País de Origem: Estados Unidos da América
Estilo: Rock, Rock Psicodélico, Pop Rock, Folk Rock
Hit da Jukebox: "Happy Together" (1967, #1US - #12UK)
———————————————–
Talvez o maior mérito - e o maior motivo para esta banda ter sido tão conhecida em sua época - da banda The Turtles foi ter tirado do topo das paradas norte-americanas os Beatles com sua "Penny Lane", em 1967. E pra quem comparar as duas, vai ter certeza de que foi merecido. Além de "Penny Lane" não ser lá o melhor dos Beatles, "Happy Together" é uma canção bem agradável.
Pra tirar uma com a cara dos ingleses, dá até pra dizer que este "golpe" nos lembra a Guerra da Independência dos Estados Unidos: os ingleses (The Bealtes) fora de seu território, dominando outro território (os Estados Unidos) e acaba levando uma surra (ser retirado do topo das paradas) dos fazendeiros, ripongadas daquele território (The Turtles).
A banda no backstage...
Sobre a canção: uma canção alegre e otimista que fala sobre o amor com entusiasmo. Começa bem timída, simples até chegar em seus momentos majestosos. Que via aquela "trupe de tartarugas" não imaginaria uma canção tão interessante "secretada" deles.
A banda teve uma ajudinha do produtor Joe Wissert, que trabalhou com artistas como Earth Wind & Fire e Boz Scaggs (dá excelente "Lowdown"). Ele já foi até mesmo dançarino do extinto programa "American Bandstand - o cara realmente estava no ramo errado.
The Turtles são, juntamente com bandas como The Monkees e o The Grass Roots, ao mesmo tempo uma resposta aos Beatles e a tentativa dos Estados Unidos te trazer de volta para seus domínios algo que eles supostamente criaram, o Rock. O que dá pra dizer é que não importa quem conseguiu êxito nesta campanha: a música ganhou muito com a revelação de certos artistas neste ínterim.