domingo, 30 de maio de 2010

AMR - Ride (Ciara)

Análise: Primeiro single do álbum Basic Instinct, da Ciara. Lançado agora em Abril pela LaFace (de Babyface), alcançou #79US.


Ela realmente gosta de se parecer com homens (Versão Vileiro)

———————————————–

Ciara com certeza é um tipo de artista que dificilmente é lembrada quando o assunto é "as cantoras norte-americanas mais relevantes". Não que seu trabalho seja simplesmente inócuo. Acontece que ela faz parte de um gênero lotado, com uma concorrência acirrada. Para se destacar, aparecer (e parecer importante) realmente é preciso ser bom ou saber se promover.

Bem, dentre alguns de seus hits, estão "Goodies" (com Petey Pablo, em 2004 - #1US e #1UK), "Like You" (com seu ex-namorado Bow Wow - que apelido! - #3US e #19UK), "Get Up" (com Chamillionaire, em 2006 - #7US e #187UK), "Like a Boy" (seu primeiro exemplar travestido, em 2007 - #19US e #16UK) e a trágica (no sentido de ruim mesmo) "Love Sex Magic" (com Justin Timberlake, em 2009 - #10US e #5UK). Em minha opinião, o atual single, "Ride", é a sua canção mais relevante desde "Get Up". E não sei se dá pra dizer se houve melhora ou piora com relação a troca de Chamillionaire por Ludacris...


A canção foi produzida por Tricky Stewart (que tem em seu extenso currículo vários hits como "Me Against The Music" de Britney Spears e Madonna, 2003 - #35US e #2UK, "Umbrella" de Rihanna e Jay-Z, 2007 - #1US e #1UK, "Touch My Body" e "Obsessed" de Mariah Carey, 2008 [#1US e #5UK] e 2009 [#7US e #52UK], "Single Ladies" de Beyoncé, 2008 - #1US e #7UK, "Louboutins" de J-Lo, 2009, e a possível auto-referencial "Baby" de Justin Bieber, 2010 - #5US e #3UK). Também participa da produção o cantor The-Dream, que trabalha constantemente com Tricky e participou da produção de alguns hits citados acima.

Bem, olhando para a lista aí em cima, dá pra imaginar como poderia ser o novo single de Ciara. Vamos lá...

Primeiramente, parece que Ciara resolveu se redimir do desastre "Love Sex Magic". Afinal, ficar se esfregando com Justin Timberlake enquanto cantam não garante sucesso pra ninguém. Talvez se esfregar em Justin Timberlake enquanto APENAS ELA canta melhorasse a coisa em uns 90%. "Ride" não se sai nem com metade da pretensão de "Love Sex Magic" e possivelmente por isso é bem mais agradável.


Com uma grande semelhança com a canção "Rock With U" da Janet Jackson (que parece uma espécie de pré-Electro-Pop), acaba perdendo (por pouco) para a mesma, apesar da capacidade vocal das duas cantora ser muita parecida: ambas são um tanto fracas no quesito. Ao menos a canção da Janet remete à pista de dança - o foco principal das duas. Detalhe: Ciara participou do remix da canção "Feedback", da Janet e dá pra confundir os vocais.

Se tivessem substituído a parte do rap de Ludacris por uma gravação de narração de rodeio ou não teria feito diferença ou a canção teria tido um destaque a mais. Tenho que admitir que Chamillionaire - o filhote-de-cruz-credo e rascunho-do-mapa-do-inferno-de-ponta-cabeça - é bem menos irritante.


Resumindo: se Ciara quiser algo mais relevante, pode tentar fazer coisas inversas a "Love Sex Magic" e trabalhar com artistas inversamente proporcionais à Justin Timberlake. Se não é sucesso garantido ao menos não é constrangedor.