terça-feira, 1 de março de 2011

AMR - Run Back to Your Side (Eric Clapton)

Análise: Canção lançada no último álbum de inéditas de Eric Clapton, Clapton, de 2010. O álbum alcançou #6US e #7UK.


Um verdadeiro bluesman nunca deixa a estrada

——————————————

Um dos maiores ídolos da história da música, Eric Clapton está com 65 anos. Após uma vida recheada de problemas com drogas e álcool, gerador de grandes clássicos como "Wonderful Tonight" e "Tears in Heaven", problemas conjugais envolvendo várias amantes, a trágica perda de seu filho e de grandes amigos (como Duane Allman do The Allman Brothers, George Harrison, Jimi Hendrix, Stevie Ray Vaughan e Billy Preston), Clapton agora só quer curtir sua carreira gravando o que bem entende, sem se preocupar em agradar alguém ou gerar hits. E sua grande paixão, o Blues, está ali para lhe dar uma estrada para percorrer (mais um pouco).

Eric andou tocando com o Allman Brothers, com Jeff Beck (que, juntamente com Clapton e Jimmy Page, passou pela lendária banda The Yardbirds) e também com seu antigo companheiro de Blind Faith, Steve Winwood. De músicos geniais Eric vive cercado, sem dúvida. E para seu último álbum, intitulado apenas Clapton, foram chamados músicos como J.J. Cale (responsável pela canção "Cocaine", que Clapton regravou com grande êxito), Paul Carrack (ex-Ace, da ótima canção "How Long"), Sheryl Crow (da clássica canção dos anos 90, "All I Wanna Do"), Nikka Costa (aquela menininha filha do Don Costa, intérprete de "On My Own" e também Winwood. O resultado é um álbum sem compromisso, gravado tranquilamente, revisando clássicos do Blues que Clapton tanto adora - o estilo que o criou para o mundo da música.


A canção que escolhi para a resenha foi selecionada por ser a única no qual Clapton se envolveu na composição. E depois que vi que ela foi indicada para um Grammy (Melhor Performance Vocal Rock - Solo). De resto, Eric se dedicou a recriar versões para canções Blues de músicos como J.J. Cale, Robert Wilkins e Melvin Jackson, só pra citar três.

"Run Back To Your Side" tem um clima que a torna facilmente identificável como uma canção de Clapton. Sua pegada Blues-Rock é bem característica e lembra bastante a versão de sua banda Cream para a clássica "Cross Road Blues", do guitarrista Robert Johnson, em 1937 - o que, na verdade, acaba denotando um pouco de falta de criatividade. Os vocais de Clapton não mudaram muita coisa com os anos (como aconteceu com artistas como Elton John - que na verdade, em certo período de sua carreira, teve que passar por uma cirurgia envolvendo a garganta - e talvez Daryl Hall), continua um bom intérprete e um guitarrista de mão cheia.


Eric Clapton, assim como Elton John, Stevie Wonder e vários outros artistas já viram sua época passar. Mas garanto que mesmo levando suas carreiras modestamente, sem se preocupar tanto com a fabricação de hits, eles soam muito melhores e qualificados do que a grande maioria do pessoal que age hoje em dia...