segunda-feira, 11 de abril de 2011

AMR - Born This Way (Lady Gaga)

Análise : Single Born This Way, do álbum-a-ser-lançado homônimo. Alcançou belos #1US e #3UK.
Curiosidades : é o 1000° #1 da Billboard e foi gravado no famoso Abbey Road Studios.

Gaga não é uma superfície segura para crianças...

Para mim, Gaga é uma daquelas artistas que não tem um espaço definido no mundo, coisa que torna tudo que possa produzir imensamente mais interessante. Podemos sim traçar alguns temas comuns : sexualidade e as esquisitices em geral em relação ao comportamento padrão. O que quero dizer é que Stefani Germanotta parece mover-se de qualquer ponto para qualquer outro com a força do pensamento. Como já comentei no primeiro review que foi feito sobre a artista no blog, ou estamos diante de algo muito legal ou um golpe publicitário extremamente bem colocado.



Born This Way, apesar de possuir um videoclipe dos mais bizonhos, fazendo referências a quaisquer ideologias as quais se possa mapear, tem uma sonoridade alegre, renovadora, sem embaraços. É seu velho companheiro dance-pop, mas que não soa tão robótico como os hits de alguns anos atrás, como Just Dance, Poker Face (se bem que o produtor RedOne não está presente) e até mesmo o não-tão-distante Alejandro. Muitas comparações foram feitas entre a canção em questão e Express Yourself, de Madonna, mais exatamente na melodia. Pode-se notar certa semelhança também entre o começo da When Love Takes Over, de David Guetta e Kelly Rowland, o que provavelmente foi coincidência.

A comunidade LGTB novamente tomou a Gaguisse pra si com mais vigor. Elton John declarou que a canção é a nova I Will Survive (Gloria Gay-oi?-nor), o novo hino gay*. Acabou concluindo que se destina a todos, na verdade. Aplica-se a todos que se identificarem com a mensagem, como sempre. E Gaga identificou-se tanto que acabou tatuando o nome da música! Belo método de autopromoção!



A canção acaba sendo uma boa amostra de pop-chiclete, com uma letra de certo interesse e com um videoclipe no mínimo intrigante - além da simbologia inscrita em muitos detalhes do vídeo, aparentemente há ainda algumas referências a Michael Jackson (uso de luvas brilhantes, alguns passinhos desengonçados em um beco) e a Madonna - mas acredito que andar de lingerie no meio de dançarinos sempre vai lembrar esta mulher...

Vídeoclipe:


Extra : Há a versão da canção em Country Road Rock, que muitos preferem à original:



*Fonte : MTV News 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta