Análise: Canção de parceria entre o grupo de Pagode Negritude Jr e o grupo de Rap Racionais MC.
Sobrevivendo no inferno... que dramalhão!
———————————————–
Os Racionais são um grupo de Rap que teve seu surgimento e ascensão nos anos 90, especialmente com o álbum Sobrevivendo no Inferno. Tirando este trabalho, o grupo não foi mais relevante que isso durante o resto dos anos. Já o contra-ponto aqui no caso, o Negritude Jr não é muito diferente. Fez sucesso e assim como a maior parte dos grupos de Pagode vindos desta década, praticamente nenhum resistiu. Eles continuam ativos, mas sem seu vocalista e boxeador desenfreado Netinho de Paula - que aliás, também anda tão apagado quanto o grupo.
A canção em questão é uma pagode bem animado e cheio de esperança que fala sobre as dificuldades do povo trabalhador deste país. Fora os problemas com as drogas. No fundo eles só repetem tudo o que já sabemos e que já estamos cansados de ver na televisão e em tudo quanto é lugar, mas que as autoridades não estão nada preocupadas (excetuando se isso tiver a ver com Copa do Mundo ou Olimpíadas, claro).
Uma parceria um tanto inusitada, misturando o Pagode com Rap. Dois estilos de grande rotação nos anos 90 que te fazerem, milagrosamente, querer esquecer sua infância (como é meu caso). Mas pelo menos neste caso não compromete - é divertido, mas apenas isso.