terça-feira, 29 de junho de 2010
AMR - 70’s Jukebox 6
Prosseguindo com a segunda parte dos anos 70...
Artista: Paper Lace (1969 - presente)
País de Origem: Inglaterra
Estilo: Pop
Hit da Jukebox: "Billy Don't Be a Hero" (1974, #96US - #1UK)
———————————————–
O Paper Lace é uma banda britânica um tanto desconhecida do mundo, apesar de serem um tantinho bem sucedidos em seu país. Nos Estados Unidos, a banda é mais uma "One Hit Wonder" (bandas que só conseguem -geralmente - um hit, um único trabalho de sucesso). No caso, "The Night Chicago Died". Agora, o hit que consolidou a banda é, sem dúvida, "Billy Don't Be a Hero".
Típica canção Pop dos anos 70, também é categorizada como "Canção de Protesto". O tema é relacionado a Guerra Civil Americana (1861-1865), embora muita gente tenha relacionado a canção com a Guerra do Vietnã (1955-1975), que estava caminhando para o fim após 20 anos de conflitos. De qualquer maneira, um trabalho com bastante referência histórica...
A letra fala sobre a possível namorada de Billy, que pede para que ele seja prudente enquanto estiver na guerra, pedindo para que ele volte e se casem. Até o trágico e inevitável desfecho, onde ela recebe uma carta falando sobre o a morte de seu Billy:
"I heard his fiancee got a letter
That told how Billy died that day
The letter said that he was a hero
She should be proud he died that way
I heard she threw that letter away"
~
"Eu ouvi que sua noiva pegou a carta
Que dizia como Billy morreu este dia
A carta dizia que ele tinha sido um herói
Ela deveria se orgulhar por ele ter morrido assim
Eu ouvi que ela jogou a carta fora"
A banda segue mais ou menos a linha de projetos como o Eagles, no sentido de que entre os vocais principais, vários membros da banda têm suas participações; neste caso, temos o baterista dividindo os vocais principais com o guitarrista. O instrumental é bem simples, com a canção nos remetendo ao clima militar (apitos e a bateria).
A canção foi interpretada também por uma banda Pop norte-americana chamada Bo Donaldson and The Heywoods, que, diferentemente dos britânicos do Paper Lace, conseguiram colocar a canção no topo das paradas dos Estados Unidos - sem conseguir muito sucesso na Inglaterra.
Realmente, a densidade da coisa caberia perfeitamente para a Guerra do Vietnã. Provavelmente a banda não quis fazer nenhuma referência direta ou não "abraçou a causa" por temer alguma negativa dos poderosos...
Marcadores:
1974,
Análise Musical Rápida,
anos 70,
Billy Don't Be a Hero,
Bo Donaldson,
Guerra Civil Americana,
Guerra do Vietnã,
Jukebox,
One Hit Wonder,
Paper Lace,
Pop,
The Eagles