País de Origem: Estados Unidos da América
Estilo: Punk e suas diversas ramificações (indie, post, art)
Hits: "House of The Jealous Lovers", "Love Is All", "Get Myself Into It", "Whoo! Alright — Yeah Uh Huh"
Hit da Jukebox: "Whoo! Alright — Yeah Uh Huh" (2006, #64UK)
A porca Universal Music tirou o vídeo-clipe de circulação no Youtube...
———————————————–
Parece muito estranho eu escolher, para representar a década que passou, uma banda punk. Tá, tudo bem que não é aquele "bom" e velho punk rock de raiz como era o The Sex Pistols ou o The Clash, mas algo que em alguns sentidos e/ou momentos pode soar tão interessante como era (em alguns momentos apenas, é claro).
O The Rapture é uma banda formada ainda nos anos 90 - em 1998, mais especificamente - que toca um punk meio x-tudo. Tanto que em alguns momentos nem parece punk, parecendo mais um indie pop com influências de rock. É como imaginar Johhny Rotten (John Lydon) e Sid Vicious jogando Playstation.
Ou seja, aquele anarquismo e violência, total falta de pratica ou vontade de aprender seu instrumento corretamente não exatamente se encontram no que podemos chamar de "punk atual". O que definitivamente pode ser apontado como uma vantagem. Afinal, quem é que achava legal o Sid Vicious tocando seu baixo porcamente ou interpretando clássicos de Frank Sinatra?
Canção com um nome deveras esquisito, "Whoo! Alright — Yeah... Uh Huh" - que mais parece legenda de filme pornô - tem uma técnica instrumental muito interessante e efeitos que para um estilo assim, podem ser chamados de inovadores - lembrando, claro, que este é o "neo punk", ou qualquer outro rótulo que você quiser dar.
Vocais nunca foram algo muito importante neste estilo, - e no caso dos Sex Pistols, instrumentos também não - mas a música em si tem uma energia que consegue prender um pouco da atenção. Dá até pra arriscar em dizer que isso é a cruza do punk com o pop (imagina só o Iggy Pop traçando a Britney Spears!).
Apesar de serem um tanto underground no mundo da música, algumas canções da banda são bastante requisitadas para eventos e etc (como por exemplo, séries de tv e vídeo-games). Possivelmente podem vir a escolher "Whoo! Alright — Yeah... Uh Huh" para tema do próximo filme da série Brasileirinhas...
É, dá pra curtir por uns 5 minutos. Em resumo: é igual sexo. Até quando tá bom, tá ruim... Yeah... Uh Huh... Whoo!!