Análise: Primeiro single do álbum Up All Night, do grupo One Direction. Lançado em Setembro de 2011, alcançou #4US e #1UK.
Not straight... you know?
———————————————–
Primeiramente quero dizer que o que me inspirou a procurar algo sobre o One Direction foi o PC Siqueira. No seu vídeo "One Direction, Mulher Bombada e Corinthians", ele cita o fato de várias pessoas pedirem para que ele dissertasse sobre o grupo (assim como encheram o saco dele para que ele fizesse o mesmo com o Avenged Sevenfold), o que me despertou curiosidade. O Avenged realmente não é nada demais, como o PC Siqueira citou (de maneira mais incisiva, aliás) e o One Direction?
Em segundo lugar, digo que o mundo, definitivamente, não necessita de mais uma Boy Band. Será que já não foi suficiente para o mundo da música trazer coisas constrangedoras e privadas de talento como Justin Timberlake (pra quem não lembra, ex-NSYNC) e Aaron Carter (pior, irmão do Backstreet Boy [boy??] Nick Carter - sem falar no próprio)? Boy Band já foi relevante faz muito tempo e hoje em dia o que envolve Boy é referente a coisas como Justin Bieber, o que simplesmente não é bom.
Mas vamos logo ao que interessa. O One Direction foi formado em 2010 e é basicamente um projeto vindo de audições do programa The X-Factor. Realmente dá pra acreditar que poderia sair algo considerável daqui? Enfim, o primeiro single oficial do grupo saiu em 11 de Setembro de 2011 (de fato, dá pra assemelhar com um atentado terrorista) e foi produzido por Rami Yacoub (que já trabalhou com, olha vejam só, Nicki Minaj, Backstreet Boys, Westlife, NSYNC e Britney Spearts) e Carl Falk (que trabalhou, olha vejam só², Nicki Minaj, Akon, Taio Cruz, Nick Carter, Russell Crowe [?] e Vanessa Hudgens. Claro que ambos têm em seus respectivos currículos trabalhos com artistas mais renomados como Celine Dion, Bon Jove e P!nk. Enfim, acabamos por ter um péssimo equilíbrio.
De qualquer forma, "What Makes You Beautiful" conseguiu uma fórmula bem sucedida do Pop contemporâneo. O que significa que agrada e muito aos fãs do gênero ou quem tem preguiça de buscar algo diferente e não vai irritar de fato quem não tem nada a ver com isso e prefere algo mais trabalhado e conceitual. Ou seja, para um projeto sem nenhuma originalidade ou novidade, até que eles não se saíram mal. É uma canção que funciona executada por um grupo que não deveria. É mais ou menos igual a Madonna...
Sem falar que a introdução foi totalmente chupada de "Summer Nights", de Olivia Newton-John e John Travolta. Até parece que eles chuparam as "boas vibrações" de um bom hit Pop do passado...