sábado, 23 de março de 2013

AMR - 80's Jukebox 15

Artista: Niteflyte
Origem: Estados Unidos da América
Hits: "If You Want It", "You're Breaking My Heart"
Hit da Jukebox: "You're Breaking My Heart" (1981)




——————————————


Bandas formadas no meio do turbilhão da Disco Music que dominou os anos 70 de seus meados até o início do anos 80, além de manter grandes hits dançantes, também tinham momentos mais calmos e amorosos. As baladas românticas eram intercaladas com as outras canções características da época. Para citar um exemplos, temos "Please Don't Go", da banda KC and The Sunshine Band (muito conhecida pela animada e exultante "That's The Way I Like It").

Um caso interessante é "MacArthur Park" da falecida Donna Summer. Uma canção que começa como uma balada romântica, mas que acabava enganando os casais apaixonados e concentrados numa dança lenta quando virava em uma agitação inesperada. Enfim, as baladas românticas, de várias formas, sempre foram enraizadas nos estilo que fosse. E um caso específico é a da desconhecida banda Niteflyte.


O Niteflyte foi uma banda da leva Disco que lançou um álbum em 1979 e deste, obteve um único hit, "If You Want It", que alcançou #37US - fazendo deles, na medida do possível, um grupo One Hit Wonder. Porém, não é para este single que quero lhes atribuir uma merecida atenção. Em geral, muitas bandas relativamente desconhecidas conseguem produzir verdadeiras pérolas - e digo isso incisivamente a respeito de baladas românticas. Com eles, não foi diferente...

O pessoal da Disco, apesar de fazer o que seria a música descartável de sua época (a música descartável mais proveitosa que já ouvi, principalmente se levarmos em conta o que tem por aí hoje em dia), sabiam bem o que faziam com os instrumentos empunhados. "You're Breaking My Heart" é uma linda canção baseada no piano, com uma letra entristecida sobre um coração quebrado e canto triste e solitário. Não chega ao nível de profusão melancólica de "More Than Just the Two of Us" do Sneaker, mas também é muito bonita.

O Niteflyte acabou por desaparecer, assim como Sneaker. Mas ambos deixaram uma marca, que embora não tenha se situado no mainstream, com certeza ficou nas mentes dos poucos privilegiados que as descobriam plenamente...