quarta-feira, 12 de junho de 2013

AMR - Blurred Lines (Robin Thicke)

Análise: Primeiro single do álbum Blurred Lines, de Robin Thicke. Lançado em Março de 2013, alcançou #1US e #1UK.


Blurred Song, se é que me entendem...

——————————————

O Brasil tem um tipo muito grande e abrangente de atraso no que se refere às novidades do mundo. Obviamente na música não seria diferente. Muita coisa que lá fora fez sucesso e apaziguou, aqui é começar a ser visto como a canção do momento. É mais do que evidente que não me refiro ao cantor Robin Thicke. Temos também o caso de artistas mais regionais não serem conhecidos amplamente em outras partes do mundo por motivos óbvios. E é aí que se encaixa Thicke.

Ele escreve para outros artistas (Christina Aguilera, só pra citar um) e também faz participações e tem uma carreira solo regular (regular no sentido de se manter, não de ter efetivo sucesso). Nada muito suficiente para que ele seja conhecido pelo público tupiniquim. Porém, eu preciso enfatizar que se depender do que temos no single "Blurred Lines", as coisas podem perfeitamente se manter assim. Thicke não tem qualquer interesse que justifique uma consolidação em solo nacional (da mesma maneira que gente como o Akon não tinha, e agora vemos onde deu).


A atuação de Robin neste single não é solitária e acredito que os motivos sejam bem claros. O peso que os nomes de Pharrell e T.I. têm com certeza impulsionaram a coisa toda. E lá vão eles, mais uma vez, por intermédio de terceiros, parar no topo das paradas. A produção ficou a cargo do Pharrell, que apesar de não ser ruim, não é nada inventiva, soando como algo que você já ouviu antes (e eu não quero dizer que ouvi algo assim no single "Give It 2 Me" da Madonna, que teve participação dele na produção, lógico que não!). O que temos no vocais são os rappers fazendo o sempre fazem (T.I. em uma atuação apagada e Pharrell usando seu irritante falsetto — como se sua voz em timbre normal fosse suportável) e Thicke cantando, meramente. Nada disso é o bastante para justificar um chart topper.

Não é por nada, mas a presença do Pharrell já me fez não esperar por grande coisa. E eu estava certo. Agora vamos esperar pra ouvir o que o Robin Thicke tem para nos mostrar de seu novo álbum. Honestamente, não estou empolgado. Este topo simultâneo nas paradas foi um dos mais sem atrativos dos últimos tempos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta