domingo, 27 de dezembro de 2009

AMR - Get On Your Boots (U2)

Análise: Primeiro single do álbum No Line On The Horizon da banda irlandesa U2. Primeiro álbum de inéditas desde 2004. Alcançou #37US e #12UK.



A bota no caso é pra dar um pé na bunda do (biscoito) Bono?
———————————————–
Engraçada a sensação que tive ao ouvir "Get On Your Boots". Me senti numa espécie de viagem no tempo. Pois eu poderia jurar que tinha voltado para o ano de 2004 e que estava resenhando a música "Vertigo"... "Get On..." simplesmente parece um protótipo da "Vertigo", tipo uma primeira demo. A impressão que dá é que Bono acreditou que não tivessem feito jus à ela e tentou lançá-la de novo para ver se davam mais valor...

De qualquer maneira, para um lançamento vindo de uma banda como o U2, a coisa aqui soou incrivelmente fraca. Provavelmente Bono está se dedicando quase que integralmente às suas causas humanitárias (ou tentando ser pastor) e esqueceu a essência do rock. Em defesa do grupo, dá pra dizer que o restante do pessoal ainda tá no espírito da coisa...


Quer dizer, o que temos aqui é uma versão "rocker-mas-nem-tanto" de "Vertigo". O que dá pra perceber que não é nada bom. Quando uma banda ou artista começa a se reciclar desta maneira, algo está errado (é só analisar um pouco o material do White Stripes, que dá até pra ver que além de reciclar-se, eles acabaram reciclando material dos outros...).

Um exemplo de como o U2 perdeu muita de sua força é o fato deles amarrarem insistentemente projetos com outras bandas - obviamente com o objetivo de "sentar no ombro dos gigantes", ou simplesmente pegar carona. Exemplos simples como uma versão ao-vivo bem meia-boca da canção "Sgt. Peppers Lonely Heart Club Band" com Paul McCartney lançada como single, a reciclagem de "One" com participação da Mary J. Blige (que ficou bem melhor que a original) e a regravação do clássico "Saints Are Coming" dos punks Skids (que até tem um pedacinho da canção "House of Rising Sun", dos The Animals, em homenagem ao pessoal de New Orleans, que sofreu com um desastre natural), juntamente com o Green Day.


Acho que o melhor termo pra definir a nova fase do U2 é "Rock Geriátrico", porque eles estão soando tão cansados que até parecem o Johnny Cash nos seus últimos suspiros.

O clipe é bem diversificado visual e tematicamente. Bem mais interessante que o de "Vertigo". Mas sem muuuito a dizer...

Vamos esperar o U2 chamar a banda Semi Precious Weapons para fazer um cover de "Wild Thing" do The Troggs ou "God Save the Queen" do Sex Pistols.

Pensando bem, é melhor nem imaginar...

Ao menos o vídeo-clipe é bem legal...

Vídeo-clipe:




9 comentários:

Pedro K. disse...

hahahahaha comédia.

Comentário sem base, sem fundamento. Não da pra levar a sério. Mal aí, mas infelizmente certas coisas precisam ser ditas...

A idéia é até bacana, mas precisa desenvolver o conceito se não todos os textos terão essa péssima qualidade...

Glécyo disse...

Discordo.
Eu acho que é coisa de fase mesmo, pq do meio pro fim da turnê passada, a Vertigo, eles tocaram muitas músicas da época do Achtung Baby (zootv tour) e tb das mais "barulhentas" da carreira. Quando entraram em estúdio pra gravar o novo álbum, diziam estar numa fase mais espiritual.
Se somar espiritual + barulhento + achtung baby = No Line on the Horizont e a turnê 360°? Já viu o setlist?
Acho que nada é pra sempre e existem boas e más fases, umas melhores que outras... mas que o U2 está em decadência, discordo.

Concordo que Get on your boots e Vertigo se parecem!! Mas nada de protótipo... como disse, é coisa de fase, eles tinham mais ou menos isso na cabeça.

Não gosto só de U2, mas tb de AC/DC, Rolling Stones, White Stripes, Beatles... gosto de (tentar!) tocar guitarra, cantar e, mais ainda, ir em shows! Assisti a maioria deles ao vivo e digo que não são normais!

Romário disse...

A música não é TÃO boa assim, bom, seguindo pelo álbum em si, não é lá essas coisas, mas ainda assim, o No line on the Horizon é muito bom, mas Get on your boots não marca tanto, enfim, discordo do U2 em decadência pelo simples fato do NLOTH ser o álbum mais vendido do ano.

Enfim, é uma música do U2 sem a alma do U2, podem reclamar, mas não exagerem pra não fazer comparações sem nexo algum.

Matheus Terrazam disse...

Cara, sua intenção era fazer uma crítica real, ou algo engraçado pra galera rir?

Realmente, olhando do ponto de vista de q o U2 já fez muitas músicas excelentes, "Get On Your Boots" é uma bem fraquinha mesmo. Mas dizer q o U2 está decadente apenas por considerar um single ruim, já um pouco exagerado não acha?

Anônimo disse...

Sentar no ombro dos gigantes? kkkkkkkkkkkkkk
Meu, me fala quem e maior que o U2?

Maior do que você pensa disse...

Comercialmente falando as duas canções estão no mesmo patamar. São músicas comerciais. Mas musicalmente(se é que posso dizer nesse termo) não encontro muitas semelhanças. A começar pela guitarra que em vertigo se mostra muito mais presente, é já é uma marca do próprio disco da qual ela faz parte, com uma pegada mais rock and roll. Get on your boots é fraquinha de guitarras, quando você pensa que vai começar um som mais forte não vai, não acontece. Em termos de letra também, acho que vertigo se sobressai. Quanto a banda com um todo nos últimos anos sem comentários para os termos usados. Sentar no ombro dos gigantes? Há muito tempo que o U2 faz parcerias musicais, vide o BBking em Rattle and Hum, e tantos outros cantores de renome. Isso só mostra o grau em que a banda está, o status de grandes astros da música, com qualidade e musicalidade.

Anônimo disse...

U2 em decandencia?

me faz rir... U2 é a banda q mais fatura por ano, aliás, qualquer coisa que eles lançem, eles conseguem vender mais q todos, e 'sentar nos gigantes' fale isso pro bob dylan, bb king, e johnny cash, até pavarotti, parcerias das antigas q valeram a pena, na epoca q o U2 nem era tão influente como é hoje

Matheus Velloso disse...

"Quando uma banda ou artista começa a se reciclar desta maneira, algo está errado"

Então tem algo errado com o U2 desde o Achtung Baby, de 1990. Já Lady Gaga, essa sim faz música boa. (cof-cof-cof)

Sinto muito, mas que texto ruim.

Anônimo disse...

Obrigado

Postar um comentário

Comenta