segunda-feira, 11 de abril de 2011

AMR - Barbra Streisand (Duck Sauce)

Análise : o single Barbra Streisand, do duo de DJs Duck Sauce. Alcançou #1US e #1UK nas paradas Dance.

Ronaldo!

O duo Duck Sauce foi formado apenas em 2009, mas seus integrantes possuem boa experiência em seus ofícios. Armand Van Helden é, além de DJ, produtor e compositor desde os anos 1990. Já atingiu #1UK com U Don't Know Me, um trabalho solo, e Bonkers, este com o rapper britânico Dizzee Rascal. A-Trak já foi DJ de turnê de Kanye West e os dois trabalham juntos desde então. 

Há dois anos atrás, os dois se juntaram para produzir a canção aNYway - uma referência à cidade de Nova Iorque. Ironicamente, o trabalho popularizou-me mesmo no Reino Unido, com sucesso moderado na Europa continental. Barbra Streisand vem para quebrar este padrão e tomar conta das casas noturnas de todo o mundo.



Como é muito comum em músicas do estilo eletrônico, esta daqui tem uma árvore genética um tanto quanto longa. Dizer que há um sample aqui seria leviano demais - a canção praticamente é Gotta Go Home, de 1979,  do grupo de Disco Music Boney M. - que por sua vez é uma versão de Hallo Bimmelbahn, de 1973, do grupo alemão Nighttrain. O que parece mesmo é que na aula de artes, a professora pediu que os alunos realizassem uma colagem de qualquer coisa com qualquer coisa - o que fez surgir o famoso "refrão (?)". Agora vem a pergunta: por que Barbra Streisand? Provavelmente porque a cantora é do Brooklyn e o duo parece simpatizar com NY. De qualquer maneira, não há consenso - mas é melhor do que Justin Bieber ou "Sou Foda". A capa do single é inspirada (para não perder o costume) na capa do álbum Guilty de Streisand, em que ela está abraçada com Barry Gibb, dos Bee Gees.

Este projeto é claramente destinado para circulação em casas noturnas e nada mais, então não faz sentido pegar no pé do quesito Originalidade. Curta a canção e a cantarole enquanto bêbado sem preocupação. Na verdade, há uma coisa preocupante : um possível remix trocando "Barbra Streisand" por "Ronaldo"!

Videoclipe :

AMR - Born This Way (Lady Gaga)

Análise : Single Born This Way, do álbum-a-ser-lançado homônimo. Alcançou belos #1US e #3UK.
Curiosidades : é o 1000° #1 da Billboard e foi gravado no famoso Abbey Road Studios.

Gaga não é uma superfície segura para crianças...

Para mim, Gaga é uma daquelas artistas que não tem um espaço definido no mundo, coisa que torna tudo que possa produzir imensamente mais interessante. Podemos sim traçar alguns temas comuns : sexualidade e as esquisitices em geral em relação ao comportamento padrão. O que quero dizer é que Stefani Germanotta parece mover-se de qualquer ponto para qualquer outro com a força do pensamento. Como já comentei no primeiro review que foi feito sobre a artista no blog, ou estamos diante de algo muito legal ou um golpe publicitário extremamente bem colocado.



Born This Way, apesar de possuir um videoclipe dos mais bizonhos, fazendo referências a quaisquer ideologias as quais se possa mapear, tem uma sonoridade alegre, renovadora, sem embaraços. É seu velho companheiro dance-pop, mas que não soa tão robótico como os hits de alguns anos atrás, como Just Dance, Poker Face (se bem que o produtor RedOne não está presente) e até mesmo o não-tão-distante Alejandro. Muitas comparações foram feitas entre a canção em questão e Express Yourself, de Madonna, mais exatamente na melodia. Pode-se notar certa semelhança também entre o começo da When Love Takes Over, de David Guetta e Kelly Rowland, o que provavelmente foi coincidência.

A comunidade LGTB novamente tomou a Gaguisse pra si com mais vigor. Elton John declarou que a canção é a nova I Will Survive (Gloria Gay-oi?-nor), o novo hino gay*. Acabou concluindo que se destina a todos, na verdade. Aplica-se a todos que se identificarem com a mensagem, como sempre. E Gaga identificou-se tanto que acabou tatuando o nome da música! Belo método de autopromoção!



