade da Madonna na nova década.

Porém, é preciso que se diga que "Vogue" pode ter seus interesses, - e um deles é justamente deixar muitas das superficialidades dos trabalhos da Madonna para trás - mas também ainda não é um dos seus melhores trabalhos. No final das contas, este single é do tipo que poderia ir para uma coletânea qualquer de Dance junto com canções como "What Is Love" do Hadaway ou "The Rhythm of the Night" do grupo de Eurodance, Corona (da brasileira Olga Souza). Em resumo: não que tudo isso seja material de quinta, longe disso. Mas que é de uma certa maneira descartável...

#1US e #1UK bem sucedidos.

Link para a canção: http://www.youtube.com/watch?v=GuJQSAiODqI


Hanky Panky (Nível 2: Muito Bom)


"Hanky Panky" (assim como o álbum todo) foi produzido para a trilha sonora do filme Dick Tracy. Interessante, um álbum de trilha sonora ser produzido e interpretado pela Madonna.  Escrita e produzida por Madonna e Patrick Leonard, o single ficou conhecido por sua letra, que continham linhas que diziam coisas como "nada como uma boa surra". Que sutil!

Além de ter feito a trilha sonora do filme, este é mais um caso em que Madonna também atua no próprio filme. Aliás, ela teve um caso com o famoso ator Warren Beatty, que interpretou Dick Tracy. A relação durou só até o final daquele ano. Talvez ele não tenha batido com força o bastante, vai saber...

Nesta canção, temos uma das melhores atuações vocais dela. Quase não há nenhuma detecção de fragilidade que é frequentemente localizada em várias e várias músicas. Fora que o clima um tanto quanto cabaré é muito divertido e foi bem acertado por Madonna e Leonard. Madonna só performou a canção Blond Ambition World Tour em 1990 e na Re-Invention World Tour em 2004. O vídeo-clipe da canção foi tirado da representação ao vivo na primeira turnê citada.

Nos charts, #10US e #2UK.

Link para a canção: http://www.youtube.com/watch?v=rP_uWMX09zM

Justify My Love (Nível 5: Ruim)



Single integrante do álbum The Immaculate Collection, sua letra de "Justify My Love" foi escrita por gente diferente do habitual. Na composição, além da própria Madonna, participaram Ingrid Chavez, cantora e compositora de descendência mexicana, e o famoso guitarrista do Rock Lenny Kravitz. Fora que Kravitz divide a produção do single com André Betts. Um problema surgido na época é que Chavez não chegou a ser creditada como co-autora e teve que entrar na justiça para conseguir o crédito. Mas não pensem que Chavez e Kravitz sentaram juntos para escrever. Na verdade, Lenny se baseou (ou podemos dizer que se apropriou, sei lá) em um poema escrito por Ingrid para este trabalho.

Não satisfeito com isto, Kravitz ainda por cima utilizou, sem consentimento , a introdução da música "Security of the First World" do grupo de Hip-Hop Public Enemy. Podemos concluir que, em termos criativos, Lenny não estava lá muito bem das pernas. Falando nisso. o Enigma, projeto musical capitaneado por Michael Cretu, utilizou esta canção em um remix de "Mea Culpa (Part II)".

No final das contas, este single parece uma versão inicial de "Erotica". Aliás, as duas são tão parecidas que esta deveria ser algo do tipo "Erotica Part 1". É Madonna mais falando do que cantando, sendo que isso poderia ser uma vantagem. Infelizmente acaba tornando o projeto chato e pedante. "Erotica" conseguiu ser melhor que isso.

Link para a canção: http://www.youtube.com/watch?v=Np_Y740aReI

Injustificados #1US e #2UK.

This Used to Be My Playground (Nível 3: Bom)


Este single foi tema do filme Uma Equipe Muito Especial, do qual a Madonna também participa atuando. E apesar disto, a canção não faz parte da trilha-sonora oficial do filme. A canção foi concebida durantes os estágios finais de gravações do álbum Erotica. A letra foi escrita em mais uma colaboração entre Madonna e Pettibone. Inclusive, a canção rendeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Canção Original. Fora que chegou ao primeiro lugar nas paradas dos Estados Unidos. Nada mal para um mero single feito para um filme. Mesmo com todo o sucesso que este single fez, Madonna nunca fez nenhuma performance ao-vivo dela.

É uma balada da qual você dá de cara frequentemente em rádios FM do tipo. Porém, é do tipo que você só fica contente de encontrar tocando quando a programação da rádio está deixando a desejar. Mas no geral, tanto a música quanto a atuação vocal da Madonna não comprometem. Dá pra ouvir sem risco de pegar no sono.

#1US e #3UK...


