Análise : o single Barbra Streisand, do duo de DJs Duck Sauce. Alcançou #1US e #1UK nas paradas Dance.
Ronaldo!
O duo Duck Sauce foi formado apenas em 2009, mas seus integrantes possuem boa experiência em seus ofícios. Armand Van Helden é, além de DJ, produtor e compositor desde os anos 1990. Já atingiu #1UK com U Don't Know Me, um trabalho solo, e Bonkers, este com o rapper britânico Dizzee Rascal. A-Trak já foi DJ de turnê de Kanye West e os dois trabalham juntos desde então.
Há dois anos atrás, os dois se juntaram para produzir a canção aNYway - uma referência à cidade de Nova Iorque. Ironicamente, o trabalho popularizou-me mesmo no Reino Unido, com sucesso moderado na Europa continental. Barbra Streisand vem para quebrar este padrão e tomar conta das casas noturnas de todo o mundo.
Como é muito comum em músicas do estilo eletrônico, esta daqui tem uma árvore genética um tanto quanto longa. Dizer que há um sample aqui seria leviano demais - a canção praticamente é Gotta Go Home, de 1979, do grupo de Disco Music Boney M. - que por sua vez é uma versão de Hallo Bimmelbahn, de 1973, do grupo alemão Nighttrain. O que parece mesmo é que na aula de artes, a professora pediu que os alunos realizassem uma colagem de qualquer coisa com qualquer coisa - o que fez surgir o famoso "refrão (?)". Agora vem a pergunta: por que Barbra Streisand? Provavelmente porque a cantora é do Brooklyn e o duo parece simpatizar com NY. De qualquer maneira, não há consenso - mas é melhor do que Justin Bieber ou "Sou Foda". A capa do single é inspirada (para não perder o costume) na capa do álbum Guilty de Streisand, em que ela está abraçada com Barry Gibb, dos Bee Gees.
Este projeto é claramente destinado para circulação em casas noturnas e nada mais, então não faz sentido pegar no pé do quesito Originalidade. Curta a canção e a cantarole enquanto bêbado sem preocupação. Na verdade, há uma coisa preocupante : um possível remix trocando "Barbra Streisand" por "Ronaldo"!
Videoclipe :