Leia também: AMR - She Wolf (Shakira), AMR - Give It Up to Me (Shakira) e AMR - This Time For Africa (Shakira)
Loca pra c*****...
——————————————
Depois do single "Waka Waka (This Time For Africa)" que foi até acusado de plágio, Shakira está de volta com mais um álbum bilingue. Na mesma linha que os álbuns Pies Descalzos, ¿Dónde Están los Ladrones? e Fijación Oral Vol. 1 (com sua versão en inglês Oral Fixation Vol. 2), Sale el Sol é um álbum de Pop Latino vindo mais das raízes da Shakira. Lembrando que para tornar os projetos mais abrangentes e comercialmente bem sucedido, a Shakira canta parte deles também em inglês - onde na minha opinião eles ficam melhores.
E "Loca" segue bem esta cartilha. Também cantada em inglês, lógico. Norte-americano não ouve nada do qual tenha que fazer qualquer esforço para que se entenda do que está sendo falando. E para reforçar isso, nesta versão Shakira chamou o rapper Dizzee "Quem?" Rascal. Ela podia ter chamado, sei lá, o Jay-Z vestido de dançarino de mambo ou o novato B.o.B. mesmo que faria mais sentido - tá, nem tanto porque o projeto é mais Latino... então chamem o Lou Bega! ahuahuaha...
O vídeo-clipe causou polêmica. Filmado na Espanha, Shakira aparece, dentre outros atos, dançando em uma fonte com populares e as autoridades espanholas acusaram Shakira de, digamos, vandalismo. Pô, a moça tava só gravando um vídeo-clipe! Os espanhóis não são nada receptivos mesmo.
A canção até que é divertida com seu clima latino e os vocais ora contidos ora soltos da Shakira. Até mesmo o Pitbull fez parte do projeto, trabalhando na produção. Com certeza ele seria mais interessante de se ouvir do que o Dizzee Rascal. O rapper dominicano El Cata, que participou da versão cantada em espanhol também trabalhou na produção juntamente com a Shakira.
Resta a minha fantasia de ver uma canção da Shakira com vídeo-clipe gravado na Russia e com participação do Lou Bega, hauhauahuahau...