sábado, 4 de fevereiro de 2012

AMR - 60's Jukebox 6


Artista: Simon Dupree and the Big Sound (1966 - 1969)
País de Origem: Inglaterra
Estilo: Rock, Pop Rock, Rock Psicodélico
Hits: "Thinking About My Life", "Broken Hearted Pirates", "I See The Light", "Kites"
Hit da Jukebox: "Kites" (1967, #8UK)



——————————————

O início da banda Simon Dupree and the Big Sound veio após algumas metamorfoses. Iniciaram carreira como os The Howling Wolves, uma homenagem ao músico do Blues Howlin' Wolf, depois mudaram para os The Road Runners (não, não é uma homenagem ao Papa-léguas). Os três principais membros eram os irmãos Shulman (Derek, Phil e Ray), talentosos multi-instrumentistas. A banda seguinte veio a ser a Simon Dupree, que contava com o baixista Peter O'Flaherty, o tecladista Eric Hine e o baterista Tony Ransley.

Após conseguirem um contrato, começaram a tentar a sorte com seus singles. Infelizmente, "I See The Light" não foi bem aceito e a banda tentou um caminho diferente e mais ousado, uma caminho já estava sendo sedimentado, o psicodelismo. E foi dentro deste clima que foi composta a canção "Kites", que conseguiu colocar a banda no top 10 da Inglaterra.


A canção de fato tem um clima diferente do que era feito na época e do que era explorado pela própria banda. É uma misto de balada romântica com os climas psicodélicos. Isso tudo pouco depois que o Pink Floyd lançou seu primeiro trabalho, The Piper at the Gates of Dawn, um dos maiores exemplares do Rock Psicodélico já feitos.

Porém, este foi o maior feito dos irmãos Shulman e sua banda. Lançaram mais algumas canções e fizeram uma série de shows. Inclusive, durante certo período, o tecladista Eric Hine ficou doente e foi substituído por Reginald Dwight, nosso querido Elton John.

Estranhamente, a banda fez um lançamento sobre o nome The Moles, chamado "We Are The Moles" (parte 1 e 2), sem revelarem em momento algum quem eram. Até que o líder do Pink Floyd revelou que a banda na verdade era o Simon Dupree.

Irritados por serem taxados com o estilo Blue-eyed Soul (que seria tipo um Blues feito por gente branca), os irmãos Shulman encerraram as atividades da banda e começaram um projeto muito ousado dentro de um também novo estilo musical. Assim, formaram a Gentle Giant, tocando o Rock Progressivo. Uma mudança da água para o vinho...

Medley de "Kites" e "Thinking About My Life"