sábado, 26 de dezembro de 2009

AMR - 80's Jukebox 4

Artista: Soft Cell (1978 - 1984/2001 - presente)
País de Origem: Inglaterra
Estilo: Synth-pop/New Wave
Hits: "
Tainted Love", "Torch", "What!", "Say Hello, Wave Goodbye"
Hit da Jukebox: "
Torch" (1982, #2UK)



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É realmente difícil definir qual seria o melhor grupo de synth-pop já visto. Afinal, este não é um tipo de estilo que se ouça tudo de cada artista sem antes ter um derrame auricular ou algo do tipo - se você conhece algum grupo de synth-pop que consiga reverter isso, por favor, apresente. Você aguenta ouvir no máximo umas três canções antes de querer qualquer outra coisa, desesperadamente (o que pode incluir desde um chacoalhão até um gole de pinga).
De qualquer maneira, o Soft Cell conseguiu coisas muito interessantes como a sua versão para o clássico de Gloria Jones, "Tainted Love" (que aliás, já foi sampleado pela aprendiz de Madonna, Rihanna) e a canção em questão, "Torch".

Uma canção com clima desolado e urgente. Sem aqueles aparatos enjoativos normais do estilo. Parece que o Soft Cell estava meio que querendo ser um banda de rock alternativo neste caso - o que não deixa de ser interessante de se imaginar. Afinal, os vocais de Marc Almond combinam tanto com sua proposta com seu duo, quanto com uma possível banda de rock (alternativo, claro).
Aliás, acredito que Almond tenha uma das melhores vozes no ramo (Neil Tennant do Pet Shop Boys tem um vocal apenas adequado, sem o tanto de força que Marc tem). Na canção, uma desconhecida divide os vocais (acredito que seja uma tal de Vicious Pink Phenomena - que no caso seria um fenômeno de anonimato, enfim...), tornando a canção interessantemente diversificada.

E tenho que perguntar: quão comum é uma canção synth-pop com instrumentos de sopro? Ou ainda: quão comum é estes instrumentos não soarem trash neste caso?
"Torch" é, estranhamente, um single a parte de qualquer álbum. Casos como esse até que são comuns (como "Goodbye Tonight" de Paul McCartney & The Wings), talvez uma estratégia de vendas de singles.
Viva o synth-pop! Ou não...

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