domingo, 21 de abril de 2013

AMR - Fine China (Chris Brown)

Análise: Primeiro single do álbum X, do Chris Brown. Lançado em Abril de 2013, alcançou #52US e #23UK.



Do Boxe ao Kung-Fu?

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Muitos artistas acabaram, por escolhas errôneas e atitudes impensadas (idiotas), jogando suas carreiras no limbo, na lata do lixo. Sem grandes chances de recuperação, eles amargam fracassos ou não conseguem mais o sucesso de outrora. No rama da atuação, podemos citar dois exemplos que penaram muito até conseguirem se reerguer: Robert Downey Jr (O Homem de Ferro) e Mickey Rourke (que atuou com Downey Jr no segundo filme da saga do herói da Marvel). Ambos se conduziram de maneira inadequada, mas conseguiram dar a volta por cima. Na música, David Bowie quase morreu pelo vício das drogas, mas se livrou. O álcool quase matou Eric Clapton. Já quem não conseguiu se recuperar: Milli Vanilli simplesmente enganaram o mundo, e todos os lados envolvidos nunca conseguiram reaver qualquer traço do que já haviam conquistado. Netinho de Paula desceu a sova em sua ex-mulher e terminou de esmorecer sua já combalida carreira.

E no meio deste balaio, temos Chris Brown. Brown que teve um início bom de carreira, tendo seu single de estréia, "Run It", no primeiro lugar nas paradas (feito realizado por poucos, o último havia sido Diddy com "Can't Nobody Hold Me Down" em 1997). Conquistou 10 singles no top 10 Norte Americano e 8 no top 10 Inglês. Enfim, passos grandes para uma carreira precoce de um garoto de 16 anos - com direito até mesmo a uma relação com outra estrela jovem e promissora (que foi o princípio do fim).


Poderia ser o início de um relacionamento meteórico como o de Beyoncé e Jay-Z. Mas Brown teve a brilhante ideia de descer a sova na Rihanna. Resultado? Com razão, Chris foi escrachado por todos os lados e sua carreira nunca mais foi a mesma. Seus dois primeiros álbuns venderam nos EUA uma média de 2 milhões de cópias. Após a agressão, o que vendeu mais não passou de 1 milhão (tivemos a vergonhosa marca de 360 mil cópias por Graffiti, primeiro álbum lançado após o escândalo - que mesmo sem esta confusão, teria vendido mal pois é de uma ruindade atroz). Neste ínterim, Rihanna teve sua carreira em ascensão, fazendo cada vez mais sucesso. Brown foi capaz até mesmo de se envolver em confusão (com direito a lesão corporal) com outros artistas: em ocasiões diferentes, Drake e Frank Ocean. Afinal, é muito inteligente da sua parte sair batendo nos outros quando já se carrega um peso enorme nas costas por ser um agressor de mulheres.

O fato é que, tirando alguns posições até que boas considerando a situação, Brown está bem em baixa na sua carreira. Mesmo a retomada de seu relacionamento com Rihanna (que pelo visto, no fundo, gostou da sensação de saco de areia que o namorado lhe proporcionou), as coisas não parecem boas para ele. Seu último nº 1 nas paradas do Tio Sam foi em 2007 (a repulsiva e cretina "Kiss Kiss") e os trabalhos lançados nos últimos álbuns tem tido um tom inacreditável de suicídio comercial, sendo uma pior que a outra. Resta-nos a curiosidade de saber o que virá com o novo álbum, X e o novo single, "Fine China".

Pagode agora?? (qualquer semelhança com o Netinho de Paula...)

Bem, surpreendentemente, sou obrigado a reconhecer que esta é a melhor canção de Chris Brown desde "Forever" de 2008! E isso definitivamente não é pouca coisa: é como um pobretão ganhar na loteria acumulada. Com produtores desconhecidos (sem gente como Swizz Beatz), a coisa toda soou muito melhor do que costuma ser. Dá de fato vontade de dançar, e tirando o falsete horrível, área que Brown não tem qualquer domínio, sua voz nem está irritante como de costume. E a imitação dos maneirismos vocais de Michael Jackson não soam nem como homenagem nem como diferencial: simplesmente fora de lugar.

