terça-feira, 31 de março de 2009

AMR - Fricote (Art Popular)

23/12/2010 - Seguindo a lógica de aperfeiçoamento (conceito) dos artigos AMR (Análise Musical Rápida), este artigo será substituído por outro dentro do atual contexto. Para ler o texto original, clique aqui.

Análise: Single de colaboração entre o grupo de Samba e Pagode Art Popular e o duo de música Sertaneja João Paulo & Daniel.


Nem a internet desvendou este que é um dos maiores singles fantasma da história!

———————————————–

Olha, eu juro que tentei. Pesquisei, procurei, vasculhei. Quase não há informações sobre esta canção. O que me faz crer que esta será a AMR mais curta da história! Mas bem, vamos ao que interessa...

Não consegui descobrir o ano de lançamento deste projeto, mas com certeza provem dos anos 90 (a dupla João Paulo & Daniel começou em 1980 e lançou seu primeiro trabalho oficial em 1985, enquanto o Art Popular iniciou seus trabalhos já nos anos 90). Aliás, acredito eu que o single tenha sido lançado em 1996, mas isso é obscuro.

Trata-se da fusão entre o Pagode e a Música Sertaneja. João Paulo & Daniel eram notórios neste ramo e o grupo Art Popular era realmente muito popular, especialmente em São Paulo. Após o encontro destes dos artistas (que foi muito diferente do encontro que o Art Popular teve com o LS Jack num aeroporto em 2000, que resultou em pancadaria) gerou a canção "Fricote".

Para quem gosta dos clássicos sertanejos e sempre mexeu pelo menos o dedão do pé com qualquer coisa tocada pelo Art Popular com certeza recebe bem este projeto. Não dá pra negar que a canção tem um ritmo atraente e dançante - o que já é o triplo do que é capaz de fazer o enjoativo e repetitivo Sertanejo Universitário. A letra tem aquela consciência comum de qualquer sertanejo [Dilma mode on] no que se refere [Dilma mode off] a mulher. Enfim, nenhuma novidade aqui.

Ah... Partes como "Eu vou te lambuzar com água de coco" ficaram realmente estranhas/engraçadas. Para lambuzar mesmo, faltou um acento circunflexo numa certa vogal aí...

2 comentários:

Anônimo disse...

A história da música "Fricote".

Essa música é uma fusão do pagode com o sertanejo. Gravada em 1997 e faz parte do CD Sambapopbrasil 1. Ela foi muito difundida no ano de 1998, nas rádios e em diversos programas de televisão. Um detalhe interessante sobre a música: normalmente em participações especiais os convidados dividem o vocal com o grupo ou artista que os convidaram. Mas não foi o que aconteceu com Fricote que foi totalmente cantada por João Paulo e Daniel, cabendo ao Art Popular o coro e os populares "cacos" na música.
Esse CD deu prosseguimento ao estilo de junção de diferentes ritmos que faz parte da história do Art Popular desde seu início. Vide exemplos de "O Beco" do album Canto da Razão, "Dar as Mãos" album Nova Era, "Vestida de Louca", "Papai do Céu" e outras do album Temporal e tendo na sequência Sambapopbrasil 1 com Fricote, Requebrabum e etc.
Cito que a idéia dessa música era abrir portas para o pagode num segmento que despontava como interessante no momento: os rodeios.
A parceria com João Paulo e Daniel também se tornou interessante porque havia uma "lenda" que os pagodeiros e os sertanejos não se davam muito bem. Isso significava abrir horizontes para ambos.
Outro detalhe curioso é que essa música foi a ultima gravação de João Paulo antes do acidente que o que levou à morte.
A levada da música é bem brejeira, numa linguagem simples e dançante. Tanto que essa música passou a fazer parte do repertório do Daniel.
E pra se entender a música, deve- se entender antes o Art Popular. O próprio grupo nunca escondeu a vertente POP, o gosto por inovações e por não ter medo de ousar. Tanto que foram os percursores em muitos acontecimento referentes ao pagode, como parcerias com músicos de outros segmentos, a gravação do Acústico MTV, visto por muitos como o melhor já gravado até hoje (não quero polemizar sobre esse assunto, cito apenas uma opinião), a introdução de novos instrumentos, as diferentes "roupagens" que as suas músicas vão ganhando com o decorrer do tempo. Enfim, isso é Art Popular.
E encerrando o comentário, Fricote é uma composição de Leandro Lehart. Isso basta para dizer que é uma música ousada e com uma proposta inovadora.

Anônimo disse...

A pessoa que postou este detalhamento tem nome, para que eu possa agradecer a colaboração?

Postar um comentário

Comenta