sábado, 3 de abril de 2010

AMR - Baby (Justin Bieber e Ludacris)


Primeiro single de My World 2.0, Baby está estourando nas paradas, conseguindo, até agora, #5US e #3UK - além de estar arrebentando o coração de muitas garotinhas por aí...



Seria Baby uma auto-referência?

A canção trata da primeira paixonite do interlocutor e o conseguinte primeiro chute na bunda. Como de praxe, Justin vai tentar reconquistar a amada com toda sua masculinidade latente....cof cof. De autoria do próprio cantor e alguns produtores anexos, os versos são simples, mas passam a mensagem que se quer. Na verdade, os versos são tão simples que a letra não merece muito destaque - ela só entrou aqui para Bieber simplesmente não ficar no "Baby baby ohhhh" a música inteira. Lembra-se daqueles poemas que você escrevia na 4ª série para a aula de artes? É o que mais se aproxima da canção em questão :

You know you love me, I know you care
Just shout whenever, and I'll be there
You want my love, you want my heart
And we will never ever ever be apart

Mas o mais interessante não fica por conta da sensação adolescente : a canção entrará na história por ser a primeira a conter um rap que não fala sobre drogas, sexo, violência, dinheiro ou quão maravilhoso é o rapper em questão. É até engraçado : a impressão que passa é que um ex-detento está fazendo Ikebana para aprender a controlar a raiva. Mesmo com esse milagre, Ludacris entrega versos tão medíocres quanto os de Bieber, só que sem utilizar "you" tantas vezes.

Baby é uptempo e pop, mas ganha um toque mais urbano com o rap e a batida enérgica. A bela voz de Justin mostra-se muito limpa aqui e é ela que dá algum tipo de valor à canção. A participação de Luda é apenas adequada, do tipo que você não sentiria falta se não estivesse lá.

"Clichê" é uma boa palavra para definir a canção. Podemos compará-la com a maioria dos funcionários públicos : ela chega, faz o mínimo necessário e vai embora exatamente no horário de saída. Mas o "mínimo necessário", no caso de Bieber, leva milhões de adolescentes ao delírio.

Jovens desesperados nunca é um bom sinal...

Videoclipe : passa-se numa pista de boliche, dentro de um shopping. Bieber e Avril Lavigne, além de canadenses, têm muito mais em comum do que imaginam! Como sempre, Justin está seguindo uma garota tentando reconquistá-la. Só tome cuidado com o seguinte : em muitas cenas, não há como saber quem é o Justin e quem é a garota.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Sebo - Cretinice Alheia 1

Hoje eu estava trabalhando quando ouvi do locutor da rádio 98 a seguinte (cretina) pergunta baseada no programa Big Brother:
"Se você pudesse eliminar alguém da sua vida (profissional, pessoal), quem você eliminaria?"
P
arando pra analisar esta pergunta, concluo que não poderia eliminar só uma pessoa. Seria impossível.

Então, na minha opinião, eliminem Pedro Bial, a Rede Globo e John de Mol - criador deste tremendo pega-otário, perda de tempo que é o reality show.

Desligue a tv, vá ler um livro e tente cuidar da SUA vida.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Quick - Already Gone vs Halo

VS
Quem não se lembra da banda OneRepublic com o sucesso "Apologize" remixado pelo Timbaland? Pois é. Foi desta banda que saiu o cantor, compositor e produtor Ryan Tedder, que está ganhando fama escrevendo e produzindo para artistas como Jennifer Lopez, Kelly Clarkson e Beyoncé. As duas últimas vítimas da falta de memória ou noção do produtor.

O fato é que Tedder produziu as canções "Already Gone" da Kelly e "Halo" da Beyoncé, ambos os períodos criativos próximos. O problema é que, sabe-se lá o motivo, Ryan usou o mesmo arranjo para as duas canções! É surpreendente ver como ele quase não mudou nada, mantendo até umas linhas de piano no fundo! Talvez ele tenha resolvido se inspirar no famoso produtor Rick Rubin, que se envolveu em situação parecida: Rubin produziu "Mary Jane's Last Dance" para Tom Petty & The Hearbreakers em 1993 e "Dani California" para o Red Hot Chili Peppers em 2006. Ambas com praticamente a mesma progressão de acordes. Ao menos Rick deu um intervalo de aproximadamente 13 anos, já Ryan...