A canção não é ruim, o que é um grande lucro para Brown (embora a canção não tenha chamado a atenção e possivelmente esteja a caminho do limbo). Parece que Chris Brown (ou seja lá quem o agencie) percebeu que o caminho que ele trilhava era ridículo e inócuo. Um passo a menos para o suicídio comercial.

Destaque para certos pontos do vídeo da canção:

1 - O pai da garota mostra-se muito reticente e preocupado com sua relação com o personagem de Brown. Não é sem motivo: a filha dele tá saindo com o Chris Brown! Tipo, ele deve ler jornais e deve ter visto a cara da Rihanna depois de um encontro com ele...

2 - Inacreditável um clube dançante como o que apareceu no vídeo ter um leitor ocular!!

3 - O vídeo mais aparece uma cópia forçosa de "You Rock My World". Coisas como "a garota proibida", "a briga no local", "sair dançando por todo o lugar". Brown mais aparece um destes imitadores de quinta categoria que andam por aí...

sábado, 20 de abril de 2013

Quick - Mistérios da Música


"Faz uma música chamada 'Sou Sexy e Sei Disso

É um dos mais feios filhos da puta que eu já vi"

True Story!

sexta-feira, 19 de abril de 2013

AMR - Just Give Me a Reason (P!nk)

Análise: Teceiro single do álbum The Truth About Love, da P!nk. Lançado em Fevereiro de 2013, alcançou  #1US e #2UK.



Dê-me uma razão para o penteado "Cebolinha" da P?nk...

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E a roqueira Punk Pop com o nome artístico mais gay da categoria, P!nk, continua firme e forte. Apesar de ainda não ter consegui repetir o grande feito que o álbum Missundaztood (seria necessário juntar as vendas dos quatro álbuns sucessores [Try This, I'm Not Dead, Funhouse e The Truth About Love] para superar a marcada de 13 milhões de cópias alcançada por ele), que trouxe as ótimas "Get the Party Started", "Don't Let Me Get Me" e "Just Like a Pill", Pink continua produzindo bom material. E também sendo uma das melhores vozes já surgidas nos últimos tempos - infelizmente a concorrência é pequena demais para traçarmos paralelos.

Desde a crítica feita às patricinhas fúteis em "Stupid Girls", passando pela escrachada aos homens em "U + Ur Hand", até a divertida "So What" e a tensa "Sober", P%nk tem provado ser uma das artistas que realmente merecem esta, digamos, classificação. Deixa comendo poeira nomes como Chris Brown e James Blunt - apenas para citar dois, um deles um dos piores surgidos nos últimos tempos. Em todo projeto que lança, ela sempre mantém a atenção e o interesse fixos. Mas, e o que temos desta vez pode manter o padrão de qualidade ou vai ser um belo tropeço?


O novo single é uma balada romântica. Não é lá o estilo do qual P$nk é especialista. "Who Knew" era interessante, mas longe de ser algo grande para ela. De qualquer maneira, a performance vocal dela e de ate Ruess (o vocalista da banda Fun, que também escreveu a canção com a P!nk) é muito boa (na verdade, dele é meio forçada e caricata, mas ela equilibra). A propósito, esta canção parece muito um projeto do Fun. Provavelmente por ser o mesmo produtor em ambos os casos. Apesar disso, de parecer uma reciclagem de material da banda e denotar um pouco de falta de criatividade, é uma boa canção, mas nada mais.

Fora que em alguns momentos a melodia vocal lembra bastante algumas partes de "You're So Vain" da Carly Simon...

"Raise Your Glass" foi mais impactante e interessante. De qualquer maneira, o mérito foi merecido. Pink está em alta e merece isso. Só espero em breve mais material divertido e mais agitado em seu acervo. "Stupid Girls" ainda é bem atual!

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Aconteceu - Boletim Musical (18/04/2013)

"Rihanna cancela restante da turnê norte-americana por problemas de saúde"



Ossos quebrados? Músculos doloridos? Dores de cabeça? Eu bem que falei que não era uma boa voltar com o Chris Brown...

"Vocalista do NX Zero se diz surpreso por banda não estar no Rock In Rio 2013"



Ele se diz surpreso. O público se diz aliviado.

"Beyoncé e Jay-Z se tornam o primeiro casal bilionário no mundo da música"



Um casal de negros em uma posição de prestígio e poder no mundo. Como diria o Rafinha Bastos: chupa Hitler!

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Quick - Rocky in Rio?


Piada cretina do ano! Huahauhauhauah...