segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

AMR - Coincidências 1

Quem nunca se indignou quando percebeu que um artista copiou a obra de outro, ou simplesmente alegou que um artista quis homenagear o outro com uma citação musical e etc?

Como eu estou pouco criativo hoje, resolvi inventar esse nome estúpido - pelo menos como tapa-buraco - para falar sobre um assunto que acho interessante: o plagio ou "homenagem".

Iniciarei com uma canção clássica dos anos 90 que fez muito sucesso e a cabeça de muita gente por sua beleza. "
All My Life" da dupla K-CI & Jojo (não, o Jojo não é a aquela garota que, apesar da voz boa e forte, já enjoou com aquela música "Too Little Too Late"). Que alcançou o topo das paradas norte-americanas e encantou o mundo todo.

A canção foi feita especialmente para a recém-nascida filha de Jojo e só não foi um One Hit Wonder da banda porque 2Pac já havia os ajudado a alçar a primeira posição.


Uma bela canção, realmente...

Um belo dia, eu resolvi fazer mais uma das minhas explorações arqueológicas musicais pela net e desenterrei a canção "
Hold Me 'Til The Morning Comes". Canção de Paul Anka com uma baita ajuda de Peter Cetera, ex-Chicago. A canção é do começo dos anos 80 e faz parte da volta - ou tentativa - de Paul Anka ao mainstream. Inclusive, desta mesma época datam as colaborações de Anka com Michael Jackson na agora mundialmente conhecida "This Is It" (conhecida anteriormente como "I Never Heard", na voz da cantora Sa-Fire) e "Love Never Felt So Good" (canção praticamente desconhecida do público maior e bem conhecida pelos fãs do Rei do Pop).



Visto isso, enfim resolvi conferir o que Peter Cetera poderia fazer junto com um cantor como Paul Anka...


"Não é de chicagar de raiva?"

Enfim, existem outras versões desta canção pela net. O que me faz crer que vários takes desta canção foram feitos, com mudanças no instrumental e vocais.

Bem, podemos dizer que não foi plágio intencional nem homenagem. Simplesmente dizer que aconteceu o mesmo com George Harrison e seu plágio não-intencional de "My Sweet Lord" em cima de "He's So Fine" das Chiffons.

Fora que "All My Life" tem elementos da canção "Cliffs of Dover" do guitarrista Eric Johson, de 1990 - que pelo visto também quis homenagear Anka - e também elementos de "Dancing In The Moonlight" do King Harvest.
Ok, ok. Vamos chamar isso simplesmente de influência. Mas, só por curiosidade, experimentem ouvir "Say Goodbye" do Chris Brown. Coincidência?
Homenagem vai... Nunca se sabe o que esperar de um fã do Chris Brown...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta