terça-feira, 9 de novembro de 2010

AMR - 80's Jukebox 8

Artista: Paul Davis (1948 - 2008)
País de Origem: Estados Unidos da América
Estilo: Soft Rock, Country
Hits: "I Go Crazy", "Cool Night", "'65 Love Affair"
Hit da Jukebox: "Cool Night" (1981, #11US)


——————————————

A canção "Cool Night", do cantor de Soft Rock e Country Paul Davis é, com certeza, uma das minhas canções favoritas no estilo Soft. Davis que era também razoavelmente conhecido na área do Country, conseguia produzir canções lindas como "I Go Crazy". A profundidade das letras destas canções poderiam nos levar a crer que Davis era um homem ou muito solitário ou totalmente pleno no amor. Duas coisas tão inversas que podem trazer um mesmo resultado.

A canção realmente nos remete ao que seria uma noite agradável. Dá pra imaginar aquelas noites com uma cidade com vários prédios, cheia de luzes - pessoalmente uma das minhas visões favoritas. Não tenho certeza se era essa a intenção de Paul - levando em conta que ele era mais Country, devia estar mais habituado com ambientes mais rurais. Mas de qualquer maneira, percebe-se que Davis conseguiu criar algo de interpretação universal - cada um consegue ter uma própria e agradável visão do projeto.


Na letra, o homem fala sobre o amor e tenta convencer a amada a passar a noite com ele, prometendo que se ela não gostar, ela pode ir. A letra é um tanto triste, considerando partes como "Brings back memories/Of a good life/When this love was not so old", onde dá pra reparar que já houveram tempos melhores na vida deles. Um passado onde o amor supostamente deveria durar para sempre e nenhum plano precisava ser feito, apenas o amor vivido. Esta noite fria, "noite legal" seria uma última tentativa de reviver, reanimar este antigo amor.


Paul Davis acabou falecendo em 2008, apenas um dia após seu aniversário de 60 anos. O álbum Cool Night (#52US, seu melhor resultado nas paradas) acabou sendo seu último trabalho em estúdio. Após isso, Davis teve dois singles lançados em parceria com artistas Country ("You're Still New to Me" com Marie Osmond em 1986 e "I Won't Take Less Than Your Love" com Tanya Tucker e Paul Overstreet em 1987 - em ambos os casos, primeiro lugar nas paradas Country!). Ainda foram lançados um disco The Best e um disco Greatest Hits.