sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

AMR - 80's Jukebox 10

Artista: Wham!
País de Origem: Inglaterra
Estilo: New Wave, Synthpop, Pop
Hits: "Wake Me Up Before You Go-Go", "Freedom", "Everything She Wants/Last Christmas", "I'm Your Man"
Hit da Jukebox: "Everything She Wants/Last Christmas" (1984, #1US - #2UK)



——————————————

O single desta edição do Jukebox foi um duplo lado A na Inglaterra. Como eu gosto muito das duas canções e uma delas é relacionada ao natal, então vamos fazer uma Jukebox dupla.

"Everything She Wants"

Escrita e produzida por Georgios Kyriacos Panayiotou, mais conhecido como George Michael, "Everything She Wants" foi lançada no final de 1984 e é um dos maiores sucessos de George Michael. A canção foi lançada quando Michael ainda fazia parte do duo Wham! - aliás, que nomezinho deveras esquisito -, que ele formou com seu velho colega dos tempos de colégio, Andrew Ridgeley. O duo lançou vários sucessos no período de 1981 a 1986. Dentre os vários, "Careless Whisper" que foi amplamente divulgado como primeiro single solo de George Michael.


Esta canção tem uma grande diferença com relação a outros hits deles. "Wake Me Up Before You Go-Go", "Freedom" e "I'm Your Man" são tomadas pelo mais puro apelo Pop artificial dos anos 80 - isso pode ser bom ou ruim, dependendo de suas preferências. Com "Everything She Wants" existe uma atmosfera diferenciada e mesmo a canção podendo ser obviamente rotulada como anos 80, não é bem essa a sensação que se tem ao ouvi-la.

A canção é a favorita de George Michael de sua época no Wham! e uma de suas canções do qual tem mais orgulho.

"Last Christmas"

Esta canção também foi escrita e produzida por George Michael e mistura o clima natalino com o tema amoroso. É uma das canções mais bonitas vindas de Michael, que alcançou seu ápice com "Careless Whisper". A popularidade desta canção natalina foi tanta que ela já voltou para os charts da Inglaterra várias vezes teve várias versões por aí. Uma das mais recentes é a versão da cantora de Europop Cascada, em 2007 - isso sem citar a versão do ridículo projeto Electronico chamado Crazy Frog, da cantora Ashley Tisdale do High School Musical e o grupo Pop Alcazar. Bastante gente!


A canção foi até parar nos tribunais por questão de direitos autorais. Sua grande semelhança com a canção "Can't Smile Without You" colocou o Wham! e o cantor Barry Manilow frente a frente. No final das contas, os royalties foram doados para o projeto Band Aid. Até que foi uma solução justa, caridade através da música.

Sobre Andrew Ridgeley, ele é tipo aquelas meninas do The Pussycat Dolls, mais ou menos igual o Art Garfunkel do duo Simon & Garfunkel. Ou seja, ele serve como a contra-parte menos importante, meio que uma sombra. Não vou tirar os créditos dele, pois ele é o co-autor de alguns sucessos do duo, mas ainda sim o talento de George Michael se sobrepõe. O destaque real do projeto Wham! é sem dúvida a voz de George Michael, uma das melhores surgidas na época. Pena que o mainstream dele tenha durado tão pouco - depois do escândalo em que ele foi obrigado a assumir sua homossexualidade, as coisas nunca mais foram as mesmas.