Análise: Primeiro single do álbum Relapse, do Eminem. Lançado em Abril de 2009, alcançou #9US e #4UK.
Fez, com uns sete anos de atraso, mas fez...
———————————————–
Foi-se o tempo em que poderiamos lembrar de Eminem apenas pelo aparecido 50 Cent. Afinal, foi Eminem que tirou 50 Cent do mundo das drogas. Porém, foi ele também que permitiu que 50 Cent continuasse fornecendo drogas - desta vez, em forma de música... Ele acabou conseguindo notoriedade no Rap. Um branquelo como um dos maiores e mais bem sucedidos no ramo. Cadê o pessoa do gueto pra dar um jeito nisso??
Na minha opinião, "We Made You" marca a carreira de Eminem como seu primeiro single realmente divertido, interessante desde "Without Me", de 2002. O que nos dá uma lacuna, um vácuo de uns sete anos. Ou seja, 2016 promete com Eminem!
Enfim, não dá pra considerar coisas como "Just Lose It", onde Eminem procura se promover de maneira covarde e idiota, pisando em cima de Michael Jackson. Típica atitude de quem não tem nada de consistente a dizer e passa a "chutar cachorro morto", usando pessoas como degraus. Não que com o passar dos anos Eminem tenha deixado de fazer coisas do tipo, mas pelo menos não tem sido em grau tão vergonhoso e constrangedor (para o Eminem, claro).
De uma certa maneira, o single em questão é bem simples: a base principal é um piano, dentre batidas de bateria e outros efeitos menores - não confunda a voz do Eminem com um efeito menor, essa é realmente a voz dele. Ele desfila seu Rap sem muita variação - sua performance vocal tá longe de ser o atrativo da faixa.
O destaque mesmo é a atuação de Mark Batson (produtor conceituado no Hip-Hop) no piano. Tá, tá bom, a base de piano não tem nenhuma grande variação nem parece ter qualquer dificuldade para ser executada, mas ficou bem legal de qualquer maneira. Destaque também para o refrão/parte cantada da música com Charmagne Tripp (??), interpretando vocalmente Jessica Simpson (vídeo-clipe).
O vídeo-clipe não tem grandes novidades. Eminem satirizando meio mundo para tentar alegrar seu ego. Ele definitivamente precisa aprender a arte de satirizar com artistas como "Weird" Al Yankovic. Inteligência conta muito nestes momentos - escrachar causando ridículo da imagem de outro artista é definitivamente o máximo da capacidade do Eminem.
Como praticamente todo o rapper, Eminem sustenta seu projeto em cima de outro. No caso, a ótima "Hot Summer Nights" de Walter Egan. A caracterização Hip-Hop da canção conta com uma forcinha de Dr Dre.
Se 2012 realmente acabar com o mundo, não veremos mais o Eminem fazendo alguma coisa no mínimo legalzinha. Pelo menos o que sobrar de ruim vai sumir também...