I'll Remember (Nível 4: Aceitável)


Canção utilizada no filme Com Mérito, estrelando Brendan Fraser e Joe Pesci, "I'll Remember" saiu tempos depois do álbum Erotica. Com a péssima aceitação dos projetos da época (o próprio Erotica, o livro Sex e o filme Corpo em Evidência), Madonna tentou dar uma reinventada e se saiu com este projeto. A ideia de ter a canção da Madonna na trilha-sonora do filme foi por perceberam que todos as trilhas que continham suas canções havia sido bem sucedidas. A canção tem Madonna e Patrick Leonard na produção. Madonna recorreu a Leonard para fazer algo diferente e teve êxito.

A canção tem um toque bem anos 80, também podendo ser confundida com playlist de rádio FM, embora eu não tenha tanta certeza de que esta canção seja lembrada nos dias de hoje. Não é pretensiosa nem pomposa, porém falta um sal (ou uma pimenta, excessivamente utilizada na época do supracitado Erotica), e acaba ficando atrás de "This Used to Be My Playground".

#2US e #7UK na Billboard.

Link para a canção: http://www.youtube.com/watch?v=wUefFs8V-dY

You'll See (Nível 2: Muito Boa)



Canção feita para o álbum de baladas Something to Remember, "You'll See" foi escrita e produzida por Madonna e, vejam só, o mestre David Foster. O objetivo da canção (bem como o álbum todo) era de suavizar a combalida imagem da Madonna após tantos projetos errôneos e malsucedidos. Dentre as escolhas equivocadas, até mesmo um documentário mostrando bastidores de uma turnê foi feito, com o esdrúxulo título nacional Na Cama com Madonna.

A presença de David Foster se justifica aqui. Esta canção está, sem dúvidas, no top 3 de canções da Madonna. É uma das melhores baladas de seu repertório e possivelmente da época (meados dos anos 90). Com um leve clima latino, canção levada por cordas e violão, com um clima cadenciado e melancólico, Madonna e Foster conseguiram ir bem longe, fazendo um marco na carreira de Madonna, e mais um grande trabalho no currículo de Foster.

#6US e #5UK, que poderiam ser bem mais...


Love Don't Live Here Anymore (Nível 2: Muito Bom)


Primeiramente, é preciso que se diga que este single na verdade é uma versão cover. No caso, da banda de Soul e R&B dos anos 70 Rose Royce. E como eu sempre digo: nestes casos o mérito (se existir algum) acaba sendo dividido, diluído. Mas para a satisfação de alguns, a canção foi produzida pelo Nile Rodgers na versão original, e por David Reitzas (engenheiro de som com considerável currículo no show business) na versão remix.


A canção foi parar na coletânea Something to Remember. Aliás, a ideia de Madonna cantar uma versão cover do Rose Royce surgiu de Michael Ostin, um dos cabeças da Warner Bros. Records. E o projeto foi gravado para o álbum Like a Virgin, mas só foi lançado em single na época no Japão (ano de 1986). Para a promoção da coletânea, o single foi lançado em 1996. Não foi muito bem sucedido nas paradas, alcançando apenas #78 nas paradas do Tio Sam.

A primeira versão tinha uma interessante carga melodramática, exatamente como a letra exige. De uma forma diferente da versão original dos anos 70, mas ainda sim bem adequada. A versão concebida por Reitzas mantém o teor dramática, adicionando algo mais pomposo, sem comprometer ou deixar a coisa chata. Pelo contrário: mantem o que tem de bom e melhora os aspectos que precisavam de um impulso. É uma versão que pode ser posta ao lado da original sem problemas.

Longinquos #78US...

Link para a canção: http://www.youtube.com/watch?v=SovlEpSvhDw

Don't Cry for Me Argentina (Nível 2: Muito Bom)


A versão original desta canção foi lançada em 1977, criada por Andrew Lloyd Webber e Tim Rice para o musical Evita. E a ocasião que levou Madonna a cantar esta música é simples e pertinente: Madonna foi escalada para viver Eva Péron no cinema. A atuação lhe rendeu até mesmo um Globo de Ouro (de fato seu maior trabalho no cinema, e possivelmente o único). Posso me arriscar a dizer que o papel deu tão certo para ela porque a arrogância argentina bateu perfeitamente com a dela. Mas isso é outro assunto...

A produção desta versão envolveu um porrada de gente, sendo a mais relevante o próprio Andrew Lloyd Webber. Mas ao menos tanto esforço valeu a pena. Esta é com certeza uma das melhores atuações vocais da Madonna. Dentro de seus limites, ela trabalhou bem e conseguiu ótimos resultados. Posteriormente foi produzido um remix desta versão e Madonna ajudou na produção. O que virou? Bem, aqui está...