A canção acaba sendo uma boa amostra de pop-chiclete, com uma letra de certo interesse e com um videoclipe no mínimo intrigante - além da simbologia inscrita em muitos detalhes do vídeo, aparentemente há ainda algumas referências a Michael Jackson (uso de luvas brilhantes, alguns passinhos desengonçados em um beco) e a Madonna - mas acredito que andar de lingerie no meio de dançarinos sempre vai lembrar esta mulher...

Vídeoclipe:


Extra : Há a versão da canção em Country Road Rock, que muitos preferem à original:



*Fonte : MTV News 




quarta-feira, 6 de abril de 2011

Quick - Ela nunca vai ter um namorado...


Sábias palavras do Cereal Guy...

quarta-feira, 30 de março de 2011

AMR - Coincidências 6

Bem, pode até parecer perseguição da minha parte, mas o fato é que onde quer que eu vá, esse Sertanejo Universitário entra na minha mente e colide com músicas de verdade, tendo semelhanças mútuas - e como as referidas músicas de verdade são (consideravelmente) mais antigas... vamos lá!

Às vezes o Sertanejo Universitário deixa aquela cantinela de "você não me quis mais, agora que não quer sou eu" ou "você não me quis mais, agora vou curtir a vida" regada à um ritmo repetitivo e produz canções com maior apelo emocional e um pouco mais de cuidado na produção (o que se tratando deste estilo, já é uma evolução e tanto!). Uma canção que se encaixa neste parâmetro é "E Aí Já Era", da dupla Jorge & Mateus. Este single já é mais interessante do que qualquer coisa vida daquela dupla, Fernando & Sorocaba - que produzem uma letra mais descartável que a outra. Aliás, eu já citei que o mercado está saturado de nomes de duplas e que assim não existe um traço de personalidade por cima?


Além da citada canção e alvo deste artigo, a dupla ainda tem em seu currículo canções como "Pode Chorar" (com aquela ladainha de corno clássica), "Mistérios" e "Voa Beija-Flor". Seria isso basicamente, porque honestamente eu tenho medo de tentar dissertar mais sobre eles e acabar confundido-os com outra dupla qualquer...


Em 1984 o músico de extraordinária voz, Marvin Gaye, falecia de maneira trágica: morto por um tiro disparado pelo seu próprio pai após uma discussão doméstica. Gaye foi responsável por hits como "Sexual Healing", "Let's Get It On" e sua cover para "I Heard It Through the Grapevine" de Smokey Robinson (também regravada com êxito pela banda de Rock Creedance Clearwater Revival). A perda foi um choque para a música na época, deixando amigos como Diana Ross e Lionel Richie muito tristes com sua perda.


Após Ross e Richie conversarem sobre sua amizade com Marvin, a canção "Missing You" foi produzida. Escrita por Lionel e produzida por ele juntamente com James Anthony Carmichael (produtor que já trabalhou com artistas como Billy Preston e as Pointer Sisters), a canção é uma homenagem ao artista e também homenageia Florence Ballard (ex-Supremes, grupo que revelou Diana Ross) e Paul Williams (do The Temptations), todos artistas da Motown que haviam falecido não fazia muito tempo.


Aí já era mesmo...

Bem, os temas são bem diferentes - Jorge & Mateus falam sobre amor e Diana Ross canta sobre a saudade de quem já se foi. Apesar disso, não há como negar a semelhança nas introduções, que, apesar de ser a única semelhança entre os projetos, não deixa de ser notável. No caso da dupla, é utilizado o piano, enquanto para Diana um som mais suave, terno. Fora que não dá pra comparar a capacidade vocal de Diana com a de Jorge & Mateus - a voz dela flui e é agradável. Enfim...

Coincidência?

Eu acho que nem preciso dizer que as chances dos caras conhecerem essa canção são quase nulas né? Mas pode até acontecer. Neste caso, seria um pequenino plágio não-intencional. O ideal mesmo é a situação continuar assim. Já chega a quantidade de duplas sertanejas que conhecem clássicos da música internacional e fazem o desfavor de realizar (cometer seria a palavra mais adequada) uma tradução e tentar levar o mérito por algo que não lhes pertence. No final das contas, eu sinto falta dos tempos em que a música tinha mais significado...

domingo, 27 de março de 2011

Quick - Quem não gosta de George Michael?


Está em todo o lugar! Huahuahauahauhaua...