sexta-feira, 22 de julho de 2011

AMR - My Moment (Rebecca Black)

Análise: Single da cantora norte-americana Rebecca Black. Lançado agora no dia 19 de Julho.


Este é seu momento de fugir, garota!

——————————————

Acho que é desnecessário apresentar Rebecca Black. A garota apareceu com seu vídeo "Friday" e virou um hit na internet - aliás, um tremendo meme. A canção foi chamada de "pior canção do mundo" (isso porque eles nunca ouviram nada de Sertanejo Universitário ou não pararam pra ouvir Akon ou Lil Wayne), título injusto, pois as canções do Justin Biber (com quem ela queria um dueto!) ou do Chris Brown podem muito bem tomar o posto com tranquilidade - o que dizer de uma canção que junta os dois?? Em breve...). Apesar de ter uma produção acima da média e o vídeo-clipe razoavelmente bem filmado, isso não disfarça o clima "baixo orçamento", "é o que se tem". É como vestir um mendigo com uma roupa de gala.

O fato é que a garota, mesmo após ter sido esculhambada, esculachada, esnobada, ridicularizada e ter requisitado a retirada do vídeo-clipe de "Friday" do Youtbe (com um recorde de dislikes que superou "Baby" do Biba!), continua tentando dar seguimento ao que podemos chamar de "carreira relâmpago". E a segunda empreitada é muito mais cuidadosa no que se diz respeito a noção do ridículo e "simancol".


Porém, uma coisa que ignoram e que continuam sendo complacentes (sendo muito comum aqui no Brasil, aliás) é que existem pessoas que não sabem cantar. E elas não devem ter uma carreira. Se você não tem habilitação, não pode dirigir. Se nunca aprender a pilotar um avião, não deve nem chegar perto do painel de um. Por que tem que ser diferente com a música? O Auto-tune não é uma ferramenta que habilite qualquer ser desprovido de talento vocal a cantar. Já imaginou inventarem uma ferramenta que ajude os inábeis a dirigir ou pilotar jatos? O fato é que Rebecca não sabe cantar e prova isso de maneira irritante deixando sua voz parecendo o resultado de uma cruza entre Lil Wayne e T-Pain - cara, nada de bom pode sair de algo assim, nada mesmo!

Até mesmo Justin Biba tem uma afinação verdadeira. E quando temos que colocar as coisas neste nível, é porque não há muito o que se fazer. Dentre os responsáveis pela canção "My Moment" temos caras que já trabalharam com Hillary Duff e, adivinhem? Justin Bieber. O que me leva a crer que eles com certeza basearam suas carreiras trabalhando em berçários e jardins de infância. O Pop adolescente da canção condiz com o que Rebecca tem a passar e com seja lá o que ela quis dizer com "Friday". Ela é um Bieber de saias? Não sei. Mas sendo ou não, vou parafrasear uma frase do pôster do filme Alien vs Predador: Não importa quem seja, você, eu e todo o mundo da música perde.

Pelo menos, isso aqui é muito, muito melhor do que Luan Santana - o que não é difícil, afinal o que pode ser pior que Luan Santana?