#8US e #3UK...

Link da Canção: http://www.youtube.com/watch?v=mxjl_2a-gFM

Beautiful Stranger (Nível 3: Bom)


Esta canção foi feita para um filme de comédia, no caso, Austin Powers - O Agente "Bond" Cama. Inclusive, com um Grammy de Melhor Canção Escrita Filme, Televisão ou Outra Mídia Visual (seja lá o que esta última signifique). E é uma canção que tem coincidências muito suspeitas com relação a canções como "She Come In Colours" da banda Love e "Light My Fire" do The Doors. Na produção, Madonna e William Orbit - sabemos quem podemos culpar neste caso...

No geral, não é uma canção ruim. Não que merecia um Grammy (falando de um modo geral, sem comparar com concorrentes), mas é algo audível. Em alguns momentos, os vocais da Madonna se tornam monótonos, quase compromete. Mas é melhor que muita coisa que já foi feita por aím afinal. Embora seja incômoda a sensação de ouvir "Light My Fire" a qualquer momento na melodia.

#19US e #2UK nos charts...


American Pie (Nível 2: Muito Bom)



A história desta canção é antiga. Para os neófitos que pensam que este projeto é da Madonna, aqui vai uma pequena aula: "American Pie" foi composta no ano de 1971 pelo músico do Rock e Folk Don McLean. Foi primeiro lugar nos Estados Unidos por quatro semanas. A letra foi baseada no chamado "O Dia em Que a Música Morreu" (trágico acidente de avião que, em 1959, matou Buddy Holly, Ritchie Valens e The Big Bopper, três grandes nomes do Rock and Roll e Rockabilly) e as consequências para a música. A versão original da canção conta com 8 minutos e meio de gravação.

Madonna regravou o clássico para a trilha do filme Sobrou pra Você, um fracasso cinematográfico do qual a própria cantora participou (no papel principal). Apesar deste fato, o single foi muito bem aceito pelo mundo, não tanto nos Estados Unidos, mas primeiro lugar na Inglaterra. Madonna e William Orbit cuidaram da produção do projeto.

E a diferença na música não para apenas na transição do Rock para o Pop. Talvez com o objetivo de desvencilhar sua versão do tema original, a letra foi "picotada", sendo usados apenas o começo do primeiro verso, e o segundo e sexto versos foram utilizados nesta versão. Obviamente não seria utilizada a letra toda por questões comerciais (a versão do Don McLean foi dividida em duas partes de quatro minutos cada no lançamento em single).


E apesar de preferir a versão original, Madonna não fez feio com sua releitura Pop do clássico. Talvez tenha sido um pouco injustiçada na terra do Tio Sam, mas acabou conseguiu um até que merecido primeiro lugar na terra da rainha.

#29US e #1UK na terra da rainha...



Die Another Day (Nível 5: Ruim)


"Die Another Day" é uma canção tema de um dos filmes do agente secreto 007 (filme de mesmo nome). A canção precede "The World Is Not Enough" do Garbage e antecede a ótima "You Know My Name", do Chris Cornell. A canção foi escrita e produzida por Madonna e Mirwais Ahmadzaï, em mais uma contribuição ao espólio da cantora. Aliás, este single acabou sendo incluído no álbum seguinte dela, American Life e também na coletânea Celebration. O lançamento do single também marca vinte anos de Madonna na música. O single foi lançado 20 anos depois de "Everybody" (1982).

Elton John polemizou quando declarou que esta canção é a pior já utilizada em toda a franquia James Bond. Até mesmo o compositor da trilha sonora do filme, David Arnold (responsável pela trilha de filmes como Godzilla e Independence Day), não mostrou grande empolgação com o projeto. (Arnold trabalhou em quatro filmes da franquia.)

E apesar de não ter ouvido todos os temas feitos para os filmes da série 007, sou inclinado a concordar com Elton John. A canção não apresenta inventividade ou o clima ideal para o projeto. Até mesmo "Another Way to Die" com Jack White e Alicia Keys, projeto que ficou no meio do caminho, tinha um ar Bond. A impressão que dá é que Madonna queria "madonnizar" o filme - e não contente, ela ainda teve uma pequena participação no filme, remetendo ao vídeo-clipe da canção. De qualquer maneira, dispensável.

#8US e #3UK que poderiam não ser, nem de longe...

Link para a canção: http://www.youtube.com/watch?v=V_pCcBm400Y

E após muito tempo, muito tempo mesmo, finalmente encerro aqui esta longa jornada pelos singles da Madonna. Mais para frente, um novo tema nesta seção será decidido e iniciado. Aguarde...