No final das contas, "Halo" acabou sendo lançada primeiro e Clarkson saiu na luta pra tentar impedir que sua canção fosse lançada no álbum. Não só fracassou em convencer a gravadora das similaridades, - obviamente eles sabiam, no mínimo fizeram de propósito pela polêmica - como a canção acabou sendo lançada como single. Pra quem conhece Kelly e sabe das constantes brigas dela com a gravadora pelos rumos de sua carreira, deve ter imaginado o que isso significou pra ela. No final das contas ela foi acusada de roubar o arranjo da Beyoncé, que também não teve culpa alguma.

Ryan Tedder é o produtor de memória extremamente curta ou de habilidade extremamente limitada. E é triste como ele foi capaz de envolver suas artistas que nada tinham a ver com isso numa confusão destas. Afinal, quem realmente é atacado é o artista, o produtor acaba ficando na surdina. Foi igual com o Red Hot, não seria diferente agora.
Bem, se você é capaz de deixar um rapper/produtor/presunçoso remixar sua música com o intuito de simplesmente adicionar uns gritos de "eehh" no fundo, você definitivamente não bate bem. Vai ser borracheiro ou recepcionista, porque pra música você não tem muito futuro...
Esse remix pode ajudar um pouco a perceber as semelhanças:


domingo, 21 de março de 2010

AMR - Love Etc (Pet Shop Boys)

Análise: Primeiro single do álbum Yes do Pet Shop Boys. Lançado em Março de 2009, alcançou #14UK.

Tá certo que eles já são um tanto antigos, mas essa capa parece a blusa da minha vó...
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Nos anos 80, o Pet Shop Boys ajudou a construir a identidade musical da época. Com "West End Girls" o grupo alcançou o estrelato. Era uma canção realmente boa, acima da média de muita coisa no estilo. O duo lançou também uma cover de "Go West" do Village People, talvez com o objetivo de criar uma referência com seu hit inicial. O fato é que se a canção original não era boa, esta ficou pior ainda. E é mais ou menos neste clima que segue "Love Ect".

O projeto em questão peca um pouco pela falta de algo mais impactante. A batida inicial é legal, bastante envolvente até. Não tem aqueles efeitos desnecessários que enchem o saco das composições atuais do estilo. Mas não tem tanto assim a mostrar. Os vocais de Neil Tennant continuam os mesmos. Mas acredito que não deveria ser assim neste caso - aqui tudo acabou soando apático.


A canção lembra bastante aqueles filmes onde o protagonista vai em alguma balada pra socar algum bandido, pois é este tipo de música que toca nestas ocasiões. E não é à toa: fica como mero elemento ilustrativo, só pra ter um fundo mesmo. Mais ou menos como "Jungle Boogie" do Kool & The Gang ficou na trilha-sonora de Os Embalos de Sábado à Noite. Tipo segunda divisão do futebol.

O grupo Xenomania ajudou a dupla com a produção da faixa. O que nos faz pensar em quem botar a culpa. Claro que não dá pra exigir uma "West End Girls part 2", mas uma "Go West: The Revenge" era totalmente dispensável.


O clipe da música é bem interessante. Uma animação muito bem feita e cheia de referências - coisas de agradar muito gente como Quentin Tarantino. Jogos de plataforma e outros vindos dos anos 80 e 90 são principais referências no caso.

No fundo, o Pet Shop Boys é um duo que esteve no lugar certo, na hora certa. Isso lá em meados dos anos 80, juntamente com bandas como The Go Go's, The B-52's, talvez até o Simple Minds.

Vídeo:

Aconteceu - Boletim Musical (21/03/2010)

"Miley Cyrus desabafa : 'Odeio ser vista como um produto'"


Acho que ela deveria ter lido as letras miúdas no contrato...
Mickey Mouse só tem cara de bobo!
Será que ela vai assinar com a Trakinas agora?

"Grupo Pussycat Dolls perde duas integrantes (Ashley e Kimberley)"


Faltam muitas ainda?

"Justin Bieber odeia a escola e trata Twitter como prioridade na sua vida"


Em outra época, essa foi a trajetória do presidente Lula e olha no que deu.